O que todo dono de gato deve saber

Há algumas coisas básicas quando se tem um gato de estimação. E, acredite, nem todos sabem disso!

Ao adquirir um novo gato, filhote ou adulto, deve-se ter em mente que são necessários cuidados básicos, indispensáveis para uma boa qualidade de vida do seu bichano:

1. Alimento

2. Vermífugo/antipulga

3. Vacinas

4. Amor

1. ALIMENTO

Alimento para gatos entende-se por ração comercial. Isto porque, há algum tempo atrás (talvez uns 20 a 30 anos), não existia a oferta nem mesmo o conhecimento de rações específicas para felinos. E o resultado disso era o aparecimento de várias doenças por deficiências nutricionais, as quais, atualmente, praticamente não se vêem mais. Há pessoas e/ou profissionais especializados que defendem o uso de carne crua para os felinos. Os felinos são carnívoros por natureza e, portanto, precisam da proteína da carne. As rações são fabricadas conforme a necessidade do gato, inclusive da parte protéica. Mas se você ou o veterinário do seu gato são a favor da carne crua, tudo bem, ao menos que esta seja congelada em temperatura específica para evitar a toxoplasmose. Gatos que comem exclusivamente rações comerciais a vida toda e não caçam nã estão expostos à doença. Há, também, a questão ” energética”, alguns consideram necessário a ingestão de alimentos com ” energia vital”, alimentos mais naturais. Tudo bem, também, contanto que sejam feitas as devidas correçções nutricionais com taurina (aminoácido que o gato não consegue formar no organismo, precisa ingerir pronto e cuja deficiência leva a doenças, incluvie neurológica) e outros nutrientes. Converse com seu veterinário para a suplementação correta na alimentaçao do seu bichano. Agora, um cuidado especial para os donos vegetarianos, pois seu gato, como falei anteriormente, é um carnívoro, se você realmente quer que ele também siga seus princípios, converse com seu veterinário para a suplementação necessária. Embora eu não acredite que seja possível substituir a proteína animal, como proteína de soja, sem efeitos na saúde do felino.

Rações, há várias opções (até demais!) no mercado. Claro que a diferença de custo é proporcional à qualidade e isso você poderá provar na prática experimentando as várias rações. O importante é evitar as MUITO baratas que têm maior probabilidade de provocar intolerância alimentar (vômito e/ou diarréia), problemas de pele e obstrução urinária (animal não consegue urinar). Sempre que for trocar de ração, fazer troca gradativa, nunca de um dia para o outro, pois, também poderá levar à vômito, diarréia e/ou constipação. A constipação (intestino preso) é até mais comum quando a ração é trocada por uma de melhor qualidade abruptamente, pois a ração melhor diminui a quantidade de fezes a as deixa mais firmes. Por isso, independente da ração, SEMPRE FAER TROCA GRADATIVA. Uma possibilidade é oferecer uns 3 dias 75% da ração antiga e 25% da nova, mais uns 3 dias 50% de cada e, finalmente, 75% da ração nova e 25% da antiga até terminar o paote da ração antiga.

2. VERMÍFUGO/ANTIPULGA

O controle de parasitas externos (pulgas e carrapatos) e internos (vermes, em geral) é extremamente importante! E não se pode falar de um sem falar do outro porque o Dipilidium (verme que parece um grão de arroz, que pode-se ver facilmente ao redor do ânus do seu gato ou como ” pedacinhos” rosados secos no local onde seu gato dormiu) é transmitido pela pulga. Portanto, se seu gato tem pulga, ele está com vermes e, se ele tem tais ” grãos de arroz”, eles têm pulga, mesmo que você não consiga vê-las.

O vermífugo (produto utilizado para combater vermes internos) deve ser dado, ao menos, duas vezes ao anpara o gato adulto. Na pior das hipóteses, gatos extremamente difíceis de administrar comprimidos ou manipulá-los para passar produto tópico (top spot), uma vez ao ano, pode ser com a vacina anual; assim, eles serão manipulados (passam por estresse) apenas uma vez ao ano. O ideal e desverminar a cada 3 a 4 meses, de acordo com o estilo de vida do seu animal. Gatos de apartamento não precisam ser desverminados com tanta freqüência quanto gatos que têm acesso à rua. Filhotes precisam de mais desverminações até, mais ou menos, seis meses de idade, quando apresentam imunidade melhor. A desverminação pode ser feita uma vez ao mês, a partir de um mês de idade, ou a cada 15 ou 21 dias apartir desta idade também. O protocolo de desverminção varia conforme o veterinário e, claro, o estilo de vida do gato. Sempre deve-se desverminar todos os animais da casa juntos (sejam gatos ou cães e gatos) já que eles passam de um para outro, inclusive vermes de cão para gato e vice-versa. Alguns vermífugos (existem vários ) necessitam de dose reforço (após 15 a 21 dias da primeira dose); outros, não. Converse com o seu veterinário ou veja na bula. Em geral, é importante (independente de qual vermífugo usar) desinfetar o ambiente após realizar a desverminação (caixas de areia, potes de comida e mesmo locais ondeos gatos permanecem), pois os ovos dos vermes encontram-se, também no meio ambiente e, desta forma, previne-se a recontaminação.

Quanto às pulgas, elas são muito “sutis”. Salvo em grande infestação, quando elas estão em grande quantidade no corpo do animal, é muito difícil convencer o dono do gato que seu gato deve estar com pulga, pois normalmente, o dono diz não encontrar pulgas nos pêlos. É que, na verdade, as pulgas que se encontram no seu animal são a menor parte (a “ponta do iceberg”), a maior parte delas encontra-se, sob forma de ovos e/ou pupas, no ambiente (e estes não conseguimos ver). A CADA 5 PULGAS ADULTAS NO SEU GATO, HÁ 95 OVOS (OU PUPAS) NO AMBIENTE!! Nem preciso falar mais nada… Portanto, preste atenção se seu gato tem coceira, ou dermatites (problemas de pele), ou vermes “grãos de arroz”. Mais ainda, se seu gato tem acesso à rua, ele têm ” acesso às pulgas” e, deve, então fazer a profilaxia mensal, ou seja, usar antipulgas com freqüência para a prevenção e não esperar que você veja as pulgas para daí tratar. E, lembre-se, se seu gato já pegou a pulga, você deve, além do antiplgas, fazer o vermífugo (mesmo que ele tenha sido desverminado há pouco tempo).

Meu gato é de apartamento, como ele pode ter pego pulga? Eis a freqüente dúvida. Na teoria, não deveria, certo, pois se o gato não sai nem para tomar banho em pet, nem para passear no corredor do elevador, por onde o cão do vizinho também passa, seu gato não deveria ter pulga. Mas, na prática, não é o que ocorre. A explicação está no fato de você ser o carreador dos ovos quando sai de casa, pelo sapato, por exemplo. E basta um ovinho para começar toda uma infestação. No verão, a coisa torna-se mais séria, pois as condições ambientais são propícias para eclosão dos ovos, por isso, várias pessoas ficam assustadas qaundo, no verão , encontram pulgas no seu gato, pois ” nunca tiveram”. O melhor é não esperar ver a pulga para controlá-la e, sim, fazer a prevenção, mesmo no inverno. Uma opção é usar os produtos antipulgas com menor frqüência no inverno e aumentar, no verão.

Produtos anti-pulgas: muitas opções, como tudo no mercado pet. O melhor? Há vários também e, como sempre, proporcionais ao preço e, aqui, o barato sai caro. Shampoos antipulgas matam as pulgas no banho, mas não têm efeito residual, ou seja, em dois ou trê (ou mesmo um ) dias, já não tem mais efeito no animal e quando este entrar em contato com a pulga, esta não morrerá. Normalmente, como falei, o problema maior está no ambiente, isto é, não adianta matar a pulga do animal no banho e, quando este viltar para a sua casa (ambiente contaminado), voltar a ter pulga. Existem produtos para o ambiente muito bons que, muitas vezes, são necessários também além do anti-pulgas no próprio animal. Os melhores anti-pulgas, portanto, para uso no animal, são os com efeito residual que, no gato, normalmente, é de um mês (pois eles têm o hábito de se lamberem). Há apresetações top spot ou em spray e é muito importante ue sejam de USO PARA GATOS, para não não acabar matando, além das pulgas, também o seu gato! E isso acontece, sim!

Protocolo sugerido de profilaxia parasitária:

FILHOTES:

  • Vermífugo a cada 30 dias até completar seis meses de idade ou até terminar as primeiras vacinas, sendo a primeira dose do vermífugo com 30 dias de idade. A partir dos seis meses, pode fazer o esquema de adulto.
  • Antipulgas a cada 30 dias, sendo no caso de top spot, a primeira aplicação com dois meses de idade. O spray da marca Frontline é o único que pode ser usado em filhotinhos antes de um mês de idade. Vai depender da infestação de pulgas da mãe que passa para os filhotes.

ADULTOS:

Gatos de apartamento:

  • Vermífugo a cada seis meses, se necessário, fazer uma dose quando suspeitar de verminose.
  • Antipulgas a cada dois ou três meses, se necessério, fazer uma aplicação quando suspeitar de pulga e/ou observá-la. Se o gato vai ao pet para tomar banho, fazer aplicações mensais.

Gatos de casa (com acesso à rua)

  • Vermífugo a cada três meses, se necessário, fazer uma dose quando suspeitar de verminose.
  • Antipulgas uma vez ao mês, mesmo no inverno.

ATENÇÃO: Se você tem um cão que passeia e/ou vai a pet, seu gato deve usar anti-pulas mensalmente e ser desverminado conforme a desverminação do cão.

O PROTOCOLO DE PROFILAXIA VARIA CONFORME O MÉDICO VETERINÁRIO, ESTA É APENAS UMA SUGESTÃO.

3. VACINA

Há, basicamente, duas vacinas que o gato tem que tomar: a de raiva e a polivalente. A vacinação deve ser realizada, no gato adulto (acima de um ano de idade) anualmente, uma dose de cada, durante toda a vida do animal. Quando filhote, a primeira dose da vacina polivalente deve ser com dois meses de idade, a segunda dose, após 30 dias da primeira e a terceira, após 30 dias da seunda. Ou seja, devem ser realizadas 3 doses iniciais de vacina polivalente, a partir de dois meses de idade, com intervalo de 30 dias entre elas. Alguns veterinários especialistas em gatos utilizam duas doses apenas. A vacina de raiva é realizada a partir de quatro meses e é feita uma dose apenas, repetindo anualmente. Gatos adultos que serão vacinados pela primeira vez, é aconselhável fazer uma dose reforço da polivalente após 30 dias para uma melhor resposta à vacina, o que não significa que uma dose apenas não funcione.

A vacina polivalente pode ser:

  • Tríplice felina: proteção para panleucopenia, herpes vírus e calicivírus
  • Quádrupla: além das doenças acima, inclui a clamidia
  • Quíntupla: Além das 4 doenças acima, inclui a leucemia felina

Obs: A vacina contra a leucemia é indicada para gatos que têm acesso à rua e depois de fazer o teste para avaliar se são negativos para a doença.

A vacinação é procedimento de rotina na clínica veterinária e proporciona saúde para seu animal de estimação. Pode haver algumas reações, como febre (que desaperece em um ou dois dias), ” nódulo” no local da aplicação (que tambémdesaparece) ou, muito raro, mas importante saber, reação anafilática (individual). Tal reação pode ocorrer com qualquer medicação e não é possível prever quando irá ocorrer. Neste caso, leve seu animal imediatamente para o veterináriopara tomar as devidas providências. Esta reação é muito rara e não justifica o não uso da vacina. Lembre-se de que a raiva é fatal e passa para as pessoas e, embora, controlada em alguns lugares, é preciso continuar a vacinação, pois nunca se sabe quando ela pode surgir de novo.

Na minha experiência, a vacina quádrupla é a que mais deu reação (leve e esperada), como o gato ficar meio tristinho e doloroso no local de aplicação durante um ou dois dias.

Protocolo de vacinação:

  • Gato filhote: 2 a 3 doses de polivalente, a partir de dois meses de idade, com intervalo de 30 dias

1 dose de raiva com 4 meses de idade

  • Gato adulto: 1 dose de polivalente uma vez ao ano

1 dose de raiva uma vez ao ano

4. AMOR

Não menos importante!! Amor é vital para todo ser vivo. Um gato de rua que nunca teve um dono, provavelmente, não sentirá falta. Porém, o gato acostumado a carinho e atenção precisa disso tanto quanto de comida. Hoje, é comum gatos adoecerem por depressão e até irem à óbito por isso. A velha crença de que o gato é apegado à casa e não ao dono tem demonstrado cada vez mais não ser verdade. Talvez, isso acontecia porque, antigamente, criávamos os gatos soltos, mais para caçar ratos do que para companhia, mas você verá, ao possuir um gatode estimação, que ele é sim muito apegado a você.

NÃO SUBESTIME A FORÇA DO AMOR. Se você conseguir gastar um pouco com vacinas e antiparasitários uma vez ao ano, dar uma ração, por mais simples que seja e ser capaz de dar muito amor, tenha certeza que seu gato terá uma ótima qualidade de vida!!

É isso que todo dono de gato deve saber…

About these ads

75 Respostas to “O que todo dono de gato deve saber”

  1. Ola minha gatinha econtra-se muito prostrada.Ontem entramos com Baytril,receitado pela veterinária. Ela está escondida embaixo do sofá, e não sai de lá desde ontem. Ela não tem diarréia nem vômitos,Que tipo de doenças podem apresentar esse quadro??

    Resposta:
    Quase todas… Aconteceu alguma coisa de diferente? Ela saiu para rua e voltou assim? Ou pessoas e/ou animais diferentes em casa? Mudaram algum móvel de lugar?
    Gatos são MUITO sensíveis a qualquer mudançca…. Sugiro que faça um exame de sangue… Na avaliação veterinária, ela estava sem febre? Ela parou de comer?

  2. A minha gatinha falesceu á tarde,no mesmo dia que lhe mandei o e-mail! Fiquei completamente arrasada! A ” Chachá” foi abandonada na rua com 1 ou 2 anos,a ex dona dela se mudou e largou-a na rua. Meu marido e eu a pegamos de um vizinho que nos falou dela,mas ela ficou pelas ruas uns meses antes de a trazermos. Levamos ao vet. que fez todos os cuidados necessários. Ela estava conosco há uns 2 anos, não tinha contato com rua,temos um gato de 10 anos que também não vai prá rua. Ela parou de se alimentar e tomar água uns 2 dias antes, talvez tivesse comendo menos e não notei, pois eles comem um no pote do outro, eu posso não ter notado antes.Mas nesses últimos dias ela começou a se esconder, estranhei pois ela vivia comigo!! até dormia comigo. Também só dormia, foi então que liguei prá vet.que viria no próximo dia, mas não deu tempo tivemos que levá-la ao hospital correndo! Para mim foi muito chocante pois era como uma pessoa da família para mim. Ainda estou muito abalada, quem não tem animais não entende, mas fiquei com ela até o último suspiro lhe fazendo carinho! Nunca tive um bichinho tão carinhoso!! Ela ronronava só de falar com ela… Desculpe o desabafo mas achei que ela fosse ficar muito tempo conosco!!

    Resposta:
    Oi, Carmen… Sinto muito pela sua gatinha… O importante é que vc ficou com ela até o último minuto! Nunca sabemos até quando estaremos com quem amamos…
    Se vc quiser (claro), podemos colocar uma fotinho dela aqui…
    Fique bem!

    • Carmen, sinto pela sua gatinha, também tenho uma. Gostaria de saber do que foi que ela morreu caso vc tenha descoberto, assim podemos ficar alertas quanto ao quadro em situação parecida;

  3. allessandra Says:

    boa noite,
    o meu gato esta mto constipado, com febre e nao come. o que fazer?
    obrigada
    alessandra

    Resposta:
    Constipação é sério, como febre, mais ainda. Ele precisa de antitérmico, talvez até de antibiótico. Mas, principalmente, fazer “enema”… Passar sonda para remoção das fezes. Leve ao veterinário amanhã mesmo. Vc não vai conseguir fazer isso sozinha. O fato de ele ter parado de comer pede soro urgente!! Lembre-se que quanto mais tempo as fezes ficarem retidas, mais toxinas são reabsorvidas!

    Melhoras para seu gato…

  4. Thassiana Says:

    OI MINHA GATINHA ENCONTRA-SE GRIPADA, COM FEBRE, VOMITANDO SANGUE, ENFIM ELA ESTÁ MTO FRACA QUANDO A COLOCO EM PÉ ELA ESCORREGA PELO CHÃO ABRINDO AS PATINHAS DE LADO… NÃO SEI OQ FAZER A LEVEI NO VETERINÁRIO E ELE RECEITOU PREDNISONA E DIPIRONA PORÉM ELA NÃO MELHORA ESTOU COM MEDO Q ELA MORRA OQ POSSO FAZER???????
    OBRIGADA PELA AJUDA

    Resposta:
    Você já avisou seu veterinário que ela não melhorou? Sugiro que peça para ele interná-la para tomar soro e, sem dúvida, fazer alimentação forçada na seringa, seja em casa ou na clínica. Claro, um exame de sangue!!!
    Ela está comendo? SE o veterinário não der muita importância, peça opinião de outro vet.

    Boa sorte!

  5. Olá,meu gato tem 2 anos,tomou suas vacinas contra raiva,mas há aproximadamente 2 dias,ele vem babando muito e esta baba tem um forte odor.Ele apresentou algumas dificuldades para comer,então eu desfiei alguns pedaços de carne e ele comeu.E dei água na seringa para ele.Mas eu gostaria de saber o que poderia ser?!
    Obrigada.

    Resposta:
    Olá, Pâmela! Se seu gato está com as vacinas contra raiva em dia, pode ficar tranqüila que é muito difícil que seja raiva. Várias coisas levam à salivação: intoxicação, ter comido algo com gosto “ruim” (algum inseto), bem como o gosto adocicado leva o gato a salivar… Estresse também é um fator que leva à salivacão no gato. Mas para você saber o que realmente está acontecendo é preciso levá-lo à uma avaliação com um veterinário, pois outros sintomas ajudarão a descobrir o que pode ter levado seu gato a salivar. O odor forte, muitas vezes, é devido a gengivites e outros problemas na boca que leva à dificuldade de comer (MUITO COMUM EM GATOS).
    Boa sorte!!

  6. Se todos fossem iguais a vôce…
    Que maneira pertinente de escrever, clara, lúcida e lógica.
    Dicas de ouro e sábias, parabéns!

    Resposta:
    Obrigada! Fico muito feliz que seja útil!!!

  7. Olá! Eu encontrei um filhotinho de gato no lixo e o adotei,mas ele não quer usar a caixinha de areia faz cocozinho e xixi pela casa toda.O que eu faço?Eu tb tenho passarinhos em casa,será que ele se acostuma e não come eles?

    Quanto aos passarinhos, não tem como saber e é melhor não arriscar… Nunca deixe eles sozinhos com risco. Já quanto à caixinha de areia… Os filhotes aprendem com a mãe a usar a caixa, como ele não tem referência da mãe, é comum isso acontecer. O que podemos tentar é fazer como para cães (mas há chance de não dar certo): deixar o gatinho a maior parte do tempo (ao menos quando ele está sozinho) num quarto pequeno ou num banheiro e colocar jornal por todo o quarto. Ele vai fazer suas necessidades obrigatoriamente no jornal (já que não terá espaço sem jornal). Depois, vá diminuindo a quantidade de jornal espalhada de forma mais localizada e perceba se ele continua fazendo somente no jornal. Se isso der certo, vá diminuindo a quantidade até que ele faça apenas no pequeno cantinho com jornal. Depois, é fácil, tente colocar o jornal na caixa de areia e com o tempo, pode ir colocando areia em cima (aos poucos). Até que, se vc achar conveniente, terá apenas areia (embora fique mais fácil limpar a caixa quando tem jornal por baixo dela). Claro, vai precisar de MUITA paciência da sua parte… Mas é uma sugestão!!

    Boa sorte e aguardo seu retorno!!

  8. Meu gato teve muitos problemas encontrei ela na rua dentro do esgoto ficou com uma infecção nos olhos e pneumonia mais ela foi ao veterinario e ele receitou alguns antibioticos ela esta boa mais esta cheia de pulgas nois ja demos banho nela 2 vezes com o sabonete anti-pulgas mais ela ainda fica cheia de pulgas isso e normal ou as pulgas sai-em com um tempo?

    E eu também tenho outra gata nós colocamos ela no quintal por que ela estava com diareia fazia coco em todo o lugar mais quando eu coloquei ela no quintal e passou-se 2 horas e meia ouvi um choro pequeno enquanto eu estava no banheira quando amanheceu e eu abri a porta ela estava com uma ferida pequena mais ela ficou molenga achei que fosse ate picada de escorpião mais ela não parava de caçar no quintal a ferida era um pouco grande mais ela continuou molenga por 2 dias poderia ser o oque?

    Resposta:
    Desculpa a demora para responder… Estava sem acessar internet.
    Espero que você tenha levado sua gata ao veterinário para tratá-la a tempo.

    Quanto a pulgas… Não, não é normal. É comum, sim, quando se usa apenas shampoos e/ou sabonetes antipulgas. Na verdade, é necessário usar sempre um produto que tenha efeito residual, ou seja, que fique por um tempo na pele do animal porque a pulga adulta é apenas 5% do total de pulgas (ovos e pupa) no ambiente. Portanto, quando a o ovo ou pupa se tornam adultos (pulgas) vão para o pêlo do animal, se não tiver produto no pêlo, continuam lá e vão aumentando de quantidade. Shampoos e sabonetes duram só no momento, no máximo, no dia. Os produtos em spray costumam durar um mês. Cuidar com produtos tóxicos para gatos!

  9. Minha gata tá bbando mto, e com a FC alta, o que pode ser? Estou desesperada, é meu aniversário e tenho medo dela não aguentar até amanhã para levá-la ao veterinário. Tem algo que posso fazer?

    Responder:
    Claro que nào dá para deixar de levá-la ao veterinário quando isso acontecer, mesmo que seja seu aniversário!!

  10. Laura Corrêa Says:

    Oi Carol,

    Parabéns pelo site!
    Tenho dois gatinhos e um deles que tem 5 meses está com febre e tremendo, está comendo, mas pouco, come mais quando coloco ração úmida e faz suas necessidades normalmente e não foi vacinado recentemente (algumas vacinas causam um pouquinho de febre, certo?)
    Seria preocupante? Devo dar algum remédio? Só consigo levá-lo ao vet na segunda, pois na minha cidade não existe plantão veterinário.
    Será que pode ser por causa do novo gatinho que adotei, ele foi achado na rua, já está vermifugado, mas ainda não pode tomar nenhuma vacina pois é muito pequenino ainda.

    Resposta:
    Olá, Laura! Desculpe a demora… Tenho tido pouco tempo para acessar meus e-mails… Espero que seu gatinho tenha melhorado. Sim, muitas vezes, outro gato em casa deixa o gato que mora há mais tempo estressado (com ciúme), permitindo, assim, queda de imunidade. Desta forma, várias doenças começam a se instalar e, independente se foi estresse que causou, é preciso tratar os sintomas, pois eles são igualmente sérios. Aguardo sua resposta se ele melhorou.

    Grande abraço.

  11. eliza dos reis Says:

    ontem eu vacinei minha gatinha de 5 meses foi a primeira vacina que a veterinária deu nela, o nome e vacina inativada contra rinotraqueite calicirose ,panleucopenia e chamydia psitacci felina
    depois da vacina ela nao comeu mais e nao que bebe agua e ta com febre to preoculpada eu liguei para veterinaria ela disse que e normal mais ainda tenho duvida
    obs ontem a noite eu fui fase carinho nela ela me mordeu parecia que estava alucinando to muito triste

    Resposta:
    É comum, sim, acontecer este estado febril após a vacina e eles podem ficar doloridos no local da aplicação e morderem a gente… Mas não deve durar mais que um dia. Ele precisa voltar a comer normalmente. Se a febre persistir, converse com a veterinária para dar um remédio para febre.

    Boa sorte, não desanime…

  12. Michele de Cristo Says:

    Adorei este espaço, sempre tive cães e de cães entendo bem… rsrsrs… passei três anos morando num apartamento e sem nenhum bichinho… até que um gatinho preto me adotou. Ao retirá-lo de baixo do motor do meu carro (o que deu um trabalhão), ele pulou no meu cólo apavorado e se agarrou na minha blusa escondendo a cabeça por debaixo dos meus cabelos… como poderia eu largar um bichinho tão inofencivo na rua? No mesmo dia lá estava eu na casa de rações comprando tudo o que vcs podem imaginar. No dia seguinte ele foi ao veterinário foi vemifugado e vacinado. A dois meses ele foi castrado. Só fica dentro do apartamento, não faz bagunça, não estraga nada dentro de casa, desde que veio só faz as necessidades na caixinha… só de me ver ele ronrona… e quando o pego para acariciá-lo ele baba e e isso é meio desconfortável… mas acho que seja de emoção… ele não tem tártaro e nenhum problema na boca… come muito… rsrsrsrs… e bebe muita água… também urina direitinho. A pouco tempo descobri que ele deveria ter acesso a uma graminha ou a um matinho para ajudar na eliminação dos pêlos que ele vem engolindo ao se lamber. Poderia me dar uma ajuda a este respeito, há realmente a necessidade desta graminha? Se houver esta necessidade como posso fornecer a graminha sem que haja contaminação do gato?

    Resposta:
    Essa graminha é bem interessante. Mas há outras opções como rações que contêm “hair boll” ou mesmo uma pastinha de “hair boll”. Lembrando que mesmo com pastinhas, rações especiais ou mesmo graminhas, é importante escovar periodicamente o gato (uma vez ao dia), mesmo que tenha pêlo curto para eliminar pêlos mortos (que são os que o gato ingere ao se lamber). Nào entendi quanto ao “se contaminar”.

  13. Michele de Cristo Says:

    Obrigado, pelas dicas… o meu gato está comendo a ração: Sabor e Vida, verificarei se possui hair boll, tb vou procurar essa pastinha que vc mencionou. Eu dou banho no meu gato a cada 20 dias, mas nunca o escovei, sempre achei desnecessário por ele ter pêlo curto. Já observei que ele solta muito pêlo, vou passar a escová-lo… muito obrigado.
    Ah! Quando perguntei da contaminação é pq me falaram para pegar um matinho ou graminha na rua e dar para ele comer… eu fiquei com medo de trazer contaminação (vermes) pra ele, por isso estou pensando em plantar numa caixa desativada uma graminha pra ele comer… acho que ele vai gostar… rsrsrsrs

    Resposta:
    Que bom que ajudou!
    O melhor é fazer isso mesmo: plantar a sua graminha, também há graminhas prontas para vender em pets!
    Abraços

  14. Michele de Cristo Says:

    Pouco antes de começarmos nossos contatos, meu gato começou a tossir e engasgar… por isso comecei a pesquisar o que poderia ser. Como dia 12 agora ele fará um ano que está comigo e neste período nunca comeu nada que o ajudasse a eliminar os pêlos engolidos. Por isso fiquei doida atrás da grama mas, por aqui não achei, tive que encomendar e ainda não chegou… . tb não achei as pastas para eliminação dos pêlos… comprei uma ração: K&S Hairboll, e dois dias depois de ter misturado a K&S na ração que ele comia, as fezes dele ficaram mais finas, com menos cheiro e ele parou de tossir e de se engasgar tb. Só queria compartilhar a informação caso alguém se encontre na mesma situação. Bjs e um abraço a todos.

  15. Marjorie Says:

    Minha gata está babando, mas ela não costuma sair na rua, pq eu não deixo. A FC dela ta normal e ela comeu algumas florzinhas de uma planta da minha mãe. Eu não tava em casa qdo ela fez isso, mas meu pai viu ela comendo. Ela pode ter sido intoxicada pela flor?

    Resposta:

    Pode, sim. Mas se ela apresentou apenas vômito, pode ter sido leve e é bom que ela vomite!.
    Mas se ela não melhorar logo (continuar vomitando e ficar fraca), deve ser levada ao veterinário para os devidos cuidados!!

    Gatos também costumam comer matinhos quando estão com dor de barriga, daí eles vomitam e passa o mal estar.

    Abraço!

  16. Meu gato apos eu dar um remedinho contra vermes está babando muito, o que pode ser?
    Ele ficca andando de um lado pro outro como estivesse com medo, treme e da um miados mais parecidos com uivos, estou sozinha em casa trancada e com medo alguem me ajudaaaaa por favorr!!

    Resposta:
    Espero que seu gato tenha ficado bem… Não pude acessar a internet por um tempo… O gato pode babar porque sentiu o gosto do remédio… Intoxicação também leva à salivação. Pode acontecer, se o gato estiver muito infestado de vermes, o vermífugo levar ao quadro de intoxicação. É que o verme, ao morrer, libera uma toxina. Se a quantidade de vermes é muito grande, a quantidade de toxina liberada também é muito grande e pode levar à intoxicação do animal… Por isso, é importante desverminar periodicamente (conforme a idade do gato e seu modo de vida – se mora em apartamento, cassa).

  17. boa tarde, levei meu gatinho ontem para tomar a vacina da raiva, mas, ele amanheu todo tristinho e nao quer beber agua, o q eu faço??

    Resposta:
    Tenho certeza que agora ele já deve estar bem… É comum acontecer “reação” à vacina. Tipo febrinha, ficam amoadinhos, dor no local da injeção… Mas que passa em um ou dois dias. Espero que tenha sido só isso mesmo!!

  18. Boa noite…
    Minha gatinha, Marie, começou a babar, uuma aguinha transparente e sem cheiro quandodorme ou quando está sentada, o que é???

    Resposta:
    Qual a idade da sua gata? Doenças na boca/gengiva levam à salivação. Mas, também, alguns gatos salivam quando estão sentindo prazer, como recebendo carinho do dono. Neste caso, costumam estar “ronronando” ao mesmo tempo. Lembrando: intoxicação também leva à salivação. O melhor é levá-la ao médico veterinário para avaliar dentro da boquinha dela!!

  19. Paulo Cechim Says:

    EStou com um filhote de gato que tem 1 mês e meio ele tem muita ramela nos olhos, limpo de 3 a 4 vezes ao dia com soro fisiologico, gostaria de saber se essas ramelas são normais?

    Resposta:
    É comum filhotes apresentarem “complexo respiratório felino”, cujo um dos sintomas são essas ramelas. Ele é muito pequeno para fazer medicamento forte. Continue limpando com soro e, se quiser, pode usar chá de camomila (a temperatura ambiente) após a limpeza várias vezes ao dia. Se não melhorar com o tempo (e principalmente, se ele emagrecer ou parecer triste), leve-o ao veterinário!

    • irineia laves da costa Says:

      Dr. tenho um gatinho com 4 anos, foguinho, há mais ou menos 2 anos ele baba muito com mau cheiro, já foi ao vet e fez exame de sangue; disse que é problema renal, fez uso de remédio melhorou muito, mas passado o efeito do medicamento, voltou tudo de novo.
      Hoje está com baba meio que vermelhada, parece que esta com sangue, dissolvi amoxilina 500 mg, humana, e dei um pouco pr ele;
      parece que as guarganta dele esta inchada; ele fica com a ligua pra fora da boca; não sei mais o que fazer, tenho q ficar limpando a boca dele e forçando para ele beber soro caseiro, pois o vet disse q não pode ficar tomando o remédio da I.R., que foi o diagnostico primeiro; não sei mais o que fazer, peço ajuda…..

      Resposta:
      As feridas na boca (comuns na insuficiência renal), muitas vezes, precisam de antibiótico por mais tempo mesmo. E, até parar e quando piora, retomar. Mas precisa sempre verificar com o vet porque alguns medicamentos são prejudicam o rim. Converse com seu vet sobre a possibilidade de antibióticos (bem como analgésicos) tópicos-spray para a boca. Claro quando as feridas já estiverem razoavelmente controladas com antibióticos sistêmicos (comprimidos).

      Irineia, sei que a doença renal, quando avançada, não tem muito o que fazer… Quero dizer, embora não tenha cura total (dependendo se é crônica ou aguda), é possível dar uma melhor qualidade de vida ao gato. Procure levar seu gato ao vet mais frequentemente, para exames de urina/sangue e para fluidoterapia quando necessário. Já acompanhei pacientes que faziam fluidoterapia na clínca com uma certa frequencia (cada vez que o exame estava ruim) mesmo sem sintoma. Seu gato está comendo ração específica para a I.R.?

      Melhoras para ele!!

      • irineia laves da costa Says:

        Dr. desculpe, mandei meu e-mail errado, esse é o correto, aguardo resposta, muito obrigada.

  20. nunca tive gato, e derrepente apareceu um em minha casa que é a coisa mais linda desse mundo, ja esta conosco a uns 5 meses, sendo que nunca fiz nada, ela tem sua caixa de area, sua ração whiscas, sua aguinha, e seus brinquedos, mas de uns dias pra cá o gato tem miado muito, se contorcendo pelo chão e dormindo demais, não sei o que fazer, acho ele tão fragil que tenho medo de machucar, depois de 3 dias miando feito louca ela para e fica normal, o que será que ela tem?
    ela ja trocou alguns dentes, e sim moramos em apto e as vezes ela fica sozinha por 3 dias, qdo preciso viajar, mas ela fica com sua ração e agua suficiente para esses dias.

    Resposta:
    São sintomas característicos de cio… A gata mia MUITO, se rola no chão, fica carente, come pouco, não sangra… Depois de alguns dias, para. E começa tudo de novo e assim, sucessivamente até ela cruzar com um gato ou passar o período de cio (o que pode levar até meses de acordo com o clima do lugar onde mora – teoricamente, as gatas entram no cio no verão). O melhor é castrá-la o quanto antes para evitar “prejuízos” como perda de peso, queda de imunidade (e facilidade adquirir doenças), além de que, quanto antes a gata for castrada, menor a incidência de apresentar câncer de mama no futuro.

    Espero que seja somente cio… Leve a um vet para se certificar e já conversar sobre o assunto…

    Abraços

  21. irineia laves da costa Says:

    meu gato está com deficiência renal (diagnostico vet.), a boca esta ferida e babando muito e fedido, tomou remedio para baixar a creatinina, contudo o veterinário disse que esse medicamento não pode dar mais vezes, agora esta com uma crise grave, fiquei sabendo que kekosteril, contudo não achei na farmacia; qual outro remédio q pode ajudar ele?
    Por favor me ajude…., urgente!…..

    Resposta:

    Você deveria conversar com o veterinário ou levar a outro vet para ver os medicamentos atuais para esta doença e, principalmente, fazer novos exames em seu gato. Um procedimento muito importante nestas crises é a FLUIDOTERAPIA (soro na veia).

    Melhoras para ele!

    P.S.: Quanto ao urgente, peço desculpas… Não tenho conseguido entrar no meu blog frequentemente.

  22. olá vermifuguei minha gatinha a dois dias atras ela ta vomitando uma escuma branca sera que é perigoso?
    estou preocupada

    Resposta:

    Sei que, agora, sua gatinha já deve ter melhorado… Não é comum, mas pode acontecer, sim, vômito e/ou diarréia após a vermifugação. Mas também pode ser sintoma de virose grave (o que espero que não seja o caso).

    Abraços

  23. Olá estou com 3 filhotes de gato em meu apartamento, e um deles parece estar um pouco febril, seu fucinho está quente e seus olhos estão um pouco avermelhados.O que devo fazer???

    Resposta:

    Levar a um veterinário…

    Espero que já tenha melhorado!

  24. Olá. eu tenha uma gata , e quarta quando eu voltei da escola ela estava babando muito, e fazendo uns ruidos estranhos, e parece que ela quer vomitar mais não consegue. Quarta durante todo a noite ele ficava fazendo barulhos pois entava vomitar mais não conseguia, e esta saindo tipo um catarro do nariz dela e ele está respirando pela boca, mas como esta tentando vomitar acaba sentido falta de ar. Hoje ela continua assim. Ela tem risco de morrer?? O que deve fazer?? Por favor me ajude…

    Resposta:
    Imagino que já tenha buscado a ajuda certa num veterinário… Falta de ar sempre é risco de vida! Espero, realmente, que ela esteja bem…

    Abraços

  25. ola! é a 1º que entro no site, estava tentando tirar uma duvida e achei vcs espero que me ajude. tenho uma gata persa de 6 anos, e o mes de novembro e dezembro esta sendo dificil, em novembro a filha dela deve de ser castrada as pressas por complicaçoes na gestaçao, e no começo de dezembro um outo filhote q tinha pouco tempo q tinha adotado ficou com hepatite, graças a Deus todos estao bem, só q essa semana na segunda para ser mais exata essa minha gata persa começou a babar coisa essa que nunca tinha acontecido antes, tentei olhar a boca dela e nao vi nda demais, embora ela nao tenha deixado eu olhar direiro. vc pode me dizer oq poderia ser?? e como devo proceder, adoro meus gatos e estou preocupada. obrigada

    Resposta:
    É muito importante levar sua gata persa para uma avaliação com veterinário… Pode ser que, embora você não tenha visto nada errado na sua boquinha, esteja apresentando alguma doença na boca. Intoxicação também leva a salivação… E stress também! Mas no caso de estresse, a salivação costuma passar após um tempo, não persiste.
    Ela tem 6 anos, é importante fazer uma avaliação com veterinário ao menos 1 vez ao ano…

  26. silvia ramos Says:

    Ola ,tenho 5 gatos,fui limpar um vomito que escutei a noite,mais tinha um verme grande com mais ou menos quatro dedos e dua cabecas nossa to muito preocupada,o que ser que e isso?por favor me ajudem

    Resposta:
    O tipo de verme, é possível identificar com exame (de fezes, por exemplo) ou, às vezes, levando o verme para o veterinário olhar macroscopicamente (sem microscópio). Provavelmente, você vai precisar desverminar seus gatos (TODOS E NÃO APENAS O QUE APRESENTOU O TAL VERME), mas é importante ver com um veterinário qual vermífugo fazer porque você vai ver na bula que cada vermífugo trata de alguns tipos de vermes diferentes… E o veterinário irá instruí-lo para ver qual usar e, também, como fazer um protocolo de desverminação de rotina. Como, por exemplo, repetir a dose em 15 ou 21 dias e refazer a cada 4 ou 6 meses…

    Abraços

  27. samara michelim Says:

    ola! minha gata escapou de casa e passou o dia na chuva.qdo finalmente a encontrei..ela estava com o nariz escorrendo e com um cheiro de produto de limpeza.ela passou o dia babando mto e hj ja esta um catarro mais viscoso q sai pelo nariz tbm.mas o q mais m chamou atencao eh o cheiro forte…chega m dar nauseas! o q eh isso? intoxicação,infecção respiratoria ou um problema renal? estou desempregada e meu marido tbm.obrigada

    Resposta:
    Espero que caso ela não tenha melhorado, já tenha sido levada ao veterinário… Pode acontecer intoxicação por produto de limpeza, sim… Mas também o catarro que você falou e odor forte são comuns em infecção que poderia ter avançado com o dia na chuva… Problema renal também leva a odor forte na boca, mas não necessariamente catarro… Realmente, apenas com exame clínico e, talvez, de sangue ou outros, vocês teriam certeza.
    Espero que ela tenha melhorado! (Desculpa a demora para responder, não tenho conseguido entrar aqui com mais frequência.)

  28. Uma gatinha pulou no meu pátio num dia de chuva. Fiquei com muita peninha dela e acabamos adotando-a, ela já era adulta. No dia 10/01/2011 levamos ela ao veterinário para castrá-la. Parecia tudo correr bem até que no 2º dia ela passou a ter fezes mole e no 5º dia ela passou a ter um pouquinho de sangue nas fezes moles. Isto pode ser em consequencia da cirurgia? Ela esta tomando um antibiotico receitado pela veterinária : flotril 50 mg meio comprimido ao dia, ou será que pode ser reação ao antibiotico? Quanto a alimentação esta tudo ok ela esta comendo normalmente e sem vômitos. Vou levá-la novamente ao veterinário, mas gostaria de saber a opnião de quem já cria gatos a mais tempo. Por favor me deem sua opnião. obrigada.

    Resposta:
    Alguns antibióticos podem causar fezes amolecidas, sim. E a diarréia (fezes amolecidas) por mais tempo pode levar a colite (inflamação do cólon- parte final intestino grosso) cujo sintoma é sangue (vermelho vivo) nas fezes. Mas é importante levá-la ao veterinário conforme você falou…

    Boa sorte com sua nova gatinha!!! E parabéns pela atitude de castrá-la.

  29. correção: desculpem, a data da castração foi segunda-feira dia 17/01. obrigada.

  30. BOA TARDE
    TENHO UMA GATINHA QUE ADOTEI NO CENTRO DE ZOONOSE DA MINHA CIDADE , BOM DEI UM REMEDIO DE VERME PARA ELA , MAS ACHO QUE PASSEI DA CONTA E AGORA ELA NÃO QUER COMER E SÓ FICA DORMINDO SEM DISPOSIÇÃO PARA BRINCAR SERA QUE É ALGUMA INTOXICAÇÃO?
    ME AJUDE POR FAVOR NÃO SEI O QUE FAZER

    Resposta:
    Quem poderá ajudá-la é um veterinário que pode examiná-la. Não sei se você já teve gatos antes, pois é são animais com hábito noturno, ou seja, de dia ficam mais dormindo mesmo. Mesmo assim, eles comem. Então, se sua gatinha realmente não está comendo e parece prostrada, seria importante levar ao vet para verificar alguma possível doença (virose que já existia antes e, talvez, com o vermífugo tenha avançado).

    Boa sorte!

  31. Tenho 4 gatas. Uma delas começou a ficar muito quieta e percebi uma baba viscosa na boca. Ela não apresenta vômito e nem diarréia, mas não consegue comer ração, só come coisas moles, tipo carne crua e também não consegue se lamber. A mesma doença pegou nas outras duas gatas, os mesmos sintomas. Já levei-a ao veterinário, o mesmo fez uma raspagem na gengiva e passou remério. Mas faz 4 dias que ela está sendo medicada e ainda continua babando e com a boca bem dolorida e inchada. Será mesmo gengivite ou coisa do tipo??? Estou aflita com isso!

    Resposta:

    Se o veterinério fez o diagnóstico, deve ser sim. É muito comum gengivite viral em gatos… O importante é que já está tratando! Logo estará melhor!!

    E lembrar da importância da vacinação periódica!

    Melhoras para seus gatos…

  32. Oi, achei o site por acaso. Muito interessnte e parabens por ajudar tantas pessoas.
    Eu nao tinha gato fazia mais de 10 anos, tive apenas na infancia e hj com 24 ja nem tenho experiencia mais. Tenho cachorros apenas.
    Segunda passada colocaram uma gatinha bebe na porta da minha casa, nem pensei e adotei o bichinho, q alias so me trouxe felicidade nessa semana. Porem as vezes sinto como se fosse perde-la, ela mia e quer sair pela janela, acho q sente falta mae, tendo em vista q se trata de um bebe. Nao sei ao certo, mas ela nem deve ter 2 meses. Quero vacina-la e cuidar dela, pra te-la sempre saudavel assim como todos os meus animais. Levarei ela no vet ess semana pra me dar uma ajuda. Oq sugeres quanto a falta q eu acho q ela sente da mae? Como fazer ela criar laços comigo e com a minha casa?
    Abraço e sucesso.

    Resposta:
    A falta da mãe para os filhotes é normal… Muitos gatinhos, quando afastados muito cedo da mãe, ficam com o hábito de “mamar na gente”, assim aquela atitude de “amassar pão” ou “tocar piano” que os gatos apresentam… Talvez, vc não lembre, mas logo vai saber do que estou falando. Penso que ela vai criar laços com vc e com sua casa naturalmente… Não da mesma forma que seus cachorros, pois os gatos costumam ter personalidades diferentes. Ainda não sabemos como será a personalidade da sua nova gatinha, mas fazer muito carinho, dar raçãozinha boa, se necessário, estar ao lado dela para ela comer, bem como brincar com ela, são algumas coisas que ajudarão a torná-la mais sociável. Gatos filhotes gostam de brincar com fios (vc puxando e eles vindo atrás): mas cuidado, nunca deixe os fios com eles sozinhos porque podem engolir e ficar engasgados! Gostam de brincar com bolinhas, coisinhas penduradas…. Nos pet tem muitos brinquedinhos com cat nip (uma erva que atrai a maioria dos gatos)… Mas, uma simples bola de papel pra lá e pra cá já é o suficiente. No geral, eles preferem quando nós mexemos os objetos para eles correrem atrás.
    Aonde ela dorme? É interessante deixar um bichinho de pelúcia para aquecê-la, como se fosse outro gatinho… Ah, eles costumam curtir o carinho debaixo do pescoço e ao longo das costas até a cauda!

    Com o tempo, vc vai descobrir do que ela gosta, assim como ela também vai descobrir do que gosta… Enfim, com o tempo, vcs vão se descobrir!! rsrs

    Boa sorte com sua nova companheira e, com certeza, leve-a ao vet periodicamente para acompanhar a saúde dela!

    Abraços e espero que tenha ajudado um pouco!!

  33. Boa Tarde.

    Hoje tenho uma gata de aproximadamente 10,11 anos, ela era da minha avó que veio a falecer. Ela nunca tomou vacina de Rinotraqueite, Calicevirose, Leucemia Felina e etc, a unica que ela tomou foi a de Raiva anualmente, ela é uma gata caseira, não sai na rua e não come carne, só ração. Aparentemente os dentes dela estão estragados, falta alguns e tem um bafinho, ela espirra bastante e sai catarro. Ao comer ela balança a cabeça, como se fosse pra quebra a ração. O que fazer com as vacinas que ela nunca tomou? O que pode ser esse espirro? Adotei duas gatinhas de 4 meses, já faz 1 mês que elas estão comigo, são castradas e estão com todas as vacinas em dia, porém, depois de uns 2 dias que chegaram em casa, começaram a espirrar, coçar os olhinhos e ficar com o narizinho escorrendo. Mesmo elas com todas as vacinas em dia, podem pegar alguma doença de um outro gato?

    Resposta:

    Na verdade, essas viroses respiratória, a maioria dos gatos (para não dizer todos) são portadores e vaciná-los ajuda a ter sintomas mais leves da doença. O espirro pode ser, sim, sintoma de complexo viral felino (“gripe” dos gatos), mas pode ser outra doença também. Para saber, só com uma avaliação do seu gato. Pela idade do seu gato e pelo que vc falou dos dentes e bafinho dele, acho importante levá-lo a esta avaliação. Verificar se precisa fazer algum procedimento nos dentes, se há inflamação (muito comum)… A boca do gato (como a nossa) é muito importante e não damos o devido valor. Há doenças sérias que acometem esta região e, muitas vezes, eles sentem dor e param de comer e a gente nem imagina que o problema está na boca…

    Por isso, seria interessante levar seu gatuno para uma avaliação e continue vacinando seus gatos (inclusive o mais velhinho). Gatos idosos tem a sua defesa menor (assim como nós humanos) e acabam ficando doentes mais facilmente…

    Se ficou alguma dúvida, é só falar!

    Abraços

  34. Olá,eu peguei um gatinho na rua,ele estava com um barrigão.Dei remédio de verme.Ele colocou algumas mortas pelas fezes,mas hoje ele já colocou pelo ânus 2 vermes vivas,elas parecem um espagueti.As fezes dele está líquida,ele quase não come e está meio quieto.Estou preocupada.tem 5 dias que dei o remédio,não sei se dou o restante,se é bom ele colocar as vemes pra fora.Me ajude!

    Resposta:

    Sim, é normal colocar os vermes para fora. O mais importante é cuidar com a dose do vermífugo, pois quando há muita infestação, principalmente em filhotes, uma dose alta (ou até ideal) pode levar o animal a óbito. Normalmente, fazemos as doses com intervalo de, pelo menos, 15 dias. O melhor seria conversar com seu veterinário. Agora, seu gatinho precisa comer. Nem que seja ração úmida em lata forçada no início. Se não, precisa levá-lo para o veterinário hidratar e também descobrir o que esteja acontecendo…

    Melhoras para seu gatinho!

  35. Olá! Tenho um gato de 1 ano de idade, devidamente vacinado e castrado. Ele não sai na rua, só apronta as peraltices dele dentro de casa! rsrsrs
    Hoje pela manhã, notei um caroço no lábio inferior, do tamanho de uma semente de goiaba, parecendo uma espinha: está inchado e avermelhado em volta e no meio parace ter pus. Achei que ele pulou de cima do armário e machucou a boca, mas agora à noite parece estar aumentando. Ele está comendo a ração e bebendo água normalmente.
    Parabéns pela ajuda que dá à todos nós!

    Resposta:
    Espero que seja apenas um machucadinho mesmo (de pernaltice), até porque ele continua comendo! Mas observe sempre, se vaio aumentar, dimunir, desaparecer e depois voltar. Muitos gatos apresentam um tipo de alergia na boca que podem aparecer e desaparecer conforme a imunidade. O importante é ficar de olho e, claro, atento para caso pare de comer ou apresente dor ao comer!

    Obrigada pelo elogio… Fico feliz de saber que estou realmente ajudando. Pois confesso que, muitas vezes, penso que não ajudo muito já que nada do que falo pode substituir uma consulta veterinária e, muitas vezes, preciso ser MUITO cautelosa no que vou falar…

    Gostaria que todos vcs compreendessem isso… Que a ajuda que posso oferecer aqui é limitada, muito limitada. Mais a esclaracer do que realmente ajudar!

  36. olá , achei um bichinho tipo verme no local onde meu gato dorme porém era preto , pode ser verme mesmo ? já tive outros gatos que tiveram vermes mas eram brancos ou beges , existe vermes em gatos de cor preta ??

    Resposta:
    Não me lembro de nenhum verme com cor preta… Embora possam estar misturados com sangue escuro e, talvez, aparentarem mais escuros. O que você pode fazer é separar o tal verme quando aparecer de novo e levar para fazer exame (verificar que tipo é). De qualquer forma, se não quiser saber, a maioria dos vermífugos acaba tratando os vermes mais comuns dos gatos e não especificamente um ou outro.

  37. Laryssa Says:

    Olá!! bom eu tenho 4 gatos e comprei um com primido para desvermina-los, na casa de raçao onde comprei o vendedor disse q era para repartir em 4 quatro pedaços e dar um pedaço cada cada gato. Segundo este vendedor os gatos nao podem beber leite durante 4 dias, pois senão os vermes podem subir para a cabeça e mata-los, eu fiquei em dúvida pq ele nao é veterinario. O comprimido é de marca Canex, isto é verdade ou mito? por favor esclareça minha duvida, sem mais agradeço!~

    Resposta:
    Nunca ouvi falar disso! Nem durante a faculdade, nem enquanto atuava como veterinária… Que os vermes podem fazer “ciclo errático” (ir para tecidos diversos do corpo) acontece, mas nada tem a ver com o leite. E sei, também, que o leite solta o intestino, ou seja, leva muitas vezes à diarréia e, talvez, juntamente com o vermífugo (que também pode dar diarréia) pode estimular uma diarréia mais intensa…
    Mas quanto ao verme subir para cabeça devido ao leite com vermífugo, só se atualmente fizeram algum trabalho científico sobre o assunto (o que eu duvido muito). Claro que é mito!
    Costumava usar Canex para meus pacientes e acho um bom vermífugo!

    Ah. o que pode acontecer (e talvez venha daí achar que o verme sobe para a cabeça pelo leite) é quando o animal está muito infestado de vermes, ao tomar o vermífugo, a quantidade de toxina, liberada pelo verme que morreu, ser muito grande. Como ela é neurotóxica (afeta o sistema nervoso do gato), ele pode ter convulsão e até ir a óbito. Por isso a importância da dose correta e, de preferência, orientada por um veterinário para ver se é necessário usar uma dose menor do que a ideal (na primeira ou primeiras desverminações) para evitar isso.
    Mas volto a dizer que isso nada tem a ver com o leite!

    Abraços!

  38. Stephanie Says:

    Minha gatinha ta com uma baba transparente e essa baba fede.
    eu tenho tres gatos ai uma delas ta com essa baba tbm
    queria sabe o que é isso e se um gato pega essa baba do outro

    Resposta:
    Para saber o que é isso é necesssário levar a um veterinário para avaliação…
    É comum gatos babarem por terem doenças na boca como gengivite grave por exemplo. Gatos com mais idade costumam ter problemas mais sérios na boca (que levam à salivação), inclusive perdendo dentes quando não tratados a tempo.

    Se o problema da boca, por exemplo, a gengivite for de origem viral (os vírus que a vacina para gatos previne) pode passar para outro gato, sim!

    Seus gatos são vacinados todo o ano?

  39. Olá! estou muito preocupada com o meu gato! anda a manquejar, ja mal pousava a patinha, mas só notamos uma falta de pêlo nessa pata! hoje estava-lhe fazendo festinhas quando lhe encontrei uma mancha de sangue nessa pata, fui para lhe lavar essa mancha e saiu muito sangue de lá! já acalmou e fiz-lhe um corativozinho e liguei-lhe a patinha, mas agora está tremendo, nao consigo perceber o porque! será que está fazendo febre?

    Resposta:
    É possívelque esteja com febre, comum quando há infecções… Seu gato passeia na rua? Pode ter sido ferimento por briga? Espero que já tenha melhorado, cuidado ao fazer medicação em casa para gato! Consulte sempre um veterinário.

  40. Meus gatos foram vacinados (quádrupla felino) dia 14 de abril, mas desde segunda (25 de abril) só dormem, parece que estão com febre, dormem o tempo todo e não querem comer, tenho que insistir muito para que comam algo.
    Foram medicados com antiinflamatório inflamene, 6 gotas 1X ao dia por 3 dias, mas não notei melhora!!
    Estou muito preocupada, pois eles são gordos e tem mais de 10 anos.
    Obs: tenho uma gata de 16 anos que não tomou a vacina em função da idade e do peso e não apresenta nenhum dos sintomas que os outros gatos estão apresentando.

    Resposta:
    É comum os gatos apresentarem febre e falta de apetite após a vacinação, principalmente da vacina quádrupla, mas dura alguns dias apenas… Acho importante conversar com o veterinário que vacinou e explicar como estão os seus gatos, verificar se não estão desencadeando algum tipo de doença. Não por causa da vacina, mas pode acontecer de ter uma doença encubada ( dormindo, sem sintomas) e quando faz a vacina, a doença “aparece” mais rápido…

    Melhoras para seus gatos!

    • Acho que foi isso que aconteceu! A doença esta quietinha!
      Chamei a veterinária! e ela está suspeitando que seja hemobartonela, mas como hoje é domingo teremos que esperar até amanhã para fazer os exames de sangue. Eles não reagiram a medicação clamoxil LA.

  41. jessica Says:

    oiii, meu gato foi castrado e após isso, está a 5 dias sem comer, estamos dando leite na seringa 3x ao dia, ele vomitou uma cobra e está muitoo magro e está estufado onde fica as custelas, está fazendo barulho para respirar com se estivesse com o nariz intupido. Como não temos como levar no veterinario falei com uma por telefone, ela me falou que poderia ter pegado infeccao da castração e receitou vitagold e enroped. Comecei a dar ontem. Não sei o que fazer estou desesperada será que ele tem chance de sobre? me ajudem. o que fazer com esse nariz se estiver entupido

    Resposta:

    Não entendi… Se vc não tem como levar ao veterinário… Quem fez a castração? Espero que a medicação ajude seu gato a melhorar… Mas, talvez, ele precise de inalação; pelo que vc falou está com barulho para respirar… Quanto a vomitar uma “cobra”, ele não foi desverminado antes de castrar? Seria interessante conversar com quem fez a castração, pois está no período pós-operatório e os sintomas são graves! Quando fazia inalação nos gatos com dificuldade de respirar, usava inalador de gente mesmo…

    Melhoras para ele!

  42. Boa tarde,

    Adorei o site e as explicações, queria qte perguntar tenho um gato que deve mais de 05 anos e fica chiando tempo todo ja levei para o veterinario e le fez exames passou medicamento e nda um outro disse que pode ser os dente dele e esta afetando o aparelho respiratorio fico agoniada, pq coloco remedio no nariz dele com antibiotica para amenizar, remedio ese que o veterinario, um que ele passou na farmacia de manipulação, parou por um tempo mais depois voltou.

    Não sei mais o que faço, devo extarir os dentes dele todo. afinal custa caro.

    Minha Gta rita acho que esta com tartaro pois baba um pouco e beb muita agua oq ue faço? Não tenho condiçoes.

    Resposta;
    Antes de extrair os dentes, aconselho levar a um veterinário especialista em gatos… sei que vc está sem condições, mas imagino que fique mais em conta do que acabar extraindo os dentes do seu gato sem necessidade. Vocês já fizeram exames como Raio-X do pulmão do seu gato? E os dentes dele estão infeccionados, com gengivite?

    Quanto a sua gata Rita… É importante,sim, remover o tártaro, antes que agrave a situação da boquinha dela. Doenças na boca em gatos podem ter sérias consequências e, muitas vezes, inicia-se com tártaro.

    Abraços e fico ofeliz que tenha gostado do blog… Infelizmente, estou sem tempo para postar mais artigos… Se vc tiver uma idéia sobre algum assunto, ficaria grata pela sugestão!

  43. Aurelio Amaral Rotta Says:

    Tenho um gatão que apareceu na minha casa a quatro anos atrás, já adulto e parece idoso. Na época joga água nele para não se acostumar na minha casa, pois já tinha muitos gatos e ele estava batendo neles, mas ele nos venceu pelo cansaço, não adiantada espantá-lo que ele voltava, acabamos ficando com ele. porém estou muito preocupado pois ele parou de comer já a três dias, isso que eu tenha notado, e fica só pelos cantos, muito triste, estou dando alimento na seguinga e antibiótico. Estou muito triste pois já tivemos outros gatos que morreram assim, na época levei-os ao veterinário mas não adiantou, ele disse que essa doença não tinha cura, o que devo fazer pro meu bichinho voltar a comer?
    Obrigado

    Resposta
    Olhe, eu nào sei qual era a doença… Mas muitas doenças que não têm cura, ao menos é possível melhorar a qualidade de vida do gato…
    Ainda mais se esse gato é velhinho, seria importante fazer uns exames… Doenças de idade (como Insuficiência renal, por exemplo), tem muita coisa para fazer para melhorar a qualidade de vida… Penso que seria importante fazer fluidoterapia nele, já que está sem comer… Mas é preciso um veterinário para orientar como e quanto fazer diariamente… A fluidoterapia é o soro, seja na veia ou debaixo da pele, é importante quando o animal está sem comer para poder hidratar..

    Volto a insistir que leve ele ao veterinário, mesmo que descubram ser uma doença sem cura; ao menos não ficará com a consciência pesada de poder ter ajudado mais (caso tivesse o que fazer)…

    Boa sorte!

  44. Varlei Ozelame Says:

    Ola meu gato eu achei ele na rua ele era bem selvagem e aos pouco fui domesticando ele, hoje ele é mais docil que uma lesma, ele ja ta comigo a 10 anos eu acho que ele deve ter uns 12 anos.
    E de un ano e meio para ca vem dando umas crise nele do tipo que ele esta bem numa hora, (ta no colo ou ta no chão) e no mesmo instante ele grita e se rola e morde a base do rabo e se urina e dai ele se lambe a urina e lambe o rabo.
    Ja pedi para 3 veterinarios e me mandaram dar antibioticos e nada resolvel se puder me ajudar fico grato pois nao quero deixar meu bichano sofrer.
    Abraços.

    Resposta:
    Penso que deveria conversar com os 3 veterinários sobre a realização de exames, principalmente ultrassom. Algo está levando seu gato a sentir dor e, talvez, alguns exames complementares ajudariam a descobrir. Se não aparecer nada no ultrassom, nem nos exames de sangue, se for algo de causa neurológica, sugiro que procure um neurologista veterinário…

    Boa sorte!

  45. Ola Meu Nome é William, meu Gato esta babando igual ao gato da Pamela (Ela postou algo no seu Site).
    Eu adotei o gato ( que morava na rua).Nunca vacinei Ele .
    Acho que ele esta intoxicado pois esta semana vi ele comer 2 ratos sera isso ?.
    O Que posso fazer ?…¿ando igual ao gato da Pamela (Ela postou algo no seu Site).
    Eu adotei o gato ( que morava na rua).Nunca vacinei Ele .
    Acho que ele esta intoxicado pois esta semana vi ele comer 2 ratos sera isso ?.
    O Que posso fazer ?…¿

    Resposta;
    É possível, sim, que seu gato tenha ingerido um rato envenenado… Mas para intoxicação grave é preciso levar ao vet para procedimentos específicos, como fluidoterapia para liberar o veneno, entre outros.

  46. Olá , gente estou com problemas, antes um dos meus gatos saia para rua e ia para casa de um visinho que ameasou mata-ló, ai meu pai comprou aqueles colares pós aperatorios porque não passa pela fenda do portão e meu gato anda a tarde com isso e quando ele está dentro de casa nós á tiramos, … mas eu queria arranjar uma maneira de ele não sair mais , para não prescisar ficar com isso pelo resto de sua vida…
    please help me

    Resposta:

    Sua jardim é grande? Não tem alguma forma de telar? passar uma tela na parte externa da sua casa? Seus gatos já estão castrados?

    Infelizmente, é muito comum isso que vc está passando… E colocar tela na parte externa (além de castração, preferencialmente cedo) é a forma que conheço para evitar que saiam do seu território. Se vc diz que eles só passam pelo portão, não pulam?), então dá para colocar tela no portão!!!

    Boa sorte!

  47. Minha gatinha tava com alérgia a ração levei ela no veterinario e ela melhorou, com um tempo ela voltou com a mesma alergia mais amenizou-se. Semana passada ela pegou um briga com um gato que apareceu lá em casa, desde então percebi ela triste e o tempo todo dormindo, não sai mais de casa e hoje percebi o nariz dela machucado. Não sei se é da alergia ou da briga.

    Resposta:
    Grande chance de ser da briga… Alguma arranhadura que infeccionou… é importante levar ao vet, pois febre deixa o animal prostrado assim…Que sintoma de alergia ela apresenta? Vômito? se tiver muito frequente é bom avaliar de novo!!

    Melhoras!

  48. Achei uma gatinha na rua,dei banho nela tirei duas pulgas,fui na pet e comprei areia,sabonete contra pulga,ração,coleira,…ela não vai pra rua,fica no quintal.Quero vacinar,castrar,cortar a unha…não sei quantos anos ela tem.ela estava magrinha e agora engordou será que e verme ou está comendo muito,pois ela come toda hora se deixar.

    Resposta:
    É importante desverminar, principalmente quando pegamos o gato na rua… Mas ela também deve estar comendo bastante porque, possivelmente, não tinha comida à vontade por um bom tempo. Gatos devem ficar com comida à vontade mesmo e comer um pouquinho o tempo todo. É o hábito deles e é mais saudável também. Que bom que vc já está consciente de ir vaciná-la e tomar os devidos cuidados, como castração. Mas lembre-se de fazer tudo com um veterinário!

    Boa sorte com sua nova companheira!

  49. Ana Paula Sbaraini Says:

    Ola, tenho um gato de aproximadamente 5 meses, encontrei ele na rua e resolvemos adotar, ja levamos ao veterinario, onde tomou vacina tripla e vermifugo e foi castrado. Quando adotamos achamos que o anus dele era estranho, depois de tomar o vermifugo pareceu normal, agora o anus dele esta meio avermelhado e parece sair um prurido que fede muito, as fezes dele estao aparentemente normais.
    Ontem nao reparei no anus dele, mas ele estava com gases, soltou muitos puns. Agora ele fede o tempo todo, acho que por causa do prurido. Suas atividades estao normais.
    Estou bastante preocupada. Devo leva-lo ao vet.?
    O que pode ser?
    Ah, outra coisa, faz tempo que ele vomita (na verdade nao e vomito, ele vomita a racao dele inteira) o vet. disse que eh pq come demais e indicou uma racao muito cara. Nao posso pagar. Qual racao e melhor neste caso sem ser tao cara? ele vomita todos os dias.

    Desde ja, obrigada.
    Ana Paula

    Resposta:
    Olá, Ana Paula! É sempre importante levar ao vet quando notamos algo estranho em nosso bichano, pois somente com a avaliação pessoal o profissional pode dizer se é normal ou não. Vc disse que seu gato tem prurido no ânus?! Ele coça? Ou apenas faz a higiene? Este mal cheiro seria de fezes? Porque quando cheiro próximo ao ânus dos meus gatos, eles também tem odor forte, principalmente quando filhotes. Os gatos também têm uma glândula no ânus e, quando estressados, eles liberam um líquido que tem um odor MUITO forte (mas diferente do cheiro de fezes).
    Quanto ao vômito, é muito comum em gatos a alergia ou sensibilidade a algumas rações. E é importante ver isso porque vômito constante pode levar a gastrite e outros problemas… Eu uso a ração Sensible da Royal canin, pois meu gato também tem sensibilidade a ração. É cara se comparada a outras mais simples, mas não é tão cara quanto às terapêuticas. Converse com seu veterinário.

    Mas sugiro que troque, sim, a ração dele e, se vc é acostumada a dar rações mais simples, provavelmente vai precisar investir um pouco mais na alimentação do seu bichano; ou seja, na saúde dele!

    Boa sorte e abraços!

  50. Boa tarde!
    adoptei uma gatinha que tem agora 2 mesinhos. Desde ontem que ela se encontra meio prostrada e pouco energética, o que só por si é estranho visto estar normalmente sempre a correr de um lado para o outro! Está também muito quente, com alguns tremores de vez enquando… e pelo que me pareceu tem também um pequeno inchaço na zona da garganta (lado esquerdo).
    Há alguma coisa que possa fazer ou é mesmo melhor leva-la já ao veterinário? Alguma suspeita do que possa ser?
    Até pensei q pudesse ter sido do contacto com uma bebé de 2 anos que a adorou e não a largou o fim de semana todo… mas não faço ideia e estou a ficar mesmo muito preocupada!

    beijinhos!

    Resposta:
    Acho importante, sim, levar ao veterinário. Talvez, precise de medicação antitérmica. Pode ser um linfonodo aumentado no pescoço, o que é normal acontecer em processos infecciosos. Mas só saberemos com uma avaliação pessoal do bichano.

    Melhoras!

  51. Olá, tenho uma siamesa de dois anos que esta prenhe, tem por volta de duas semanas de gestação, ela nunca foi vacinada, ela tomava vacinas para não entrar no cio, porém fui convencido a deixá-la parir uma vez, gostaria de saber se agora prenhe ela corre algum risco caso eu dê agora pela primeira vez as vacinas contra raiva e a polivalente.
    Esou complementando a alimentação dela com vitaminas para gatos misturadas com ração, ela só come ração, as vezes bebe leite, esta certo eu dar essa vitamina ao menos durante a gestação e lactação?
    Aguardo, obrigado!

    Resposta:
    Eu não aconselho vacinar gatas gestantes. Converse com o veterinário da sua gata sobre o assunto, até para ver como andam as vacinas atuais neste aspecto. Quanto à alimentação, a gata gestante deve comer ração de filhote, na verdade, desde o início da gestação. Quanto a vitaminas, o melhor seria também fazer uma avaliação e ver a indicação veterinária para o uso delas. O que acho importante também é verificar com o profissional um esquema de desverminação antes e após a nascimento.

    Boa gestação para sua gata!!!

  52. Olá tinha uma gatinha de cinco meses que tinha sido castrada faria dez dias hoje.Ontem ela parecia estar gripada, pois espirrava muito e estava com o narizinho entupido, mas comia e bebia normalmente e achei que não fosse nada grave. Hoje de manhã minha mae foi procurá-la para alimentá-la como sempre mas ela estava jogada no quintal e se contorcia toda, gritava muito e toda vez que tentava andar logo caía e ficava jogada, saía uma baba branca da boca dela e dentro de meia hora acabou morrendo. Fui ao veterinário buscar meu outro gatinho que morreuhj também, estava internado à tres dias pois nao andava mais e o vet disse que ele possívelmente foi atropelado e sofreu um trauma na coluna. Os dois partiram hoje e estou arrasada.
    Disse para o vet o que tinha acontecido com a minha gatinha e ele disse que podia ser envenenamento, mas ela nunca saiu de casa e portanto nao há a possibilidade de ter sido envenenada. Gostaria de saber se exite alguma outra hipótese para oq aconteceu hj. Desde já estou muito agradecida e parabéns por ajudar tantas pessoas aflitas com seus gatinhos. Aguardo resposta.
    Ps: os meus dois gatinhos nunca foram vacinados, mas o vet fez exames antes de castrar a minha gatinha e disse que ela nao tinha nenhuma doença e estava perfeitamente saudável.

  53. Olá, por gentileza preciso de um aconselhamento sobre a saúde de meu gatinho, o Tito. Ele foi adotado, estava nas ruas e tem aproximadamente 6 meses. Ele chegou com um dos olhinhos lacrimejando muito. Eu levei ao veterinário onde apliquei as vacinas e ele receitou um colírio antibiótico. Tratei com o colírio, melhorou mas voltou a lacrimejar muito. Voltei ao veterinário e ele receitou pomada keravit, por 10 dias, já estou no décimo segundo dia de tratamento, pois o olho apresenta pouca melhora, continua lacrimejando e está mais fechadinho que o outro, parece um pco inchado. Estou preocupado. Devo comunicar ao veterinário? Não seria o caso de administrar um antibiótico via oral como Flotril, para o caso de ser uma clamidiose ou outra infecção mais grave? aguardo uma luz…obrigado

    Resposta:
    Deve, sim comunicar ao seu veterinário! Eu não costumava usar antibióticos via oral para tratamento de conjuntivites. Sempre usei colírio (várias vezes ao dia) e pomada (à noite ou quando não era possível administrar o colírio, pois o dono ficava fora durante o dia). É muito comum, essas infecções reaparecerem quando a imunidade do gato baixa ou quando muda o tempo… Pomada de Terramicina normalmente funciona, converse com seu veterinário…

    E continue vacinando que isso vai ajudar bastante!

    Melhoras…

  54. marciane Says:

    ola tdo bem???meu gato baby esta soltando muito pelo,so que ja dei a injeçao de vermes o veterinario dele disse que pode estar trocando de pelos.me ajuda.obrigada.bjos

    Resposta:
    Concordo com o veterinário… Os gatos trocam de pelagem com mudanças de temperatura. Se está muito calor, perdem muito pelo, se esfria também. Como nosso clima anda muito instável (não sei onde vc mora, mas isso é meio global), a tendência é eles perderem muito pelo mesmo. O que ajuda é a escovação diária, mesmo que seja de pelo curto. Oferecer uma ração de melhor qualidade (mais cara) também ajuda a diminuir a queda.

    Espero que tenha ajudado… Abraços!

  55. Cintia da Silva Lima Says:

    Olá! tudo bem? Parabéns! por esse espaço.

    Você nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas e fico feliz porque muitas pessoas como eu também adotaram os seus gatinhos.
    A minha dúvida é:
    tenho duas gatinhas, uma tem 1 ano e 5 meses e a outra 7 meses, levei a menor para ser castrada e a outra ficou sozinha no apartamento que moramos, quando a gatinha voltou a outra ficou muito brava, cheirava muito ela e depois chiava e levantava a patinha para bater nela, tive que separa-las 3 dias até que voltou tudo ao normal, porque será que isso aconteceu?

    Outra dúvida é: As duas gatinhas começaram a fazer cocô muito mole, eu administrei o vermifugo já faz um dia mas ainda uma delas a menor está com o cocô mole, já não deveria ter tido efeito do vermifugo ou demora um pouco mais? As duas estão normal comem brincam e fazem bagunça na casa.
    Muitissímo Obrigado e muito sucesso para você.

    Primeira dúvida:
    Quando os gatos saem de casa (sej apara passera ou para o veterinário), eles voltam com cheiro do lugar (das pessoas e animais que entraram em contato), portanto os gatos que ficaram em casa sentem este dor e estranham. Por isso, é comum isso acontecer (eles batem mesmo rsrs). Mas assim que o cheir passa, volta a aceitar o gato numa boa!

    Seguda dúvida:
    Sim, alguns animais demoram mais para responder ao mesmo tratamento. Porém, se as fezes persistirem moles, sugiro que desvermine de novo ou (ideal) leve ao veterinário para fazer um tratameto para giardíase (para os dois gatos). É uma doença causada por protozoário, MUITO comum em gatos que também leva diarréia.

    Abraços e OBRIGADA!

  56. Bibiana Carvalho Says:

    ola !
    semana passada a tarde cheguei em casa do trabalho e encontrei meu gatinho que é pequeno ainda parado e com muuita dor … fui ver o que era mais nao tinha machucado nenhum corte nenhum … levei ele pro veterinario e a Dr disse que ele devia ter se batido por isso a dor …
    no dia seguinte no local aonde ele estava sentindo dor criou um caroço enorme e vi que era uma picada de aranha … e ja hj pela manha ele acordou sem esse caroço apenas com um ferimento no local …
    pergunto: sera que ele sofre algum risco?
    ele esta beem, corre pula come faz tudo como antes a unica coisa e que fez cocô beem mole e com um pouco de sangue !

    Resposta:
    Desculpa a demora para responder… a essas alturas, ele já deve estar melhor.
    Sangue vivo nas fezes é comum em colite (inflamação da parte final do intestino) que pode acontecer em verminoses ou ingestão de pêlos, troca de ração (entre outros). O que pode ter acontecido é ele ter lambido o ferimento e ingerido mais pêlos que normalmente… Se ele não melhororu até agora, é importante ver o que está acontecendo.
    Quanto à picada de aranha… Aranha marrom leva a problemas no rim e necrose na pele (como em gente), espero que não tenha sido o caso… Seu gato tem acesso à rua? Porque é comum estes caroços que depois desaparecem e deixando um ferimento no local, em casos de arranhaduras por brigas…

    Mais uma vez, desculpa a demora para responder…

  57. Bruna pontes Says:

    Meu gatinho ele esta espirrando muito,se quando espirra sai um odor muito ruim … gostaria de saber se você saberia me dizer o que pode estar ocorrendo com meu gatinho …

    Resposta:
    Desculpa a demora para responder… A essas alturas, já deve ter levado seu gatinho ao vet. Infeções por bactérias em vias respiratórias levam a odor forte, precisam ser tratadas com antibióticos…
    É comum filhotes de gatos apresentarem o comlexo respiratório felino, doença viral com infecção bacteriana secundária. Assim que seu gato estiver melhor, é importante vacinar!

  58. OI vc pode me ajudar?
    eu tenho uma gata de 10 anos.. e peguei um filhotinho na rua,
    reparei que o gatinho novo estava babando muito.. fiquei com medo de ser raiva e ja levei ao veterinario, mas a mulher falou que era por causa dos dentes que estao nascendo.. deu a gatinha um vermifugo e pronto..
    ela nao parou de babar
    e reparei que minha gata mais velha esta babando tb!!
    o que pode ser? elas vao morrer? =/

    Resposta;
    Desculpa a demora para responder… Espero que seus gatos não tenham morrido… até porque pelo que o vet falou, não era nada grave. O gato adulto pode babar por ter problemas na boca, gengiva etc ou mesmo por estresse, por exemplo, o gatinho novo que vc adotou pode ser uma fonte de estresse. Seria interessante vc levar o gato adulto para o vet também, caso até hoje tenha persistido a baba (ou melhorado e voltado algumas vezes).

    abraços

  59. Oi, vacinei meu gato contra raiva há uma semana e notei ontem que no local da vacina há um nódulo, estou muito preocupada, isso é normal? O comportamento dele não foi alterado nem mesmo no dia da vacinação, ele comeu, brincou e usuou a caixa de areia normalmente, notei apenas que ele dormiu a tarde inteira depois da vacinação mais a noite ele já tava pegando fogo.

    Resposta:
    Bem, o nódulo já deve ter desaparecido… É comum, sim, nódulos após a aplicação de qualquer vacina, a gente pode massagear e/ou fazer compressa quente para evitar ou diminuir…

    Desculpa a demora para responder… abraços

  60. bom dia , perdi minha mãe ,faz 2 meses e ela tem um gato de 10 anos , ele fica deitado o dia inteiro , emagreceu muito e agora tem dificuldade de andar e está sangrando pelo anus , por favor me de uma ajuda , no momento estou sem condições financeiras , obrigada

    Resposta:
    Infelizmente não consegui responder antes e, mesmo que tivesse respondido, eu iria dizer para levar o gato ao veterinário. É comum depressão em gatos, quando longe dos donos… A depressão leva à falta de apetite e queda de imunidade e, consequentemente, outras doenças… Espero que tenha levado ao vet…

    Sinto pela sua mãe… De coração!

  61. Cintia da Silva Lima Says:

    Olá, tudo bem?
    Muito Obrigada por responder as minhas dúvidas, levei a gatinha ao veterinário e graças a Deus não deu nada, as duas estão saudaveis.
    Mas eu queria saber porque será que a minha gatinha mais nova mia tanto que as vezes até me irrita os ouvidos, dou comida, água, mas vive miando atrás de mim e quando sento só quer ficar perto de mim, quando estou em casa dou todo o carinho que posso e só para quando consegue ficar no meu colo, será carência? detalhe: (resgatei ela das ruas) será que tem a ver?
    Obrigada!

  62. oi, tenho um gatinho que achei na rua
    mas ele tem dois furinhos ao redor do anus
    que sai um negosio branco que fede muito..
    sera que ele esta doente..de ajudemmm.

    Resposta;
    Os gatos apresentam glândulas anais que liberam secreção com odor forte quando estão estressados. normalmente, ninguém observa, pois são orfício s muito pequenos.
    Mas já passou um bom tempo e, se ele estiver bem, já sabe que é o orifíco e secreção naturais.

  63. flavia daniele Says:

    Oi tenho uma gatinha de 2meses q do nada parou de comer, ta fasrendo xixi em cima da cama, mais o coco continua duro quando ela faz neh, parece ta com o nariz ruim os olhos lacrimejando ja sararrao, do nada treme e so fica deitada, por favor me ajuda eu castrei 7 gatos esse mes nao tenho nenhuma condicao de legar mais no veterinário.

    Resposta:
    Espero que já tenha melhorado… É muito difícil dizer o que se pode fazer com um gato que está com sintomas aparentemente de febre, mas que não está ao meu alcance. Primeiro porque pode não ser febre, segundo porque, se for, não posso passar medicação por internet e, terceiro, porque é preciso investigar o que está acontecendo (ou seja, avaliar o paciente).

    Sinto muito e realmente espero que tenha melhorado.

  64. Ricardo Taconi Says:

    Olá boa noite, tenho um gato pegamos ele pequeno, encontramos na rua e resolvemos adotá-lo, foi festa para meus filhos aqui rs, agora ele já se encontra adulto, e está com crises que tenta vomitar, as vezes sai um líquido amarelo, e com os olhos remelando, ta emagracendo coitado.. o que devo fazer? Agradeço pela ajuda

    Resposta:
    Vomitar é algo bem comum em gatos… Mas quando há secreção nos olhos e emagrecimento é preciso verificar o que está acontecendo. E isso só será possível com uma avaliação. Pode ser que esteja com virose (complexo respiratório), ele tem vacina? Ele é macho? É castrado? Machos quando não são castrados e entram na puberdade perdem peso (bem como fêmeas não castradas que entram no cio). Vômitos podem acontecer por ingestão de pêlos (escovar diariamente a pelagem diminui os episódios de vômito) ou por estresse… Gatos na puberdade passam pelas duas situações: maior queda de pêlo devido à queda de imunidade pelo estresse dos hormônios. E queda de imunidade (defesa do organismo) leva a infecções como secreções no olho. Pode estar acontecendo essas doenças juntamente sem muita gravidade (caso de puberdade, neste caso, deve tratar o animal para castrá-lo o quanto antes) ou pode ser sintomas de doenças graves, mais especificamente falando, viroses mais sérias. A única forma de descobrir é levando seu gato ao veterinário para avaliação e possíveis exames complementares.

    Melhoras!

  65. Irlayne Leston Says:

    Boa noite, gostaria de parabeniza-la seu trabalho. E ver se pode ajuda-me tenho vários gatos meus castrados e vermifugados. Nos últimos meses tem aparecido em casa um gato preto adulto muito gripado e com a pata com sangue. Sempre que coloco povidine na pata ele lambe e piora cada vez mais. Ele come e bebe na vasilha dos meus bichos, isso pode passar alguma virose p/ os demais. E como posso ajuda-lo…

    Resposta;
    Sim, este gato é um provável portador da doença viral “complexo respiratório felino” e, ainda mais se está apresentando sintomas (gripe), pode passar para seus gatos. Embora, como seus gatos são vacinados (anualmente?), eles tem certa proteção contra a doença, mas esta é uma doença relacionada à imunidade (independente de ter vacina); portanto se seus gatos apresentarem queda de imunidade (stress, mudança de temperatura etc) estão mais predispostos a infectarem-se. Na verdade, a maioria dos gatos são portadores desta doença (para não dizer todos). Existem outras viroses (mais graves) que também podem ser transmitidas compartilhando vasilhas de comida (para as quais ainda não existem vacinas). Por isso, é muito importante não deixar as vasilhas dos seus gatos expostas para gatos de rua (independente se apresentam sintomas de gripe). A melhor forma de ajudar este gato é tentar levá-lo ao veterinário para uma avaliação tanto da pata (pode ser que precise de injeção de antibiótico) como para vacinação… Existem exames para detectar viroses como Leucemia e Imunodeficiência felina (para seus gatos e o de rua)…

    Abraços…

  66. catia cordeiro Says:

    olá boa tarde, a duas semanas um gato raçado de siames apareceu aqui em casa, foi facil o apanhar, e como tenho mais 4 gatinhos de 4 meses tive pena e dei de comer a esse, deu pra perceber que alguem o abandonou. ele é muito carinhoso, e durante as duas semanas passou o tempo todo a miar e queria sempre comer, de ontem para hoje ele esta fraquinho mia de dor, tem febre, baba-se muito, tem vomitos, diarreia, e hoje nao comeu nada, so bebeu um pouco de leite, mesmo de gato, ele nao se deita fica o tempo todo sentado a tremer. o que pode ser?podem-me ajudar? eu nao tenho como leva-lo ao veterinario pois estou desempregada. as 8h dei antiflamatorio maxilase e antibiotico, as 14h voltei a dar antiflamatorio, ele ainda nao melhorou, e sempre que lhe dou os medicamentos ele ainda baba mais para expulsar o medicamento… podem me ajudar

    Resposta:
    É possível que ele esteja com virose… Embora os sintomas sejam comuns a viroses e verminoses. E vermes em filhotes pode ser fatal. Se for virose, nem se fala… É difícil mesmo se ele está assim mal, fazer medicação oral, o ideal seria fazer antibióticos injetáveis; mas isso é com veterinários… E se vc não pode levar; acaso não tem aviários que possam auxiliar/orientar vc para medicações injetáveis?! Onde vc comprou os remédios… Cuidado com antiinflamatórios! Principalmente se o animal está com diarréia (melhor evitar, a não ser que seja prescrito pelo veterinário). E se for comprar antibiótico injet;avel, verfique o uso para gatos e a dose correta. Seria indispensável fazer soro fisiológico (subcutâneo). Converse com algum veterinário onde vc compra a medicação para orientar!

    Melhoras para o pequeno!

  67. ola,tenho um gatinho sianés que está apresentando febre e com o nariz escorrendo e espirrando o que eu devo dar pra ele aqui não tem um vet de confiança pois o único que tinha deixou de clinicar para os animais,o que faço por favor ele é muito querido as minhas filhas estão todas apavoradas com medo do bichinho morrer.

    Resposta:
    Eu não posso te prescrever nenhume remédio para abaixar a febre do seu gato (espero que compreenda). O que posso dizer é que mesmo que os veterinários aí não sejam de confiança, antitérmico eles vão saber passar sem problemas. Depois, se não for apenas Complexo respiratório felino; é possível fazer exames e podemos ir conversando… O importante agora é que seu gatinho não pare de comer e tome os remédios prescritos pelo vet (provavelmente antibiótico, pois quando há secreções normalmente há bactária envolvida, mesmo se for a virose do complexo respiratório). Mas não demore para buscar ajuda profissional! Ainda mais se é filhote, eles são muito vulneráveis mesmo a doenças simples como “gripe” e verminoses.

  68. Oi, eu tinha uma gata, a sofia, que eu ganhei da veterinaria ainda pequena, os donos levaram pra dar banho, e nunca mais foram buscar, eram duas gatinhas lindas, a soraya e a sofia. a vet ficou com a soraya e eu com a sofia. A Sofia vivia doente, ora com resfriado, ora ficava enjoadinha sem comer, a vet dizia que era normal. um dia ela deixou de comer, no outro dia ela não levantou da caminha e no terceiro dia eu a levei no vet. fez hemograma, raio x e foi constatado uma bacteria no estomago. a vet receitou um monte de antibioticos, vitaminas e remedios pro estomago, alem de soro e uma ração extremamente rica em vitaminas. a sofia morreu nesse mesmo dia, só tomou uma dose dos remedios. estou inconsolavel e isso ja faz 30 dias. eu não consigo me conformar do motivo da morte da minha sofia. ela morava em apartamento, tudo limpinho, só se alimentava de ração, agua sempre fresca, fezes na areia que era limpa todos os dias, não tinha pulgas e nem acesso a rua. a vet disse que essa bacteria veio de pulgas ou carrapatos. isso pode acontecer? uma gata que nunca teve pulgas? me ajudem, preciso de opinião de pessoas que ja perderam gatos nessas condições. minha gata era saudavel, desverminada, castrada e com todas as vacinas em dia. pq?

    Resposta:
    O que tenho conhecimento é sobre a bactéria “helicobacter” que causa gastrite em gatos. Não me recordo sobre a transmissão por pulgas. Também conheci uma paciente que foi à óbito por gastrite não tratada a tempo… Mas nós não chegamos a fazer o diagnóstico desta bactéria. Embora, esta seja uma causa muito frequente de gastrite em gatos. Posso voltar a dar uma estudada sobre o assunto e escrever um artigo no blog, só não prometo que seja até o final do ano.
    De qualquer forma, o por quê nossos bichanos falecem quando fazemos tudo tão certinho seria o mesmo que perguntar por que nossos parente e amigos (e nós mesmos, um dia) falecem! Claro, o médico ou o médico veterinário faz o que pode para evitar e salvar a vida que está em suas mãos, muitas vezes, é preciso segunda e até terceira opiniões, mas mesmo assim, muita coisa não está nas nossas mãos… Espero que compreenda o que estou querendo dizer. E, se mais alguém puder compartilhar, agradecemos!

  69. Olá. Minha gata teve quatro filhotinhos. O mais forte porém, desde ontem está super molenga, ele se afasta da mãe e dos irmãos não quer mamar na mãe e nem beber leite que a gente dá. Ele não chora, é como se estivesse em outro mundo, anda de ré parece que não sabe onde vai. Não brinca com os irmãos está totalmente apático e não gosta quando o pegamos no colo. Coloquei algumas coisas na frente dele, mas parece que el não está enxergando, estou com muito medo de ele estar cego, ou pode ser apenas uma dor de barriga ou coisa assim? Mas não aconteceu nada com ele, foi muito de repente…O que será? Obrigada.

    Resposta:
    Gostaria muito de saber dizer o que será… Mas só o veterinário que avaliar vai poder dizer. Pelo que vc descreve pode ser neurológico, neste caso, há viroses que podem afetar o sistema nervoso como a PIF. Fraqueza também é sintoma de várias doenças. É importante avaliar os outros gatinhos ou ficar atento ao início de sintomas semelhantes, pois em casos de viroses, a tendência é que todos adoeçam…

  70. Olá,
    Tenho um gatinho de 4 meses, desde que o adotei a mais de dois meses, ele apresentar uma “remela” vermelha na areá dos olhos frequentemente e casquinhas na mucosa do foucinho.
    A veterinária não falou nada sobre eles, você acha que pode ser algo grave?

    Obrigada pela sua atençao

    Resposta:
    Se a veterinári não falou nada, não deve ser nada grave. Pode ser que seu gatinho (assim como a maioria) seja portador do complexo respiratório felino. Parece uma gripe, com secreção nos olhos e nariz. Neste caso, mantenha a imunidade dele sempre boa com ração de qualidade, desverminação e vacinação periódicas.

  71. Anna Maria Says:

    òla, tenho uma gatinha e nem sei quantos meses ou ano ela tem, achei ela na rua e peguei para criar ainda nem levei ela no veterinario. ela é pequena, e amanheçeu meu molenga, vomitando e parecia ter um pouquinho de sangue no seu vomitado agora ela só fica deitada não quer comer eu to dando soro para ela para ver se ela melhora.
    Obs: Ela saiuu um pouquinho ontem a noite mais ela não paassa da esquina e volta só da uma voltinha no passeio, ai entrou para dentro pareçe que normal e amaçeu ruinzinha. Será que pode ser algo grave, sera que é pq ela não tomou vacinas, O que vc acha? deve ser melhor levala em um veterinario?

    Resposta:
    Pode ser algo grave, sim! Principalmente filhote… Pode ser virose, para ela estar tão prostrada. Acho importante levar sua gata ao vet para medicar… Filhotes são muito sensiveis!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: