Meu gato parou de comer… E agora?

E agora é hora de saber que quando um gato para de comer, diferente do cão, não podemos esperar 3 dias para ver se ele volta a comer sozinho e, então, levá-lo ao veterinário. Isso porque o gato pode desenvolver a lipidose hepática, ou doença do fígado gorduroso, quando fica muito tempo sem comer. E volto a dizer que “muito tempo”, para o gato, é de 2 a 3 dias.

Esta doença é, na verdade, mais um sinal clínico (sintoma)  que uma doença em si, visto que todas as doenças de gatos que levam à falta de apetite podem levar à lipidose hepática. E como quase todas as doenças que acometem os gatos levam à hiporexia (apetite diminuído)  ou anorexia (falta de apetite), a lipidose pode acompanhar a maioria das doenças agravando-as.

Um gato com lipidose hepática, mesmo que ele “queira” comer, não consegue, pois o pouco que come vomita. Inicia-se um ciclo vicioso, pois a falta de alimento é a causa do problema, mas dar alimento leva à emese (vômito). Claro, o animal fica fraco, perde peso e vai a óbito.

Um gato com lipidose deve ser internado para ficar sob cuidados intensivos com fluidoterapia (soro) para tratamento da desidratação e medicamentos anti-eméticos, pois é de fundamental importância controlar o vômito para iniciar o quanto antes a principal parte do tratamento: alimentação forçada. Esta é realizada de forma gradativa com pequenas quantidades nos primeiros dias, aumentando e corrigindo as necessidades calóricas diária conforme o peso de cada animal. A alimentação é feita várias vezes ao dia, de hora em hora ou a cada meia hora (ou mais ou menos conforme cada caso) e será através de sonda ou, em casos menos graves, forçada na boca com uma seringa. Claro, outros medicamentos fazem-se importantes no tratamento (como antibióticos, reposição eletrólitos no soro, vitamina K, entre outros) e variam conforme o quadro clínico. Cabe ao médico veterinário fazer o protocolo ideal para seu paciente.

Descobrir o que levou o seu animal a desenvolver a lipidose hepática é muito importante, embora, nem sempre possível. É importante investigar outras doenças através de exames ou algum fator estressante como mudanças no seu ambiente ou na sua rotina (pessoas ou animais novos na casa, mudança de alimentação e, principalmente, viagens de seus donos). O stress é uma causa muito comum da lipidose. Na maioria das vezes, quando o dono do gato viaja, a pessoa que fica responsável pelo animal não percebe que este está comendo pouco. Muitas vezes, o gato vai até o potinho de comida e come alguma coisa. ISSO É MUITO IMPORTANTE: SÓ PORQUE O GATO É VISTO COMENDO NO SEU PRATINHO NÃO SIGNIFICA QUE ESTÁ COMENDO O SUFICIENTE!! Atendi vários pacientes felinos, cujo dono dizia que o seu gato estava comendo, pouco, mas comia. A questão é que se seu gato está comendo cinco, seis ou dez grãos de ração por dia  é o mesmo que “não estar comendo”, dadas as características fisiológicas de um gato. Ou seja, se a quantidade de alimento ingerido é muito pequena, o fígado pode desenvolver a lipidose, mobilizando as gorduras reservadas para suprir a falta de alimento. Outro fator que predispõe à doença é a obesidade.

Resumindo… É de extrema importância ter certeza que seu companheiro gato esteja comendo a quantidade que costuma comer. Observse a presença de fezes na caixa de areia, se está na freqüência de sempre (1 ou 2 ou mais vezes ao dia,). Se você suspeitar que ele está sem apetite, perca uns minutinhos ao lado dele, fazendo carinho enquanto come (ISSO É MILAGROSO!!). Muitas vezes, só a carência faz o gato perder a vontade de comer; pode acontecer de você ter estado muito ocupado com o trabalho ou outra atividade e seu animalzinho ter sentido isso. Ofereça comidas que ele goste, pois é melhor ele tomar um leitinho, comer uma carninha ou um patê do que não comer nada! E se, mesmo assim, continuar sem comer e, MUITO IMPORTANTE, SE ELE NÃO ESTIVER VOMITANDO; force um pouco de ração úmida (comercial) numa seringa, pequenas quantidades com intrevalos de tempo entre elas, depois veja se ele come sozinho. Para forçar alimento com seringa, é importante não forçar na “goela”, pois ele pode engasgar-se. Sempre deixe sua cabeça na posição anatômica (normal, como ele anda, por exemplo) e não direcione para cima, como costuma-se fazer para forçar comida; pois quando a cabeça fica para cima (olhando para cima), a glote abre-se para o pulmão, fazendo com que o alimento vá para o pulmão. Portanto, ao forçar alimento para o seu gato, tenha em mente esses cuidados básicos para não causar um problema ainda maior. Coloque pequena quantidade dentro da boca, sobre a língua e deixe que ele coma sozinho, dê tempo para ele comer.

Claro, essas tentativas de retorno ao apetite em casa deve ser realizada por 1 dia. Se , no dia seguinte (no máximo), o gato não voltar a comer normalmente (quantidade significativa de ração), leve-o para o veterinário para que ele possa ajudar a descobrir a causa da anorexia/hiporexia.

É importante lembrar que gato é diferente de cão e que 2 a 3 dias sem comer (ou comendo menos) pode levar a conseqüências sérias na saúde que, se tratadas tardiamente, podem ser irreversíveis e levar a óbito.

About these ads

163 Respostas to “Meu gato parou de comer… E agora?”

  1. Fabio Marques Says:

    Oi,hoje o meu gato estava comendo ate mais ou menos mas eu acho que vai demorar um pouco ate ele voltar a comer como antigamente. O veterinario me disse para dar Whiscas misturada com a raçao nova “Obesity” da Royal Canin que e para gatos gordos (apesar dele estar magro que nem um esqueleto!) acho que essa raçao tambem e boa para o figado.

    Ele tambem me disse para dar Baytril 15mg,mais Ursacol 50mg e Lactulona,agora vou ver se eu consigo dar os remedios!

    Resposta:
    Que bom, Fábio! Ele está voltando a comer… Obrigada por dar um retorno. Esta ração Obesity, tem lata úmida? Para forçar na seringa algumas vezes ao dia também…?! Veja se seu vet concorda. E semana que vem, sugiro que leve seu gato para pesar (ver se ganhou peso)… Você sabe qual foi o diagnóstico depois dos exames?

  2. meu gato parou de comer e beber a 2 dias e quando consegui comer, ele vomita. O que devo fazer ?

    Resposta:
    Como ele está vomitando,não tem muito o que você fazer em casa porque seja medicamento ou alimento que você forçar, ele irá vomitar. Você deve levar seu gato IMEDIATAMENTE ao veterinário para que ele possa descobrir o que está acontecendo e, se possível (há casos em que não se pode) fazer medicação injetável para vômito bem como outra medicação necessária. Mas fique consciente que não dá para esperar mais dias em casa com seu gato sem comer, pois pode ser sério.

    Boa sorte!

    • meu gato não come a 10 dias já levei ele no veterinario deram a ele vitamina e anda dele comer
      agora estou dando soro a ele e floral de back
      ele é castrado e tem 5 anos de idade o nome dele é Junior por favor me de uma dica que faço estou sem saber , pq já levei duas vezes no veterinario ela disse que ele não tem nada
      pro favor

      Resposta:
      Aconselho vc a levar em outro vet porque nem todos os vets sabem que gatos não podem ficar muito tempo sem comer… Foi feito exame de sangue nele? Se não foi, vc pode pdir para seu vet principalmente para avaliar fígado (GGT, fosfatase alcalina…; ele saberá quais enzimas pedir para avaliar fígado). E, claro, pedir outros exames que ele julgar necessário. Se não, procure a opinião de outro veterinário. assim como quando vamos ao médico e não ficamos satisfeitos ou esclarecidos, buscamos a opinião de outros profissionais…

      Vc já forçou ração úmida numa seringa para ele? Pergunte para seu vet se vc pode forçar caso ele não vomite…

      Boa sorte!

  3. RITA DE CASSIA PORTO MORAES Says:

    GOSTARIA DE SABER O QUE FAÇO MEU GATO TEM 9 ANOS E ESTA SE ALIMENTANDO MUITO MAU, E JA PERDEU TODOS DENTES DA BOCA O QUE POSSO FAZER PARA ELE SE ALIMENTAR MELHOR.

    Resposta:
    Uma opção é bater a ração com um pouco de água no liqüidificador (dê preferência a rações específicas para gatos idosos) e, depois, misturar com rações úmidas (seria bom usar a hipercalórica). Desta forma, o alimento fica mais apetitoso (com a ração comercial de lata – úmida – misturada). Há também pastinhas, como Nutrical e Felovite, são polivitamínicos e, principalmente, o Nutrical os gatos gostam bastante. Pode oferecer várias vezes ao dia.

    Acho imporatnte, também, fazer uma avaliação com um veterinário para um check up (exames de sangue etc). Pode acontecer de ele ter alguma doença (é bem comum a doença renal em gatos idosos e causa emagrecimento e, inclusive problemas na boca que favorecem a perda de dentes) e precisar de alimentação específica. Gatos idosos devem ir ao veterinário, ao menos, duas vezes ao ano. Claro, se eles apresentarem alguma doença, devem retornar mais vezes.

    Embora, mais cedo ou mais tarde, com a idade, os gatos vão perder seus dentes, isso pode ser adiado com a profilaxia correta. Se você tem outros gatos ou pretende ter, comece com a escovação de dentes deles desde cedo. Isso mesmo… Assim como nós, os gatos apresentam os mesmos problemas dentários (tártaro, cárie etc) e podem ser minimizados escovando-se os dentes. Parece impossível para gatos, mas não é; desde que comece cedo (filhote).

    Espero que tenha ajudado em alguma coisa. Não deixe seu gato emagrecer sem um acompanhamento veterinário!

  4. gente o meu gato sumiu por 3 dias e agora nao mia nao come ele ta muito magro oq pod ser feito nao tenho como tratar dele no veterinario oq faze para ajuda-lo me ajudem por favor

    Resposta:
    É claro que seu gato precisa de cuidados veterinários… O que você pode fazer em casa é forçar ração úmida (hipercalórica) na seringa várias vezes ao dia até ele voltar a comer MUITO sozinho. É possível que seu gato esteja machucado, ele não é castrado? Sempre vai para rua? Eles costumam brigar na rua e voltar machucados (algum arranhão inflamado) e, que muitas vezes, não consiguimos ver. Por isso seria muito importante levá-lo ao veterinário. Com dor, o gato não tem fome mesmo. Ainda assim, force a ração. Mas se ele vomitar, não tem muito o que você fazer em casa.

  5. bom ele nao e castrado nao.ms tem pouco tempo que me mudei e aqui tem bastante lugar para ele sair.só que ele nao voltou machucado.ele esta muito assustasdo.mechendo com o rabo toda hora. forcei raçao com agua na seringa e ele vomitou nao sei oq fazer to desisperada.pois realmente n tenho como trata dele no veterinario tem algum remedio q posso dar para ele obrigada bjo:- :-(

    Resposta:
    Não tem como medicar ele dessa forma… E se ele estiver engasgado? Gatos quando se engasgam ficam assim como vc falou: mechendo o rabo, angustiados….
    Qualquer remédio neste caso seria fatal. Esse é um dos cassos que não pode fazer antiemético.
    Fico chateada por realmente não poder te ajudar mais, mas tentando ajudar, posso atrapalhar. Experimente palpar a garganta dele com uma certa pressãozinha de baixo para cima ou de cima para baixo para ver se ele tosse ou se incomoda… Mas, na verdade, se ele tiver com corpo estranho seja na garganta ou mais para baixo (onde não dá para palpar) seria necessário Rx, cirurgia…
    Ai, Joice… Se gato deve estar cada vez pior…
    Não existe veterinário mais barato por aí… qualquer coisa, pagar depois….

    • ana maria Says:

      linda leva ele . eu tive um tinha 9 anitos era um gato saudavel castrado com 7 kilos , mas um certo dia sem mais nem menos teve 2 dias sem comer fui logo com ele para a veterinaria eu n tinha dinheiro e falei com ela ela vou meu gatinho e tentou trata lo ele acabou por morrer o figado deixou de funcionar . mas inda hoje tou a pagar a prestaçoes a veterinaria elas ajudam vai linda força n o deixes morrer

  6. poxa nao tem eu moro em barueri só a consulta e 150 reais,e meu pai nao quer pagar dissse q c ele for morrer vai ser dinheiro jodado fora agora pouco ele bebeu agua dei um pouco d raçao p ele e ele depois d 3 horas ms o menos vomtitou. n tem nada q eu possa dar mesmo.sdwei sdipirona p welwe uma gota ew wel xcomweçou a espumar ms ja ta bem to mesmo desisperasda vc nem imagina d verdade.:,(

    • ana maria Says:

      linda a consulta aqui e 25 euros . eu andei la na veterinaria com ele desde o dia 4 de dezembro <te dia 9 de janeiro o dia que ele me morreu . e foram 250 mas pk fui para la um sabado de noite . se fores a consulta normal e 25 depois mais a medicaçao

  7. poxa nao tem eu moro em barueri só a consulta e 150 reais,e meu pai nao quer pagar dissse q c ele for morrer vai ser dinheiro jodado fora agora pouco ele bebeu agua dei um pouco d raçao p ele e ele depois d 3 horas ms o menos vomtitou. n tem nada q eu possa dar mesmo.dei dipirona p ele uma gota e ele começou a espumar ms ja ta bem to mesmo desisperasda vc nem imagina d

    • ana maria Says:

      linda tenta vitaminas eu dava ao meu ele espumava tudo n queria nada ate na veterinaria tentamos montes de coisas a ver se ele gostava de alguma mas o meu gatinho era muito esquisito nada lhe agradava a n ser bifes de peru. o meu gato era a minha vida eu axo que sem ele n consigo aguentar ja la vao 3 mesitos e n par de xorar

      Resposta:
      Sempre procure orientação veterinária antes de dar qualquer medeicação ao seu gato, mesmo vitaminas. Realmente, principalmente líquidos, os gatos babam muito (gostos doces ainda mais). às vezes, o stress da medicação pode piorar o quadro do animal, por isso, há possibilidades de manipular fórmulas diferentes (cápsulas entre outros). Depende do caso, do gato e das circunstâncias, por isso a importância da orientação de umm médicooo veterinário…

  8. então eu fiz oq vc falou e ele meio que fez q ia vomitar ms nao saiu nada me desculpa encher o saco ms e q to muito preocupada mesmo(;_()

    Resposta:
    Essa é uma reação que costuma acontecer qaundo há algo preso. Mas vamos ser sensatas. Você não pode fazer nada se for isso e nenhuma medicação poderá fazer. Se for isso, precisa ser removido com cirurgia. Se for outra coisa, como posso adivinhar? O que sei é que como pode ser isso, não há medicação que ajude, só piora. Se vocês demorarem a levar seu gato num veterinário, as chances de ajudá-lo vão diminuindo.
    Cuidado com automediação, muitos medicamento são tóxicos para gatos.

  9. obrigada mesmo seja oq deus quizer ne amanha te falo c ele melhorou obrigada pela copreensao

  10. Fabio Marques Says:

    Joice:

    Nao existe uma faculdade de veterinaria ai na sua cidade que possa internar o bicho e parcelar a conta com boleto em 10 vezes? Aqui na UPF de Passo Fundo eu parcelei a conta em 10 vezes,e olha que a conta saiu 2.000 REAIS!!!! Acho engraçado pessoas como o seu pai que choram para pagar uma migalha de 150 reais,as pessoas acham que so porque se trata de um animal que a conta tem que ser BARATA,nao se dao conta que se trata de uma internaçao hospitalar como qualquer outra,muitos dos remedios que os animais tomam sao DE USO HUMANO,por isso que sao caros sem falar no Raio-X,exames de ultra som,cirurgias,exames de sangue…

    Nosso gato ficou internado 44 DIAS e teve que fazer ate uma cirurgia para retirar a vesicula biliar que estava com uma pedra,e era uma cirurgia moderna! O seu gato provavelmente deve estar com alguma coisa trancada na garganta mesmo,um simples exame de Raio-X poderia mostrar isso.(tao caro assim?)

    O seu pai precisa entender que se trata de um ser vivo que sofre como todos nos,se voces escolheram ter um animal de estimaçao entao voces tem que cuidar dele e nao podem simplesmente abandorarem ele quando ele ficar doente!!!! Um monte de gente me disse quando o nosso ficou doente: “Larga no meio da rua!” O meu chorava toda a vez que eu ia na faculdade visitar ele! Mostre o meu comentario para o seu pai!

    Bem Carol,hoje faz 10 dias que eu trouxe ele de volta e parece que finalmente depois de 44 dias o problema foi resolvido,eu ja havia perdido as esperanças,a gata da minha tia morreu nessa quarta feira na UPF,ele esta comendo bastante,ele esta bem calmo e ja engordou um pouco,mas ele nao quer comer a raçao “Obesity” que o veterinario pediu,ele so come a Whiscas e eu fico preocupado porque ele tem aquele problema urinario cronico e com a raçao FIT-32 da Royal o problema tinha sido resolvido mas ele agora tambem nao quer comer mais essa!

    Sem falar que agora que ele nao tem mais a vesicula sera que nao vai haver problema por a raçao ser gordurosa demais?

    Resposta:
    Fico MUITO FELIZ que ele voltou a comer!!!! Se não é a ração ideal, paciência… Ao menos está vivo. Quem sabe, em outro momento, você volte a oferecer a ração ideal?!! Esta ração Obesity, não tem lata úmida? (não me lembro) Para misturar com a seca e ficar mais apetitosa. Também tem uma coisa importante de saber, as rações mais simples, os animais precisam comer muito; já essas caras, eles comem menos (sustenta mais) e parece que não gostam. Claro, se ele realmente não gostou, ou seja, não come o suficiente da ração boa, é outra história. Quanto à gordura, penso que deve haver outra ração de alguma outra marca (dessas mais caras) com um teor de gordura menor do que a da Wiskas, você pode experimentar… Sempre mudando aos poucos a ração. Rações da Proplan, Hils (nem sei se ainda existem) também têm linha terapêutica com menos gordura.

    Quanto ao problema renal, a Wiskas não causa a doença. Não lembro se seu gato tinha insuficiência renal ou foi obstrução, pedra…? Você poderia refrescar minha memória? Grata.

    JOICE:
    Sei como é difícil esta questão financeira quando dependemos de outra pessoa… Espero que seu pai tenha uma luz ao ler o comentário do Fábio, mas se não tiver… Paciência, nem todos encaram os animais como as pessoas que gostam de animais. Um dia, quem sabe, o mundo não será mais dividido entre as pessoas que pensam que os animais são “apenas” animais e as que sabem que os animais são seres que sentem (não importa se pensam) como nós.

    Não precisa comprar briga, há coisas que não dependem de nós. Pode ser que seu gato nem tenha o que penso ser… Não tem como saber por internet. Cansei de atender gatos que, por telefone, eu achava ser uma coisa e, ao chegar na consulta; era outra completamente diferente.

    Como está seu gato? Muito magro? Mesmo água ele vomita?

  11. oi acabei de chegar do veterinário deixei ele lá internado tomando soro ele fez exame de sangue e vai sair agora d tarde o resultado ah eu mesma pensei quer saber vou dar um cheque meu mesmo no dia eu pago e parcelo. ele thá lá ms tarde te conto o resultado dos exames ms ela disse q ele nao ta ingasgado nao pode ser viroze ou alog do tipo um bjo obrigada.
    ah e agora vc acha q ele pode viver ainda??

    Responder:
    Que notícia boa, Joice!!!
    Quem vai saber te responder isso é a veterinária que vai avaliar os exames dele… Mas eu penso que agora as chances dele aumentaram e muito…
    Aguardo seu retorno. E boa sorte a ele!!

  12. oi então deu alteraçao no figado e nos rins por conta da desidrataçao ele vai ter ficar intenado ate sexta ms o hemograma deu td ok .to muito feliz obrigada mesmo pelas palavras te dou ms noticias depois
    bjus
    joice

    Resposta:
    Que maravilha!!! Agora, sim, seu gatuno tem tudo para voltar a ser o que era. Com um pouco de paciência e dedicação para alimentá-lo, se precisar, na seringa…
    E, quando você se mudar de novo, sempre prenda o gato em um cômodo (com comida, água e caixa de areia) por, pelo menos, uma semana. Assim, ele vai se habituando com o novo ambiente. Apenas solte-o quando você estiver junto, para ele conhecer o resto da casa. Porque os gatos se assustam com espaçcos novos e, principalmente, grandes. Ah, muito importante: sempre use uma coleira com identificação, mesmo morando em apratamento!!

    Boa sorte!!

    Quando precisar, dê um grito!

  13. nem tenho palavras obrigada d verdade
    deixa eu te perguntar quando ele voltar vou demor ums dias para castra-lo não devo deixar ele solto como antes né?a hoje fui velo e ele esta muito bem sexta ele tem alta
    um bjo valw

    Rsposta:
    Isso aí, Joice! Fico feliz que ele esteja bem…

  14. Fabio Marques Says:

    Sera que ele nao estava com o mesmo quadro de lipidose hepatica do meu?

    Bem Carol,o problema que voce perguntou de agora era uma pedra na vesicula,nada tinha a ver com o outro problema,aquele e um problema cronico que da em alguns gatos,(eu nao sei o nome) em que a uretra fica trancada e ele nao consegue urinar,entao o animal tem que ser colocado numa sonda,o nosso ja passou por isso 3 vezes,ai nos começamos a dar a raçao FIT-32 e resolveu o problema. So que agora ele so quer comer a Whiscas sabor frango e legumes mas o veterinario disse que nao tem problema!

    Resposta:
    Não sei, Fábio, é possível. Hum, seu gato teve obstrução, então… Se o Veterinário falou que tudo bem ele comer a Wiskas, ótimo. Caso, ele volte a apresentar mais uma vez a obstruçao, daí, sim, sugiro trocar a ração para a terapêutica específica e fazer acompanhamento do pH urinário frequentemente.

  15. ola vc nao respondeu ms intao hoje ele teve alta esta melhor que nunca aprontando abeça ele ficou 5 dias internado quase q morreu ms agora ta bem ta até me atrapalando digitar com as patas no teclado rsrsrsrsrsr
    bju agente c fala

    Resposta:
    Realmente andei meio correndo esses dias… Que ótimo que ele está 100%!!! É isso aí… Ele está comendo de defecando normalzinho, né?!

    Abraços

  16. o filhotinho da minha gata nasceu tem 11 dias , e ele de repente está miando meio engasgado . Só que ela está aliemntando-o , o que devo fazer ? alguém ae saberia me informar algo para pdoer salva-lo ?

    Resposta:
    Levá-lo ao veterinário. É possível que ele só tenha se engasgado e vai passar… Mas pode ser que precise de um Rx, caso não passe.

    Melhoras…

  17. nossa a arteiro que só meu deus ele ta comendo ms que td uma racao especial que a dtra passou ta td normal
    um grande bjo
    obrigada
    sempre q der passarwei poraqui

  18. Oi! Estava procurando informações sobre gatos na internet e achei seu blog! Meu gatinho tem 5 meses, na semana passada ele acabou de trocar os dentinhos… e ontem aconteceu q ele teve vomito e eu naum sei porque. Entao hoje ele não comeu nada o dia todo, eu insisti, comprei aquela ração pastosa qe ele mais gosta, tentei dar leite mas ele naum come de jeito nenhum, parece que ele sente vontade de comer mas, naum come. E suas fezes tbm estao estranhas, soh fez um pouquinho pela manha e estava mole. Depois ele se ajeitava pra fazer mas naum saía nada. Li que voce disse que é perigoso deixar ele sem comer mais naum sei oq fazer, e agora não posso leva-lo ao veterinario. Gostaria que voce tentasse me ajudar a saber oq esta acontecendo com ele.
    Desde já agradeço.
    Vlw. Obg

    Resposta:
    Oi… Vc desverminou seu gatinho há quanto tempo? Masi de 15 dias? Se foi, pode desverminá-lo novamente (mas cuidado, se faz muito tempo, a dose certa pode acabar sendo alta). Converse com quem vc vai comprar o vermífugo.
    Espero que dê certo…. Por favor, me retorne!
    Abraço

  19. ola!
    minha gatinha esta se alimentando pouco. e agora a noite peguei a ração e coloquei na minha mão p ela comer, só q notei q ela n esta mordendo a ração direito..o que pode ser? abri a boquinha e n vi nda anormal nem tartaro, ela esta com 2 aninhos.

    Resposta:
    Várias doenças levama a perda de apetite em gatos jovens. Será que ela está com dificuldade para comer estilo “neurológico” ou fraqueza mesmo?
    Tente oferecer ração úmida em lata para ver como ela reage!

    Abraço

  20. Oi,
    Meu gato semana passada ficou dois dias sem comer.
    Ofereci tudo que podia e nada. Ai fazendo uma busca na net achei o seu blog. Corri para o veterinario.
    Após exames acusou lipidose hepatica e foi internado.
    Ainda não se sabe o que causou pois a médica quer primeiro reverter esse quadro.
    Está tomando soro e medicamentos.
    Hoje fazem 4 dias e ele ainda não comeu nada.
    Quando comeu um pouquinho por uma única vez vomitou, mesmo com o medicamento.
    Já estou perdendo as esperanças e hoje a veterinaria praticamente me disse para trazer para casa para “esperar morrer”.
    Existe algo mais que se possa fazer?
    Ele é idoso, tem 12 anos.
    Será que tenho que me conformar com sua partida?
    Agradeço de coracão qualquer palavra.

    Resposta:
    Pela idade dele é um tanto arriscado colocar sonda com anestesia… Penso que você deva ouvir o prognóstico (chances de melhorar) da veterinária, afinal; ela está acompanahndo seu gato.

    Ana…
    Aceitar algumas coisas da vida não é escolha nossa. Pensamos que escolhemos não aceitar, mas não é verdade. Só nos resta aceitar. A diferença é que pensando que podemos mudar, sofremos. Mas a única coisa que podemos mudar em algumas circunstâncias (e a hora da partida é uma delas) é nossa forma de encarar as coisas. Seu gatuno teve a vida dele, com certeza, da melhor forma que vc pôde oferecer. Ele cumpriu a missão dele e, talvez, seja o momento de ele deixar a parte física (que aliás depois de uma certeza idade é mais dor que prazer). Ele não vai “partir”… A única coisa que vai partir é o seu coração se acreditar que realmente tudo acaba com a morte. Agradeça a oportunidade que seu gatuno está te dando para te fortalecer e te preparar para muitas dores que ainda deves passar (como todos nós) pela sua caminhada (esta talvez seja a missão dele também).
    Sei que não é fácl. Nada que traz dor é fácl. Mas não podemos evitá-la, né? Podemos apenas senti-la a nosso favor. A dor é uma grande mestra… Mas lembre-se sempre que seu gato não vai sofrer, se for para ele “partir”, como vc mencionou; é porque seria mais sofrido ficar.

    • Agradeço pelas palavras.
      Meu companheiro morreu de madrugada.

      • ana maria Says:

        linda perdi o meu com essa doença faz dia 9 de março 3 mesitos o meu tinha 10 anitos eu ate fiquei maluca ate uma depressao apanhei e n ando nada bem so penso nele dia e noite . eu ainda ando muito baralhada se quero outro ou n custou me tanto perder este que n sei ate que ponto sera bom ter outro

  21. barbara stefane albuquerque santos Says:

    Oi minha gatinha parou de comer tem 24h ela não come nada e tudo que eu dou a ela na seringa como agua,leite ela vomita.
    Ela vomita um liquido branco.Eu gostaria de saber se é alguma doença ou está relacionado ao fato que eu tinha uma gatinha menor que ela que era a compania dela elas brincavam o dia todo, aconteçe que eu dei a gatinhae no outro dia minha gata ficou assim, vcs podem mim ajudar?
    obrigada.

    Resposta:
    Pode acontecer,sim, de o gato ficar em depressão e começar a ter vários sintomas. Mas, penso que você deva levá-la ao veterinário para confirmar. Pessoas têm gastrite nervosa… Gatos são super sensíveis. Mas não temos como comprovar gastrite nervosa em animais…

  22. OI
    Parabéns pelo post, achei muito esclarecedor e de grande valia.

    Consegui fazer meu gato comer com um pouco de carinho :)

    Abraços

    Resposta:
    Fico muito feliz!!!!!!!!!

  23. Olá tenho um gato de 9 anos , bom faiz 2 dias que ele anda comendo e vomita , hojê ele parou de comer , resolvi a dar soro dei 1 copo de soro mas ele não foi a ao banheiro , depois de um tempo que eu dei o soro ele vumitou amarelo o que será isso ??

    Resposta:
    Pela idade do seu gato pode ser muita coisa… Quero dizer, muita doença séria como insuficiência renal e outras que levam à vômito e anorexia. O mais importante agora é saber como diagnosticar o que pode estar causando isso no seu gato. Mesmo que ele melhore sem fazer nada (eu não esperaria) seria interessante fazer uma bateria de exames.

  24. Alessandra Says:

    Olá achei seu site e achei muito interessante, veja se vc consegue me dar uma luz, tenho uma gatinha de uns 3 meses, ela apareceu no meu trabalho e levei ela pra casa, ela sempre foi toda eletrica, correndo, brincado, ficou um grude como meu outro gato, os dois viviam brincando e se lambendo, de uns dias pra ca, ela parou de brincar, só quer ficar isolada, naum quer comer, ta sempre com os olhinhos caidos, as orelhas geladas, levei ao vet, e ele mandou dar anti-toxico por 3 dias e remedio de verme no 4 dia, e repeti o de verme 6 dias dps, ela no inicio do anti toxico voltou a comer um pouquinho, se bem que pelo o q vc escreveu seria naum comer nada, pq ela come pra caramba, so que agora em um pouquinho ela quer comer, só consigo faze-la comer a força colocando uns carocinhos na boca dela, to dando soro e agua de coco pra hidrata-la, ela só quer beber agua do chuveiro que fica no box, naum sei mas o que fazer pra ela comer, vou comprar uma raçao em lata pra ve se ela come, ela come uma ração ra royal canin, juntamente com o meu outro gato que tem problemas urinários. tens algumas ideia do que eu possa fazer, ja to desacreditada, achando que ela vai morrer, já perdi 2 gatos no RJ (moro em fortaleza agora) confesso que naum sei se quero mas gatos. agradeço a atenção.

    Resposta:
    Se sua gatinha não tem apresentado melhora deve ser levada, novamente, ao veterinário. Pode ser que ele peça para ficar internada e fazer exames.

    Espero que já esteja melhor!

    • Acho importante levar ao veterinário novamente para fazer exames de sangue, além de soro na veia (claro continuar alimentação forçada). Isso é o que podemos fazer de mais correto para depois não nos arrependermos… Muitas vezes, ficamos limitados em casa.

      Melhoras!!

  25. Alessandra Says:

    ah, antes de leva-la ao veterinario ela chegou a vomitar, dps que tomou os remedios naum vomitou mais, o vet disse q os sintomas seria de vermes.

    • Se foi vermes, melhor; mas ela tem que voltar a comer. Às vezes, pode ser vermes e outra coisa junto. Às vezes, somente a verminose desencadeou a falta de apetite e se não está sendo revertida, é preciso revertê-la, com alimentação e soro. E, claro, investigar se não há mais alguma coisa levando à falta de apetite.

  26. Olá, gostaria de uma ajuda. meu gato é persa, tem 9 anos, e agora esse final de ano, viajamos e o deixamos em um petshop. ficamos quase um mês fora, e quando ele voltou pra casa, estava bem fraco e não queria comer, só conseguia beber água. levamos ele para ser internado, e no exame de sangue, foi detectado infecção (sem especificar qual). estava também com hipotermia, e colocaram em um colchão especial e a temperatura dele aumentou. está com soro e vitaminas, mas continua sem querer comer. está tomando antibióticos já, mas continua fraco. hoje é o terceiro dia que ele está na clínica. o que ele pode ter? espero a resposta em breve. obrigada.

    Resposta:
    O que pode ser apenas quem está tratando dele e fazendo os exames necessários poderá descobrir. Nem sempre fechamos o diagnóstico como gostaríamos. Acho importante conversar com o veterinário para fazer alimentação forçada (com ou sem sonda) independente de quando e se for diagnosticado. É comum inflamação/infecção no fígado (na lipidose isso ocorre). Foi feito exame das enzimas hepáticas? Na verdade, a lipidose não é uma doença em si necessariamente, pode ser apenas um sinal clínico de outra doença. Quer dizer, se o animal para de comer por outra doença, ele pode desenvovr lipidose como conseqüência de parar de comer. É comum, quando o dono viaja, o gato ficar estressado e parar de comer e desenvover a lipidose por isso.
    Melhoras para ele. Pode falar para seu veterinário conversar comigo, se quiser…

    • muito obrigada pela ajuda!
      já tenho mais informações, o exame hepático deu normal. o problema dele é renal. está com insuficiência renal, mas é possível que desde um certo tempo ele já vinha apresentando sintomas, como beber bastante água, e nós nem alertamos para isso. uréia e creatinina estão altos, e o veterinário disse que nos animais é mais difícil baixar, diferente dos humanos. ele vai fazer um ultrassom ainda, e vão colocar a sonda nele, porque continua sem comer, e assim pode levar a esta lipidose que você falou.
      e mais um detalhe, ele é castrado, pois há uns 4 anos, ele teve infecção urinária, e operou 2 vezes.
      isso me dá esperanças, pq ele aguentou essa, e tenho fé em Deus que vai aguentar mais uma. estamos na torcida aqui.
      muito obrigada mesmo.

  27. ah, e esqueci de dizer, ele não está vomitando, mesmo com o soro.

  28. Boa noite! Li alguns e-mails postados e estou aqui, não para pedir ajuda para o meu gato, mas para fazer um alerta, pois há 2 meses perdi meu gato que eu tanto amava. Justamente por não entender bem os sintomas da lipidose hepática que foi o que o vitimou. Essa doença é muito séria e, na sua grande maioria, leva o gato à morte. O meu gato sempre comia pouco e eu sempre oferecia alguma coisa para ele comer, mas nem assim, pude perceber o perigo que o rondava. Um dos fatos que acho que o levou a desenvolver essa doença foi o cio, ele não parava mais dentro de casa, passava a noite na rua; quando chegava, comia um pouco e ia deitar. Em uma dessas noites, estranhei porque sempre aparecia quando eu me levantava as 6:00 da manhã, mas nesse dia chegou depois das oito e já vomitando, achei normal porque gatos, às vezes vomitam, mas passada meia hora após esse vômito, ele começou a enrolar dando convulsões, fiquei apavorada! Levei-o para o vet imediatamente. Mas já era tarde, ele foi internado 08:00 e veio a óbito no outro dia no mesmo horário. Então, não pensei que um gato que vomita de vez em quando, pode não ser normal e estar realmente doente, esse é principal sintoma da lipidose. É fatal! Hoje, tenho outros três gatos e observo muito cada um e li muito a respeito da doença que “levou” o meu gato. Então, perca alguns minutos com seu gato, pode salvar sua vida. Espero ter ajudado!

    Resposta:
    Tenho certeza que ajudou, Virginia!! Tomei a liberdade de corrigir um pouco seu texto apenas para melhor entendimento dos que vierem a ler e, assim. se beneficiarem com seu depoimento. Peço desculpas se alterei o significado de alguma coisa e peço que me corrija para eu poder arrumar.
    Abraços…

  29. oi a gatinha minha e da minha mae e parou de comer e ficou deprimida no domingo. Eu estava fora de casa, minha mae me ligou na quarta para falar como ela estava.
    Fui correndo para casa ela tinha perdido muito peso, tentei dar comida capim tudo mais nada.
    Iria levar la no veterinario hoje quinta feira mais ela nao resistiu, partiu de manha.
    Apessar dele ja ter uma idade avançada 10 anos talvez se ela tivesse ido ao veterinario antes ela estivesse viva agora.
    Por isso, gente; se o seu animal tiver doente, leve-o logo ao veterinário!
    Obrigado.

    Resposta:
    Obrigada por compartilhar!!
    Gostaria de aproveitar seu comentário para alertar os leitores do nosso blog para dar a devida importância em levar seu gato ao veterinário.
    Há um tempo, tenho sentido vontade de escrever sobre isso e, com o seu comentário, vejo que é realmente importante!
    Escreverei um artigo sobre o assunto para conscientizar os leitores.
    Muito obrigada!

  30. Minha gata Angelica está se recuperando de uma lipidose Hepática. Foi uma grana que gastei, mas a Drª Thilde disse que ela tem que tomar clusivol 2,5ml de 12 em 12 horas. Mas, mesmo dando há 4 quatro dias ela, não está comendo. Só bilisca uns fiapos de peito de frango e bebe um pouquinho de água. Me ajude a Angelica emagreceu quase 2KG. Ela pesava 4,5KG , está bem magra, me ajude num remédio para abrir o apetite dela, pois está muito dificil. Já nem sei se é manhosa, ela vive comigo há quatro anos, morro de medo de perdê-la. Estou gastando o que não tenho para dar o melhor a ela. Mais não sou adivinha. Que faço, me ajude por favor! Obrigada.

    Resposta:
    Olá, Ana Beatriz. Como você falou, sua gata está sendo acompanhada pela Dra. Thilde, por acaso, você já a informou que Angélica não está comendo apesar da medicação prescrita? Sugiro que faça o quanto antes. Converse com a Dra. sobre forçar alimentação em casa, numa seringa, até que ela esteja comendo BASTANTE sozinha. Rações úmidas comerciais hipercalóricas ou para doenças de fígado (confirme com sua veterinária indicar) são fáceis de colocar na seringa e forçar a cada uma hora para Angélica. Mas, atenção, a gata não pode vomitar! Se isso acontecer, ela vai precisar fazer a alimentação forçada na clínica. Quanto à perda de peso, eles perdem mesmo e demora um pouco para recuperar. Seria importante pesá-la em uma balança digital diariamente ou a cada dois dias para avaliar o ganho de peso em gramas. Se, ao invés de a gata estar aumentando, estiver perdendo peso em gramas ou mantendo, algo está errado. É preciso reavaliar a quantidade de calorias ingeridas. Não posso indicar nenhum remédio por e-mail. Mas posso dizer que o mais importante no tratamento da lipidose é a alimentação forçada (contanto que não haja vômito). É normal eles perderem o apetite, ela não está sendo manhosa. Só com o tempo, forçando alimentação, é que ela voltará a ter apetite sozinha. Lembre-se, mesmo que ela vá comer sozinha no potinho, ainda assim precisa fazer alimentação forçada até que ela coma MUITO sozinha e esteja fazendo suas necessidades (fezes) em grande quantidade também. Para tratar a lipidose é preciso muita paciência do dono do animal e do seu veterinário, a recuperação é demorada e deve-se levar a sério a tal alimentação forçada a cada hora, porque o gato pode parar totalmente de comer e voltar a adoecer.

    Por favor, mantenha-me informada sobra Angélica.
    Boa sorte!

  31. Boa noite, Queria pedir uma orientação veterinária….. meu gato está com uma infecção na perna faz uma semana mais ou menos, ele apareceu com uma espécie de mordida, não sabemos o que foi. Minha mãe levou em um veterinário que detectou uma febre de quase 40 graus. Deu uma injeção pra baixar a temperatura e receitou um antibiótico. No segundo dia do medicamento ele começou a vomitar tudo que comia e faz três dias que ele não consegue comer nada. Minha mãe voltou no médico e ele receitou um medicamento pro estômago, porém não resolve, ele continua sem comer.

    Vc tem alguma sugestão do que devemos fazer?? Estou preocupada, pois ele vai acabar morrendo se não comer nada. Devo levar em outro veterinário, fazer exame de sangue, internar??

    Resposta:
    Sim. Deve levar a outro veterinário caso o seu veterinário não dê a devida importância para anorexia (falta de apetite). Possivelmente, ele precise ficar internado tomando soro e fazendo medicação injetável para vômito, bem como fazendo alimentação forçada. Concomitantemente, é claro, com o tratamento para a infecção da patinha! Exames de sangue sempre são bem vindos!! Pois pode-se avaliar fígado, órgão normalmente afetado quando há em vômito.

    Se o veterinário optar por tratamento em casa… Certifique-se de que não esteja vomitando mais para poder fazer os medicamentos orais. E converse com o veterinário para você mesmo fazer alimentação forçada (a/d Hill’s – ração hipercalórica úmida, ou Fellovit – pastinha com nutrientes para gato). Passe a pastinha na pata dele (na parte de cima), ele vai precisar comer para se limpar. A ração úmida, pode colocar numa seringa e oferecer de hora em hora, mais ou menos!

    Boa sorte! Melhoras para seu gato!

  32. O gatinho d minha mãe derrepente começou a ficar triste e não consegue comer nada, só toma leite q ela msm dá com uma seringa, meu esposo examinou ele e disse q parece estar c um osso quebrado, onde moramos não há veterinários especializados p animais pequenos, o que faço???

    Resposta:
    Seu gatinho não vai ter fome com dor. Se for fratura, sabe o quanto é dolorido! Se houver veterinário para grandes animais já é melhor que nada… Peça para ele examinar e prescrever antibiótico e antiinflamatório. Para evitar que seu gato fique muito tempo sem comer, force na seringa, ao invés de leite, ração. Ou ração seca batida no liquidificador e para ficar mais apetitosa, coloque ração úmida junto. É importante forçar de hora em hora e ver se ele vai defecar (fezes).

    Boa sorte!

  33. Paulo Mauricio Says:

    Minha gata não come a dois dias, só bebe água. No primeiro dia vomitou algumas vezes à noite e durante o dia seguinte uma vez. Levei no veterinário para examina-la e ele não constatou nada de anormal, ou melhor considerou tratar-se de indisposição. Receitou Hepatox, cobavital e redoxon que aplico oralmente utilizando uma seringa. Essa medicação está correta ?
    Além disso mandou oferecer outros tipos de alimentação, para ver se ela se interessa, mas até agora sem sucesso.

    Resposta:
    Protetores hepáticos (fígado) são utilizados, sim, para tratamento de vômito. Mas se você mesmo diz que não melhorou apesar da medicação e provavelmente, mesmo mudando alimentação; volte a levá-lo no veterinário. Já está há muito tempo sem comer!

    Melhoras para sua gata!

  34. Daniella Says:

    Olá! Boa Tarde!
    Faz dias que percebi que meu gato de 8 mese não esta comendo, então comprei uma ração de peixe e ele comeu uns dois tres dias soltou o intestino dele e agora não ta cxomendo mais. Levei na veterinaria e la ele comeu um pouco de pedigri de latinha e a veterinaria misturou um pouco na ração que ela tinha la e o gato comeu. Comprei uma latinha de pedigri e levei um pouco da ração e a veterinaria vermifugou o gato tambem. Neste dia o gato evacuava mole, no dia seguinte não quiz comer dinovo. agente chama ele, ele vem desesperado pra comer , mas não come. o que devo fazer?

    Resposta:
    Deve conversar de novo com sua veterinária… Talvez, precise de exames de sangue! Importante seria forçar um pouquinho da ração úmida na seringa para ver se, depois disso, ele come sozinho. Mas o mais importante é ver com a veterinária, pois se o gato não está comendo, precisa de soro!

  35. Oi, bom dia!
    Comprei ração umida da marca Saude e Vida e o meu gato comeu so um pouquinho, mesmo assim forçado.Agora ele esta evacuando mole igual agua e parece ter sangue nas feses

    Resposta:
    É importante sempre trocar de ração de forma gradativa. Levar, pelo menos, 3 dias para a troca (ração antiga com a nova). No início, colocar pouco da nova. Sempre que se troca de ração, o gato pode ter diarréia ou constipação (devido às diferenças de nutrientes das rações, como quantidade de proteína, por exemplo). O sangue pode ser vermes ou do intestino “machucado” da diarréia. Convém conversar com seu médico veterinário para ver necessidade de vermífugo ou de tratamento para enterite (inflamação do intestino).

  36. Preciso muito de ajuda, adotei uma gatinha de rua, com mais ou menos 4 meses (eu acho), tava gripada e dei amoxicilina pra ela por sete dias, como minha maior preocupação era com seu cio, a levei pra castrar antes de mais nada (dia 10/08/10), o vet disse que a cirurgia foi meio complicada, mas ela se recuperou bem, tomou amoxicilina e antiflamatório por mais 7 dias, tava tudo bem, até que começou a ficar com diarréia e parou de se alimentar, a levei no vet de novo e ela tava com febre, ele aplicou um anti-térmico e um antibiótico, não resolveu, na manhã seguinte notei que em suas fezes tinha um vermes compridos e brancos, liguei pro vet e ele receitou albendazol e azitromicina, ambos estou administrando ainda, a diarréia cessou, as fezes apesar de bem poucas (pela falta de alimentação) estão normais, não chegou a vomitar nenhum dia, estou fazendo alimentação forçada com seringa (sopinha, agua, soro e leite) já troquei de ração, já tentei ração pastosa, mais não se interessa por nada … quando ela tenta comer sozinha começa com uma tremedeira e para, só fica deitada, as vezes vai fazer suas necessidades e na volta pra caminha nem consegue chegar, deita no meio do caminho … fazer a alimentação forçada é uma dificuldade, sempre que coloco a seringa na boca dela começa a babar e perco quase a metade do que tento dar a ela, sem contar os arranhões …
    Por favor me dêem uma dica, moro numa cidade do interior, nem vet não tem, o mais próximo fica a 40 km e mesmo assim atende apenas uma vez por semana, hospital para internação então nem pensar … Tô muito preocupada, alguém tem idéia do que pode ser? Tô tentando fazer o que posso, apesar de pouco tempo me apeguei muito a ela e não quero perde-la de jeito nenhum…

    Resposta:
    Com tanta diarréia, sua gata deve estar muito fraca. Além da alimentação forçada, talvez, esteja precisando de soro (não oral, mas na veia). Os tratamentos que vc fez foi o veterinário que prescreveu? Vc pode conversar com ele sobre soroterapia, se não der para fazer na clínica, ele te explicar para fazer subcutâneo em casa. Também seria interessante alguns exames de sangue, afinal era uma gatinha de rua e há muitas viroses. Inclusive, algumas delas, fatais como a PIF (Peritonite Infecciosa Felina) por exemplo; cujo um dos sintomas é diarréia. Para alimentação forçada, o melhor seria uma ração úmida hipercalórica (que contém muitas calorias em pequena quantidade de ração), converse com seu veterinário a respeito!

  37. Bom dia, tenha uma gata igualzinha a da foto acima ela vai fazer dois anos, estou notando que ela esta emagrecendo,a ração que ela gosta é a wiskas e mesmo assim come pouquinho, ela é um grude comigo e dorme ao meu lado na cama estou ficando preocupada, pode me dar uma luz para entender pq ela esta emagrecendo, nunca entrou no cio e não é castrada

    Resposta:
    Ela pode estar entrando no cio… As gatas costumam comer menos e emagrecer no cio. Gatas não sangram, mas miam muito no cio. Ela está miando muito?
    Para descobrir o que está acontecendo, é preciso que o veterinário avalie a sua gata e, provavelmente, faça exames de sangue.

  38. O meu gato Simba perdeu o apetite. Anda assim desde os meus avos viverem em minha casa. Acho que a mudança de rotina o levaram a comer pouco. Mas nao entendo porque! Foi com a presença de meus avos que ele nasceu, nao deveria dar-se bem com eles ou pelo menos estar habituado a eles?
    Se nao for a causa de meus avos, sera do calor?
    Espero que me esclareçam!

    PS:Desculpem meu texto nao ter acentos. O meu teclado pirou.

    Resposta:
    É possível que a presença dos seus avós tenha levado a falta de apetite do seu gato… Mesmo que ele tenha nascido na presença deles, não deve lembrar-se… E gato é muito sensível a mudanças na casa, principalmente pessoas “diferentes”.
    O calor também leva a falta de apetite, mas eles comem menos, não devem parar de comer totalmente. Independente da causa, o mais importante é fazê-lo comer o quanto antes! Leve ao veterinário e, enquanto seu gato é tratado, vocês descobrem a causa juntos.

  39. Boa Tarde, meu gato duas noites atras ele começou a minhar estranho e logo depois disso ele vomitou, acordou vomitando no dia seguinte, passou o dia sem comer e sem beber e hoje ele ainda continua sem comer, ontem a noite tentei dar leite p/ ele, mas logo em seguida ele vomitou todo o leite que foi dado, eu não sei o que fazer e também não sei o que ele tem, você pode me Ajudar???

    Urgente…

    Resposta:
    Imagino que você tenha levado seu gato ao veterinário a tempo… Não pude acessar meu blog estes dias…
    O vômito é um sintoma comum a muitas doenças… É muito difícil saber o que é sem avaliar o animal e, muitas vezes, sem fazer exames. Um vômito assim agudo e intenso é comum em intoxicação. Sinto não poder ter ajudado, mas não teria muito o que eu te dizer a não ser LEVAR AO VET, como você mesmo disse, URGENTE!

  40. oii minha gatinha parou de se alimentar direito depois kii arrumanos outro gatinho ela já é magra agora ta muito mais ela tem 2 anos e tambem começou a soltar muito pelo, estou muito preucupada pois é minha paixão ela adorava brincar agora não brinca mais fika até 2 dias sem fazer coco.

    Resposta:
    Espero que já tenha levado sua gata ao veterinário (ou que ela tenha voltado a comer milagrosamente). Parece ser bem típico de lipidose hepática: stress por gato novo em casa, para de comer… Mas apenas examinando-a (exames de sangue) pode-se saber! Se for, precisa urgentemente de internação e alimentação forçada.

  41. meu gato parou de come ele parece que esta sentido muita dores na barrica a respiração dele esta muito fortenão sei mas o que fazer estou sentido muita perna dele, sendo que hoje é sabado ja esta tudo fechado e até segunda vai demora muito tempo, o que eu faço até segunda feira

    Resposta:
    Não acesso meu blog com a frequência que gostaria… Desculpe a demora, espero que tenha resolvido!

  42. para leva ele ao veterinario
    Resposta:
    ???

  43. Oi, boa noite!
    Muito interessante o seu blog… =D
    Bom, se puder me ajudar agradeço :)
    Tenho uma gata que foi esterelizada e depois de alguns dias q ela voltou da cirurgia começou a apresentar gripe e acabou passando pra filhinha dela de 5 meses. A gata “mãe” curou-se sozinha mesmo, mas a pequenininha ficou bem debilitada, deu pra ela uns antibióticos injetáveis e nada. Fui ao vet e ele passou um descongestionante, remédio pra vermes e vitamina pra abrir o apetite. Dei a medicação (esceto o vermifugo) e ela contiunuou sem querer comer nada, tudo eu tinha que dá atráves de uma seringa (sem agulha). Levei a outro vet e ela ficou internada, isso no sábado (01/10/2010), estava com febre alta e bem fraquinha, ele me disse q ela estaria com pneumonia :(
    Todos os dias eu ligo pra saber como ela está e ele diz q ela continua sem querer comer, já tentou ração pastosa, leite. carne crua e nada.
    O que eu faço? Me ajudaaaaaaaa

    Resposta:
    Espero que sua gatinha tenha melhorado!! Talvez seria uma opção fazer alimentação via sonda… Não sei a idade e nem o estado geral dela, os veterinários que avaliaram é que saberiam realmente o que fazer… Devem ter tentado alimentação forçada numa seringa…
    P.S. Gostaria de ter um retorno sobre sua gatinha, pois demorei para responder…

  44. Fernanda Mattos Says:

    Boa tarde, adotei um gatinho e esta comigo apenas a um dia, ja tentei dar ração seca, ração húmida, leite, mas ele não quer nada, nunca tive um gatinho antes e estou bem preocupada. Ele tem 6 semanas, e desde que chegou em casa só quer se esconder e parece estar assustado.
    Por favor me ajude, pois não sei o que fazer para ele comer. Obrigada.

    Resposta:
    Você pode tentar colocar leite num conta gotas para ele “mamar”. Já existem mamadeirinhas para filhotes à venda. Se der certo, depois ofereça algo mais nutritivo para ele mamar (nosso leite não é o ideal para gatos). Ofereça meio morninho e várias vezes ao dia! Ele está defecando? As mães gatas costumam lamber a barriguinha dos filhotes para urinarem e defecarem… Se ele não estiver urinando e defecando, faça massagem na barriguiha (de leve) e passe um cotonete umedecido na região do ânus algumas vezes ao dia.

  45. Boa noite, gostaria muito de uma opinião, faz mais ou menos uma semana que minha gatinha adoeceu, ela tem 1 ano.
    Primeiro ela parou de comer, mas continuou tomando bastante agua, esperei tres dia e a levei no veterinário qie me disse que provavelmente ela estaria com algum tipo de protozoario, por ela estar com diarréia, pois bem a diarreia cessou apos dois dias de medicação, só que ela continua não comendo, esta fraquinha, não consegue nem caminhar direito, choro so de olhar pra ela; voltei ao veterinario, que passou mais medicação (que ela rejeita de todo jeito ), bem passou duas semanas ela esta na mesma, mas agora ele disse que possivelmente seria alguma doença no figado, me pediu que fizesse uma ultrassonografia pq achou que seu figado estava um pouco aumentado, e tbem porque a cor dos seu olhos que são azuis estão bem verdes.
    Por favor gostaria de alguma opinião, se devo trocar de veterinario ou esperar,
    Muito obrigada…

    Resposta:
    Na minha opinião, acho importante sempre ter uma segunda opinião. E fazer o ultrassom que o veterinário pediu.

    Melhoras para sua gata!

  46. Oi, Olha meu gato vai fazer um aninho ainda e ele tava com febre ( 42 de febre ) depois abaixou sentia dores no corpo e tudo mais quando ia encosta nele , ele miava alto só q levamos no veterinário e tudo mais só que hoje ele não comeu e nem bebeu água e esta muito indisposto fico no soro lá na PET já tomou vitamina ( a veterinária disse que teria q fazer uma ultra pra saber o que é pq ele ta com a barriga doente um negosso assim …) mais acredito que seja dor de garganta por que ele senti dome ele cheira a comida , mastiga um pouco e depois desistir , ( pra ele não fica de gjum comprei papinha de nenem e coloquei na seringa e dei pra ele e ele come numa boa ) será q e a garganta mesmo? me ajudem por favor . OBRIGADA

    Resposta:
    Pode ser… Mas também pode ser lipidose… Porque é bem assim que acontece: os gatos ,às vezes, comem um pouco e param… Feridas na boca também levam a este sintoma. O melhor é fazer o ultrassom que o veterinário falou!

    Melhoras para seu gato!

  47. Ola a todos,

    tenho duas gatinhas, Sheena e Judy… nos mudamos a 6 meses para a Inglaterra onde tivemos que deixa-las em um gatil pois aqui eh obrigatorio todos os animais que veem do Brasil ficarem confinados por 6 meses.

    Bem, Judy estava obesa (pesava 7 kilos) quando chegou aqui (foi pesada hoje e esta com 3.55 kgs)… e por causa de todo stress da mudanca, viagem, quarentena, ela simplesmente parou de comer e teve essa doenca lipidose…
    O caso dela era grave de desnutricao entao os veterinarios falaram que era necessario colocar um tubo de alimentacao na sua barriga mas “para ajudar” ela estava tb com um problema de coagulacao no sangue o que fez com que a cirurgia demorasse mais e mais para acontecer…
    Bem, resumindo, faz uma semana que elas sairam da quarentena, judy estava comendo, nao a quantidade que comia antes mas estava bem, de dois dias para ca parou de comer novamente, so lambia as comidinhas.
    A levei ao vet hoje e ela vai permanecer 4 dias la com um tubo de alimentacao no nariz e tomando soro.

    Estou muito chateado com essa historia toda, vcs devem imaginar mas no fim tenho certeza que tudo dara certo.

    Entao, salientando o que a doutora disse, por favor, se seu gato tiver algum sinal de que parou de comer, leve em um veterinario e veja o tratamento adequado.
    Obrigado pelo espaco.

    Francisco

    Resposta:

    Fico agradecida pelo seu comentário, Francisco!! Aos poucos, juntos, vamos conscientizando os donos de gatos a dar a devida importância à saúde deles. Porque a medicina felina está crescendo cada vez mais, temos muitos estudos e tratamentos modernos atualmente para os gatunos, mas de nada adianta se os seus responsáveis não fazem bom uso disso…

    Torço para que Judy melhore logo… E é assim mesmo: muitas vezes há “recaídas” de lipidose quando o gato já apresentou uma vez. O importante é não desistir, dar o devido tratamento e evitar estresse para ele.

    Abraços!

  48. Tenho 7 gatos em casa, sendo 2 fêmeas. Um deles começou a espirrar e depois de alguns dias ficou bom(acho que era resfriado). Logo os outros ficaram espirrando também e se curaram. Acontece que uma das gatas faz 1 semana que espirra e de uns 3 dias pra cá, não come nada. Fica com a boca aberta, o que entendo que não consiga respirar pelo nariz. Só bebe água.

    Faço cafuné e ela não consegue miar como costumava fazer.

    Que tipo de comida posso dar na seringa pela boca? Não sei o que ela tem. Isso não parece resfriado. Está muito indisposta. Ela tem 11 meses(humanos) de idade.

    Não tenho condições de pagar veterinário.

    Resposta:
    Numa situação grave desta, fica difícil fazer algo sem a avaliação do veterinário… Porque pode ter uma pneumonia envolvida e, se ela fica com a boca aberta (provavelmente para conseguir respirar), fica até perigoso forçar alimentação na seringa (pode ficar sem ar, já que este normalmente já é um ato estressante). Também pode ser que sua gata tenha feridas na boca (por consequência do “resfriado”) e a dor não a deixa comer. Nos dois casos, é muito importante a avaliação de um veterinário para saber o tipo de antibiótico a ser prescrito (se é que seja necessário um) e outra terapia coadjunvante.

    Espero que você consiga alguma forma (seja emprestando dinheiro) para dar o devido tratamento a sua gata… De coração…

  49. Oi minha gata não quer comer , tá muito quieta e nem mia. percebi isso hj, é por conta do feriado não tenho como leva-la ao veterinário.O que devo fazer? forçar comida com seringa? dar leite?

    Resposta:
    Espero que já tenha voltado a comer… É importante sempre verificar com o veterinário qual a causa da anorexia (parar de comer) antes de forçar alimentação…

    Abraços

  50. Bom dia! Minha gata está com problema de coluna, e não vem se alimentando tenho que insistir muito para ela comer alguma coisinha minima, o veterinario me deu um remédio para o apetite, faz 3 dias que ela ta tomando e nada de melhorar, tenho muito medo pois ela ja emagreceu bastante e também ja esta meio velhinha! Devo tentar alimenta-la com a seringa?
    Muito Obrigada

    Resposta:

    Com certeza! Ela está fazendo tratamento para coluna?

    Melhoras para ela!

  51. Boa tarde! Tenho um gato com cerca de 6 meses, que costuma ficar na rua, acontece que este sabado ele n apareceu em casa, e apareceu no domingo muito estranho, não comia nada, não se mexia, so queria tar deitado, na segunda continuava igual, na terça levei-o ao veterinario, fizeram analises ao sangue e estava tudo bem, ficou de terça para quarta la internado a soro. Ontem fui la busca-lo e realmente ja estava bem melhor, ja ronronava e parecia ja estar mais bem disposto, a veterinaria não me soube dizer o que podera ter provocado. Estou a dar as seguintes medicações: Phosphalugel e Flagyl. Acontece que desde ontem em que o fui buscar ele continua a não comer nada, o que acha que devo fazer?

    Obrigado

    Resposta:
    Converse com o veterinário que o gato não está comendo e veja a possibilidade de fazer alimentação forçada na seringa…

    Melhoras para seu gato!!

  52. OI faz uma semana que meu gato come e vomita tudo , chamei um veterinario e o mesmo falou que ele estava com a garganta inflamada e o ouvido tomou injeção por 5 dias seguidos, mas ele piorou agora ao invez de vomitar uma ou duas vezes por dia tudo que ele come vomita… não sei mais o que fazer o veterinario não fala muitas coisas sabe , hoje tentei colocar ração infantil para ele comer comeu agora estou aguardando para ver se ele vai vomitar, vou dar soro tbm..não sei mais o que faço.

    Resposta:
    Converse com o veterinário para fazer uns exames de sangue/ ultrassom… Nem que ele fique internado na clínica tomando as medicações necessárias e alimentação forçada, conforme indicação do veterinário.

  53. A ração infantil não adiantou ele vomitou de novo meu Deus não aguento mais….o que eu faço??????

  54. não adiantou ele vomitou de novo meu Deus não aguento mais….o que eu faço??????

    Resposta;
    Quando o gato insiste em vomitar, só há uma coisa a fazer: levar ao veterinário! afinal, vômito em gatos é coisa séria!!

  55. olá td bem?
    Meu gatinho tem 8 meses, o tico….
    ele só vomitava e fazia cocozinho mole, levamos ao vet e ela deu soro na pele e disse q obstruiria aos puocs, até entao ele tava ativi, brincava
    depois disso ele fikou prostrado, nao come, nao bebe..
    sente muitas dores abdominais….
    fizemos exames de sangue urina e fezes..nas fezes n deu verminose, mas vimos vermes no cocozinho dele….e tb no de urina deu um pouco de sangue, vamos fazer hj o ultra…
    mas ele n come e n bebe há 2 dias, estou muito preocupada, pq ainda ninguem sabe o q ele tem, o que vc me sugeria?
    bjo

    Resposta:
    Esperar o resulatdo do ultrassom… Se o veterinário pedir para internar (para soro etc), fazê-lo.

    Melhoras…

    • Oi …graças a Deus meu gato está melhor já está brincando pulando e até me arranhando rsrsrsr…ufa mas foi um susto daqueles….

      Resposta:
      Que bom!! Obrigada por responder!

  56. Olá, bom dia

    A nossa gata teve câncer, foi operada e passou bem, até começar o tratamento de quimioterapia, deveriam ser 3, mas no segundo ela começou a ter problemas e foi ficando fraca, tomou alguns antibióticos e começou a diminuir a alimentação, começamos com a alimentação forçada, voltou a comer aos poucos, mas continua muito magra.
    Voltamos ao veterinário e foi constatado essa doença no figado e ela ficou internada com soro e sob cuidados.
    Agora fica a dúvida de como proceder, se apenas isso ajudaria a solucionar o problema ou ainda teremos ou poderemos ter maiores problemas.

    Abs

    Marcos

    Olá Marcos! Se foi diagnosticada a lipidose, é importante não subestimá-la… Deixar sua gata internada com a alimentação devida (seja sonda ou forçada, cabe ao veterinário decidir) e os medicamentos de suporte. Lembrando que ela está passando por outra doença grave e que só a lipidose em si pode levar a óbito, é MUITO importante estar sempre monitorando sua gatinha com o veterinário dela e, se ele indicar internação, fazer. É importante, quando ela estiver em casa, verificar a quantidade de ração que come sozinha e se está defecando (e quanto está defecando). Parou de comer de novo, ou ficou muitos dias sem defecar (possivelmente porque esteja comendo menos), leve correndo ao veterinário novamente!

    Melhoras para ela!

  57. Olá! Eu tenho um gato que se chama Simba, e que tem 14 anos. É castrado e não tem contacto com outros animais. Aos 6 anos de idade ele teve um problema na bexiga, não conseguia urinar, eu levei-o ao veterinário e ele ficou bom. O Simba só comia práticamente comida de lata Friskies, e alguma ração, mas muito pouca. Devido ao problema da bexiga o veterinário aconselhou-me a dar-lhe só ração, mas eu com pena do meu Amigo porque ele não comia quase nada, umas semanas depois de ele estar melhor, voltei a dar-lhe comida de lata. Ele voltou a ficar doente, e desta vez foi muito mais grave, a urina teve de ser retirada da bexiga com uma seringa, porque nem com uma algália se conseguia tirar, depois disso ele teve que fazer tratamento durante uma semana, e passou a comer ração especial para o tipo de problema que ele tinha, e ficou bom. Aos poucos eu fui retirando a ração especial e ele ficou a comer só a sua ração da Friskies. O Simba até hoje nunca mais se queixou da bexiga, e eu nunca mais lhe dei comida de lata. Agora o meu Simba tem 14 anos, e depois desses anos todos a ter uma vida saudável, deixou de comer derrepente. Eu mudei de casa e claro que o levei comigo, ele estava a adaptar-se bem, comia normalmente, e ía à sua caixa como habitual. Na Segunda-Feira, notei que ele não comeu nada todo o dia, ele tinha vomitado durante a noite, mas eu não dei importância porque isso acontece regularmente. O Simba vomita praticamente todas as semanas, desde pequenino, talvez por ter tido lombrigas em pequenino. Na Terça-Feira ele continuou sem comer, e eu fiquei preocupada, porque isso nunca aconteceu, eu reparei também que ele estava muito parado, a dormir todo o dia, e que estava a perder peso.
    Na Quarta-Feira telefonei ao veterinário, porque realmente isso não é normal, ele está magrissímo. Na Quinta-Feira, fui ao veterinário com o Simba, o veterinário apalpou-o e não detectou nada, viu a boca e os olhos e também não detectou nada, viu a febre e ele tinha um bocadinho de febre, resumindo, ele disse que não via nada de especial no Simba, que devia ser uma intoxicação alimentar. Eu nunca mudei a ração do Simba, ele continua a comer a ração da Friskies, a única diferença é que a última que eu comprei é própria para gatos caseiros, mas é da Friskies tal e qual como as outras. O Simba tem sempre á sua disposição três rações diferentes, a de Peixe, a de Coelho, e a de Carne de Vaca, e claro tem a sua água sempre fresca. A última ração que eu comprei era de Frango. O veterinário disse que podia ser da ração de Frango, ou ele podia ter comido algum bexinho, deu-lhe 3 vacinas de tratamento e uns comprimidos Synulox para continuar o tratamento. Na noite de Quinta-Feira para Sexta-Feira, o Simba vomitou um bocado, da última vez que vomitou até saiu dois bocadinhos pequenos de sangue, desde aí não vomitou mais. Na Sexta-Feira à noite telefonei ao veterinário, disse o que se passava, e comecei a dar os comprimidos, mas com medo que ele vomitasse o comprimido, obriguei-o a comer, desfiz um bocadinho de ração e juntei com um bocadinho de sopa, e dei-lhe com uma colher, ele não achou muita piada, mas lá comeu um bocadinho. Hoje, Sábado, ele tomou um comprimido de manhã e em seguida voltei a dar-lhe ração desfeita com leite. Agora à noite ele vai tomar outro comprimido, e vou voltar a dar-lhe ração desfeita com sopa. Eu não sei se estou a fazer bem, mas eu já não o posso ver sem comer. Ele tem aguentado a comida no estômago, não tem vomitado, está mais espertinho, vai à caixa urinar, mas não come por si e à 2 dias que não faz cocó. Será que me pode ajudar, eu não consigo perceber o que é que ele tem???

    Resposta:
    Vejo que você está se esforçando para ajudar seu pequeno Simba… E que, aparentemente, a medicação está fazendo efeito. O que poderia ajudar mais vocês a ajudarem o Simba, talvez seja, uns exames de sangue, tipo um check up, sabe? Se nada aparecer no sangue, quem sabe um ultrassom… Converse com seu veterinário, tenho certeza que ele indicará o melhor caminho. E continuar forçando alimentação, já que ele não está vomitando, se o seu veterinário (ou melhor o veterinário do Simba) concordar. Acho importante investigar bem a causa desta falta de apetite, visto que ela persiste e que gato não tolera muito tempo sem comer (ou comendo quase nada).

    Boa sorte para vocês!

  58. minha gata tem 15 anos esta com problema de figado e não quer comer nenhum tipo de ração. teria alguma sugestão
    Resposta:
    É importante levá-la ao veterinário, para ver se eles internam (para alimentação forçada ou por sonda) e realizar vários exames complementares. Mas é importante nào dixar sem comer por muito tempo.

    Melhoras para sua gata!

  59. Faz uma semana que meu gato não come direito, ele só faz beber água. Depois que ele brigou com outro gato está sem comer, o que será?

    Resposta:
    Muitas vezes, quando os gatos brigam, machucam-se formando feridas (que podem estar escondidas debaixo do pêlo) e estas podem inflamar, causar febre, dor e, consequentemente, falta de apetite. Mas só quem poderá confirmar se é isso que está acontecendo é o veterinário que avaliar seu gato pessoalmente. Porque a maioria das doenças leva a falta de apetite… E uma semana comendo pouco já é muito tempo! Ele pode desidratar, perder peso… Por isso, é muito importante levá-lo ao veterinário o quanto antes!

  60. Minha gatinha tem 5 meses e hoje ela amanheceu toda mole, não comeu nem bebeu nada e mal se levantou. Vi que apesar de ficar deitada ela não dormiu muito. Eu não sei o que eu faço, não sei se minha mae vai ter dinheiro para levar ela no veterinário amanha, eu ja tentei dar soro caseiro e leite mas ela não esta bebendo nada e vomitou uma vez. Eu não sei oq fazer.

    Resposta:
    Infelizmente, acho que precisará mesmo levar ao veterinário. Como você mesma viu, não vai poder dar nada na boca porque ela vai vomitar… E se ela está assim fraca, pode ser uma doença séria que, provavelmente, precisará de exames e tratamento intensivo (como internação e soro na veia).

    Converse com sua mãe e espero que ela aceite levar sua gatinha ao veterinário…

  61. patricia dallastra Says:

    ola, tenho uma gatinha q esta na mesma situação d muitos outros gatos q vi aqui. Ela esta se comer a 2 dias, e entao procurando uma resposta achei este site. Minha gatinha tem 4 meses, e desde quando a peguei ela durme comigo, mas fim de semana passado eu sai para acampar e fiquei uma noite fora. Sera q o fato dela ter passado uma noite sem mim, so com meus pais em casa, pode ter sido a causa dela estar assim? apartir do momento q vi as respostas para os casos, comecei a dar ração na seringa, faz uma hr q dei a 1º e ela nao vomitou, vou dar outra. Quanto tempo posso esperar alguma melhora? posso dar vita gold potenciado da TORTUGA para ela?

    obrigaga..

    Resposta:
    Pode forçar ração a cada meia hora mais ou menos, se for uma seringa apenas. Quanto ao vita gold, apenas o veterinário que avaliar sua gata poderá saber se deve dar ou não. Lembre-se, se ela não voltar a comer sozinha, será preciso levá-la ao veterinário!

  62. Nathálya Says:

    Olá,
    Tenho uma gata que já nasceu com problemas. Ela quando nasceu nao se alimentava sozinha e tive que alimenta-la com mamadeira. Quando ficou maior notamos que ela nao enxergava direito e também nao tem equilibrio como os gatos normais tem….por exemplo, se ela cai ..nao cai em pe. Ela era uma gata bem gordinha, mas nestas férias notamos que ela esta so no osso…onde pode sentir suas costelas. Ha um tempo atras eu notava que as vezes ela vomitava, mas nao sei dizer se isso acontecia sempre que comia. Agora ela nao come nada, as vezes cheira a comida mas nao come. Passei a dar leite e ela so lambia 1 vez e nao comia. Estou preocupada pq ela esta muitooo magra e nao come faz dias.
    Se vc pudesse me dar uma luz….caso saiba o que pode ser.
    As vezes penso que pode ser em função de que ela nasceu com vários problemas. Minha gata tem mais de 1 ano e é bem pequena…nao tem tamanho de um gato adulto ( em comparaçao a minha outra gata que é 6 meses mais nova e tem o dobro do seu tamanho).
    Será que pode ser esta doença que falou em seu post???
    Obrigada

    Resposta:
    Pode ser… Não entendi se vc passou as férias com ela ou não. É que é bastante comum os donos viajarem e os gatos pararem de comer, levando à lipidose. Por favor, leve sua gata o quanto antes ao veterinário para ver o que está acontecendo com ela!

  63. Ela acordou perfeitamente bem no dia seguinte. Acho que eu sou muito desesperada. rsrs
    Acho que ela estava fraca e tal pq tem uma mania de roubar comida da cozinha.

  64. Davi cavalcante Says:

    Meu gato tem 1 ano e a uma semana arrumou uma briga feia com outro gato aqui da vizinhança… ele chegou aqui aparentemente sem nenhum ferimento, mas no dia seguinte ele ficou mole, passou o dia dormindo, se levantando apenas algumas vezes. Toda vida que a gente vai pegar nele ele da um gemido, como se tivesse machucado a parte de baixo da pata dianteira.

    Nós estamos muito preocupados pq ele não ta se alimentando direito, só tem bebido agua, mas comer msm ele tem comido muuito pouco (mas nada de vomitos nem diarréia). Até demos um pouco de leite com a seringa pra ele… Ele tbm não tem se espreguiçado pra se alongar, ta moh caidinho, como se não tivesse força pra nada…

    Notei tambem que debaixo da pata dele (a que ele sente dor) ta meio inchada,e os olhos azuis dele tão meio diferentes, com uma coloração mais esverdeada… o que será isso?

    Agradeço desde já a atenção.
    Abraços

    Resposta:
    É provável que ele tenha apresentado febre pelo ferimento de outro gato, o que o deixa sem fome e prostrado… Neste caso, é importante que o veterinário prescreva remédios para febre, bem como para bactéria do possível ferimento…
    Quanto ao olho, existem muitas estruturas que podem ser afetadas no globo ocular. Sem dúvida, a avaliação, preferencialmente de um veterinário oculista, é indispensável e o quanto antes!

    Melhoras para seu gato!

    Ah, ele não é castrado, né? Seria interessante castrá-lo para evitar tais brigas… e também adquirir viroses dos outros gatos…

  65. Achei seu blog acredito com a mesma busca que todos. Gatos que nao querem comer. Meu gato fritz tem 10 anos e meus pais foram viajar e ficaram 10 dias fora de casa e ele ficou com a irmazinha dele e a minha irma o qual ele é um grude nesses 10 dias. Minha irma cuidou direitinho dele, mas acredito que ele ficou estressado sentindo falta dos meus pais.
    No dia q eles retornaram ele fez xixi com sangue, umas gotinhas e na mesma hr levamos no hospital veterinario. Chegou la com todos os exames normais, pq levamos ele bem cedo. Só a ureia estava um pouco acima mas muito pouco. Colocamos no soro por umas hrs para ver se ele fazia xixi e como ele nao fez em varias horas teve q ser sondado.
    Ficou com a sonda, e depois de quase 2 dias tiraram a sonda e ele voltou a urinar bem. Porem teve um problema com agua no pulmao, e teve q ficar mais um dia no hospital.
    La no hospital ele nao queria comer e teve alimentacao forcada. Mas ele tava com o soro o tempo todo tb.
    Qdo teve alta, foi medicado com baytril, maxican, um estimulante de apetite, um remedio para alargar a uretra e caso vomitasse um remedio para forrar o estomago.
    Em casa ele nao quis saber de comida tb. Anda muito estressado.
    O xixi ele faz toda hora. Reclama antes de fazer xixi, como se tivesse com medo de fazer, mas é só ele subir na caixinha que ele faz sem reclamar, e faz rapido e bastante.
    Mas a comida nada… Estamos dando racao ultra calorica nele direto. Toda hora temos que dar remedio e isso deve estar o estressando mais ainda.
    O veterinario disse que a obstrucao dele foi por stress pq nao tinha bacteria nem nada, estava bem facil ate de desobstruir com sonda.
    Mas eu sinto q ele tivesse dor no pipi, nao para urinar, nao sei se a sonda machuca e ele ficou com essa dor.
    Ele urinou 6 vezes num dia, o veterinario disse que é normal urinar bastante pq ele tava com soro, e é xixizao, nada de pinguinho.
    Só que temos que forcar racao toda hr, ele nao quer saber de beber tb.

    Estamos preocupadas com o fato do stress dele piorar mais o quadro se ele tiver q ser internado novamente para sondagem do exofago. Por isso estamos dando 3 seringas de 10 ml a cada 4 horas nele.. o vetrinario disse ate para darmos de 6 em 6 hrs, mas achamos q qto mais comida ele comer menor o risco dele ficar doente.

    A minha duvida seria se a sonda pode ter machucado ele por isso ele sente dor, pq ele urina normal, mas ele ta bem para baixo… ele vai ate a caixinha dele reclamando, mas qdo faz xixi, ele nao fica horas sentados como era antes qdo ele tava obstruido, ele sobe e faz xixi, ou seja, acreditamos que essa parte da obstrucao ta curada, ate pq o xixi dele ta sem sangue e ta forte.

    A veterinaria nao receitou nenhum analgesico. Como ele ta todo furado nas 4 patinhas, nao sei se isso tb pode ajuda-lo a reclamar de dor qdo anda.

    A comida forcamos varios tipos. A mais calorica eu comprei 2 tipos diferentes pq eles forcaram uma no hospital e para ele nao criar desgosto por essa, mudamos para uma da royal C.

    O stress dele ta alto pq qdo conversamos com ele, ele se sente mais alegrinho, mas é só aparecer alguem ou fazer algum barulho que ele se agita!

    Como ele teve alta na terca a noite e ficamos apenas ontem e hoje com ele, queria saber se forcar a racao em casa por esses dias é o ideal para nao estressa-lo ainda mais.
    Estou com receio de leva-lo ao veterinario pq tenho certeza q ele ficara aidna mais estressado e a politica do local é interna para qualquer coisa.

    No caso nao seria ideial terem medicado algum analgesico junto? achei tao estranho nao darem nenhuma dipirona para ele.

    é normal o gato sentir dor mesmo sem estar com obstrucao e urinando?
    Ele saiu tao bem daqui de casa mesmo obstruido parcialmente, todos os exames estavam otimos.. potassio, creatina, só ureia q tava 2,2 sendo q o normal é 1,8, acho q é isso.

    O que vc nos sugere? Estou tao aflita! estamos pacientes, demais, mas com o coracao na mao.
    A clinica q levamos tem 3 veterinarios e cada um tem a sua opiniao, mas deu para perceber q eles querem internar. Queremos evitar o maximo do stress q foi o q desencadeou varias coisas.

    Estamos dando rescue de floral de bach tb. Acredito tb na medicina alternativa… homeopatia e tal… precisamos de um conselho que nao seja dos veterinarios q sentimos que infelizmente a clinica é boa, mas parece q tudo eles querem ficar com mais um dia de internacao para tirar mais dinheiro… desculpe ate pensar assim, nao creio q seja dos veterinarios, mas da politica da clinica.

    Estamos sem dormir, mas cuidando o maximo dele… de hr em hr… para conforta-lo, ate aquele difusor dee feromonio felino compramos para ele se sentir seguro em casa pq dizem q aquilo ajuda a acalmar os gatos.

    Me de uma luz, por favor… uma opiniao diferenciada pode nos ajudar a interna-lo novamente ou prosseguirmos mais um dia com a racao calorica ate ele voltar a ter gosto pela comida!

    Muito obrigada por enquanto!

    Grande abraço!!!!

    Resposta:
    Infelizmente, é importante que ele volte a comer sozinho. Se vc optar por não interná-lo, acho importante continuar forçando a alimentação. Mas se ele já teve até água no pulmão, um stress maior numa manipulação poderia levar a dificuldade de respirar. Penso que a internação seria mesmo a melhor forma até que ele volte a comer sozinho… Porque os veterinários estarão lá avaliando tudo, fazendo as medicações e soros necessários enquanto alimentam seu gato… Mesmo que ele não esteja mais obstruído, pode sim sentir dor pela sonda e a manipulação… Às vezes medicações para dor atacam o estômago e, provavelmente, os vets fizeram antiinflamatório (que tira a dor) na sondagem e que também não podem ser feitos por muito tempo. De qualquer forma, o melhor a fazer é internar até que volte a comer sozinho; apesar do stress, se ele não comer pode vir a óbito, não é a toa que os 3 vets pediram para internar…

    Melhoras para ele!

  66. natasha umeda Says:

    ola , bom é o seguinte,, meu gato tem cerca de 1 ano e meio, ele era aos 7 meses um gato forte, robusto , não era muito gordo , ele era cheinho , consideravel beeem saudavel, hoje , não sei o q aconteceu , ele PERDEU PESO , MUITO PESO , HJ ELE TA PELE E OSSO E ESTOU DESESPERADA , JA LEVEI AO VETERINARIO , E ELE NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NAAAADA, estou com suspeita de q ele tenha depressão… mas tento anima-lo e tudo mais.. mas ele não esta nem aew… não sei o q fazer.. ja dei vitamina, antiverme antipulda.. e nada……ele esta emagrecendo muito….. estou desesperada e todos aki de casa tambem estão.. ele é um gato especial para nós, antigamente ele sentava na cadeira da cozinha e pedia comida…. qndo eu voltava a caminha de minha casa , ele ia ate a minha pessoa e pedia colo , para q eu o levasse para dentro de casa… ve se pode uma coisa dessas? não qro perde-lo ele é muito importante para mim e para minha familia nos ajudem!!!

    Resposta:
    Se vocês notaram que ele está emagrecendo e que até o comportamento dele está diferente (apático), seria interessante levá-lo em outros veterinários para ver opiniões diferentes e também possibilidade de exames diferentes… Ele é castrado? Porque animais não castrados (machos e fêmeas), na puberdade (volta de 1 ano) costumam comer menos e emagrecer, pois seu instinto está direcionado para cruzar. E, mesmo que não tenha mais gatos em casa, ele podem sentir o cheiro de fêmeas no cio a longas distâncias… Mas sugiro que conversem com alguns veterinários sobre o assunto e certifiquem-se de que não seja alguma doença de difícil diagnóstico (que não aparece facilmente em exame de sangue, por exemplo). Se for algo apenas comportamental (depressão), florais e homeopatia funcionam muito bem.

    Boa sorte!

  67. natasha umeda Says:

    só mais alguns detalhes , que eu acho importante comentar, de uns tempos para ca, tem entrado dentro de casa um gato macho , aparentemente muito forte, e desde então acordamos e vemos ele comendo a ração do nosso gato, sem contar q o meu gato, ele vomitava e fazia fezes em um estado gelatinoso de cor morrom claro , algumas vezes era com uns pinguinhos de sangue, outras era sem , ai começamos a dar as vitaminas , remedios nas quais eu informei no comentario acima . notei tbm uma diferencia em seu comportamento, ele esta mais triste sim n nego , e tem tem um coisa q me intriga, qndo vou a cozinha ele mia para mim , o tempo todo (é aonde esta o pote da ração dele) mas vejo o pote esta cheio , um dos fatores q me leva a ter duvidas q ele tenha depressão , é o fato de q meu gato pede COLO ….e não é poucas vezes não… são varias vezes,sim meu gato parece um cachoro ‘-’ não sei o q fazer…. se puderem passar alguma clinica q me ajude a trata-lo ou sl… alguma pista do q possa ser, derrepente nem é depressão é alguma doeça , por favor me diga … meu gato é tudo para mim….e para todos de casa!!!

    Resposta:
    Detalhes importantes, sim (e eu não havia lido antes de responder o anterior). Primeiro lugar, se ele parece ter fome e não está comendo nada, é importante levar ao veterinário para, além de exames, fazer soro e alimentação (seja sonda ou forçada ou o que o vet sugerir). A diarréia é sintoma de várias doenças desde uma simples verminose até viroses sérias. Penso que seria muito importante realizar exames complementares (de sangue – para viroses como imunodeficiência, leucemia e peritonite), conforme o veterinário indicar. E lembrar que se ele não está comendo, mesmo antes de descobrir o que seja, seria importante interná-lo para soro e outros cuidados.

    Melhoras para seu gato!

  68. Andre e Aline Says:

    Ola, obrigado por este post, esclareceu muitas coisas. Temos uma gatinha de 2 anos, e tem 3 dias que ela não come, não bebe água, e quase não vai na areia. No 1º e 2º dia ela vomitou o líquido amarelo, por isso pesquisei no google e achei esse post aqui.
    Depois de ler o texto, levei ao veterinário e está desde ontem (domingo) internada, tomando soro e vitaminas, e hoje irá fazer exames de sangue, ultrassom, e outros. A conta já está passando de R$ 700, mas é como se fosse uma filha para nós!
    A nossa dúvida é o que fazer para prevenir que aconteça de novo, o que fazer se ela ficar 1 dia sem comer, para não chegar nesse ponto de internação e stress, além do alto valor gasto!

    Resposta:
    Infelizmente ou flizmente, hoje, os custos com veterinário estão mais elevados devido também a melhora na qualidade dos tratamentos bem como opções de exames, antes disponíveis apenas para pessoas. Quanto a prevenir, penso que é mais um aquestão de atenção. Por exemplo, se notar qe a caixa de areia está sem fezes por mais tempo que o comu, seria um sinal de que não esteja comendo como sempre. Também perceber o petite, quando precisa repor a ração, se o pote quase não esvazia como de costume. Entende? Não sei se foi detectado o que levou ela a parar de comer? Stress? Viagem de um dono? Evitar situações de estresse sempre, pis gatos são MUITO sensíveis! É importante lembrar que lipidose não é uma doença em si, ou seja, pode ser apenas um sintoma de outra doença concomitante que leva o gato a parar de comer e, por consequência, a lipidose. Por isso, a ida frequente ao veterinário é importante, tanto para as vacinas de rotina como para exames de rotina. Acho que esse seria o caminho para evitar que aconteça de novo, ou melhor, que chegue a este ponto: observar sempre a alimentação da sua gata para detectar alterações de apetite no início. Lembrem-se que é comum a recidiva, principalmente, após a alta clínica da lipidose, quando é preciso um cuidado e atenção maior dos donos por seu gato em casa. Ah, e no primeiro dia que ela parar de comer, como vcs perguntaram, se não houver vômito, dá para forçar ração úmida na seringa até ela comer sozinha… Converse com o veterinário sobre o assunto.

    Melhoras para ela!!

  69. Vinicius Nunes Says:

    Oi tudo bem??? Me ajude por favor!!!
    Eu moro sozinho e amo gatinhos, resolvi adotar uma gatinha linda persa, ela já é adulta, tem 1 ano e 3 meses mais ou menos, pesa 4kg e ja esta castrada! Bom desde o dia da adoção, fazem 12 dias, ela estava tranquila tal, de 3 dias p ca ela naum quer comer nada, fica so dormindo o dia todo e teve 2 vezes que ela entrou na caixinha de areia, colocou o bumbum p fora e fez as necessidades do lado de fora! Realmente eu estou desesperado, pelo fato de morar sozinho e naum poder atenção a ela durante o dia! SO que eu so posso leva-la ao veterinário no sábado, ate la eu tenho medo dela piorar!
    O que pode ser que esta acontecendo com ela?
    Me ajude pelo amor de DEUS!!!!

    Resposta:
    Oi, Vinícius… Desculpe, mas eu acesso meu blog somente nos finais de semana, por isso deduzo que vc já tenha levado sua gatinha ao vet ontem. E espero que ela já esteja melhor! Conseguiu descobrir o que era?

  70. Oi, minha gatinha branca não come nem bebe agua a 1 dia, ela começou a ficar triste e so dormindo a ns dois dias (e olha q ela ja dormia muito) e tbm parou de miar, isso é muito estranho pq ela é surda e miava sempre MUITO ALTO, e agora nao mia mais,desconfio q ela possa estar com a garganta doendo, pq ela sai de manhã e some, deve ficar no sol. eu to juntando dinheiro pra castrar ela , pq ela tem 1 ano e ja tomou duas vacinas anticoncepcionais, sem contar q apareceu um carocinho e uma mancha branca na barriga dela, isso pode ser cancer???
    e quanto ao estado de apatia, o q posso fazer???
    eu fico mal por ver ela assim..por favor me ajude!!
    Ps: nao tenho grana pra levar no vet, dependo dos meus pais e eles gostam dela mais acham q nao precisa de medico.:’/

    Resposta:
    Infelizmente se sua gatinha não voltar a comer sozinha, vai precisar de médico, mesmo que seus pais não concordem.`Para saber o que ela tem, só mesmo levando ao veterinário. Ela não vai poder ser castrada se não estiver bem (comendo bem). Quanto às injeções de anticoncepcional, elas são quase sempre prejudiciais à saúde da sua gatinha, evite continuar fazendo e opte, como vc mesma falou, pela castração. Outro cuidado que você pode ter para com a saúde dela é usar filtro solar nas orelhas e focinho se ela se expõe ao sol, pois gatos brancos são propensos a câncer de pele. Quando eu trabalhava como veterinária, existia filtro solar específico para animais, agora, realmente, não estou por dentro… Procure se informar. Mas, o mais importante, é conscientizar seus pais da necessidade de levá-la ao veterinário periodicamente, pois não posso ajudar muito por e-mail, por melhor que sejam as minhas intenções com sua gatinha. Será que ela não está sem apetite por cio? Há quanto tempo fez a últma injeção? Se bem que no cio, elas miam mais, como vc já deve ter presenciado.

    Desejo melhoras para ela! E agradeço se vc der algum retorno…

    • Cristina Says:

      Olá, graças a Deus minha gatinha só passou dois dias sem miar e sem comer, depois vltou tudo ao normal(graças a Deus) desconfiamos q ela tenha tido alguma coisa na garganta e ja iamos leva-la no vet, mas ela melhorou e agora ta normal miando q é uma beleza,rs. Obrigada pela resposta…o problema é q ela a unica q nao pode levar sol…é a q mais gosta fica no quintal no sol, tenho q ficar de guarda..rs.A castração dela sera esse mês.

      Resposta:
      Fico feliz com a notícia!!! E boa castração, bem como sua recuperação!!

      Abraços…

  71. Ana Salvado Says:

    Oi, tenho um gato de 2 anos. Recentemente ele foi no Veterinário e o vet disse que meu gatinho tinha pouquíssimo peso para o tamanho dele. Fiquei super preocupada pois ele come sempre de forma certa. Troquei de ração para ver se o peso dele aumentava… nada. O que faço para aumentar o peso do meu gato? Beijos e obrigada :)

    Resposta:
    Usar uma ração de melhor qualidade e específica para a idade dele seria o melhor a fazer. Mas não custa fazer exame de sangue periódico enquanto avalia o peso do seu gatinho na balança do veterinário… E o vet vai fazer a desverminação específica para o seu gatinho também… Se insistir na ausência de ganho de peso, pode-se pensar em virose ou outra doença, por isso a importância do exame de sangue ou algum exame mais específico. Converse com seu veterinário sobre o assunto…

    Que seu gatinho ganhe peso logo!

    • Ana Salvado Says:

      Oi de novo!
      O probleminha de falta de peso de meu gato foi resolvido :)
      O que estava de errado com ele era a mudança de rotina (comprei uma coelha anã pouco antes de meu gatinho perder peso) e ele estava com ciuminho :P
      Então quando percebi isso enviei a coelha pra casa de familiares.
      Ele agora está felicissímo. Obg pelos conselhos.

      Resposta:

      Fico feliz que tenha resolvido e seu gato esteja bem de novo!!! Mas, às vezes, é preciso persistir caso resolva ter outro animal de companhia em casa!!! Os gatos demoram um pouco para se adaptar, mas podem acabar se dando bem, sim, com o novo amiguinho…

      Grande abraço

  72. Ola minha gata foi operada na passada quinta feira para tirar utero e ovarios, a cirugia correu bem. ao final de 24h levei-lhe peixe que é o que ela gosta e ela comeu, hoje fez a 48h e ela saiu do soro e veio para casa, so que ela quer comer mas nao consegue, começa a tentar comer abana a comida e deita fora, alem de estar constipada, sera normal, estou preocupada. obrigado

    Resposta:
    É importante você comunicar ao veterinário que fez a cirurgia sobre isso… Cada paciente é um paciente e pode reagir de uma forma à mesma cirurgia. Como, provavelmente, ela fez jejum antes da cirurgia, pode demorar um pouco para juntar fezes e não necessariamente ser constipação. Mas para ter certeza disso, só conversando com o vet que realizou o procedimento e sabe quais medicações foram usadas. Espero que ela já tenha voltado a se alimentar!
    Boa recuperação para sua gata!

  73. Olá, vou tentar resumir. A 15 dias atrás meu gato havia perdido o apetite e dei um copinho de iogurte para ele lamber para ver se comia, assim q deu a primeira lambida ele bateu a patinha na boca, pensei q fosse dor de dente e levei ao vet. Ele deu um analgésico e o gato voltou a comer normal, fiquei feliz. Dois dias depois para minha surpresa ele perdeu a voz e começou a regurgitar o dia todo vomitando uma ou duas vezes um líquido transparente gosmento, porém seguiu comendo normalmente. Levei ao vet novamente crente q seria inflamação na garganta, o vet aplicou antiinflamatorio 2 dias seguidos e antibiotico. O gato melhorou novamente, brincava com o outro gato, comia e a voz foi voltando. Agora a 3 dias ele está apático, quente, dorme o dia todo, vomita algumas vezes ao dia (não após as refeições mas vomita a ração inteira como se não mastigasse) e está bem magro. Suspeitei agora q ele pode ter comido planta venenosa (Lírio da Paz), pois vi uma folha com alguma mordidas. Como hj é domingo e a dias ele está mal, pedi para q minha mãe aplicasse 2ml de Mercepton, porém apliquei na pele e não no musculo e nem na veia, pergunto: Fiz mal aplicando o Mercepton? Dá alguma coisa difrerente aplicar na pele? Se for intoxicação por planta, quais as consequências, melhor tratamento e possíveis sequelas? Por favor, me dê uma luz! Amanhã levarei em outro Vet, tomara q dê tudo certo! Obrigada.

    Resposta:
    Que bom que você vai levá-lo ao vet porque, talvez, não seja intoxicação… Talvez, precise fazer alguns exames para chegar a um diagnóstico. Intoxicações por plantas (quando graves) necesseitam de tratamento de suporte para intoxicação em geral, que resume-se em internar o animal na clínica para fluidoterapia (soro na veia) e algumas medicações, provavelmente injetáveis já que comumente, os animais intoxicados apresentam vômito. Quanto a aplicar medicamentos, sempre leia na bula, se o indicado for apenas no músculo, fazer debaixo da pele por exemplo pode ter consequências como necrose local (a pele ” apodrece”), entre outros como não ter a mesma eficácia. Medicamentos indicados pela bula para um tipo de via de administração só poderiam ser usados por outra via por um veterinário experiente que já conhece o efeito deste pela prática dele (ou de outros vets) mesmo sem ter comprovações científicas.

    Melhoras para o seu gato!!

  74. ola eu tenho 3 gatos ,mas um gato no come a 3 semanas fui ao medico hoje , e ele la ficou internado tou com muita pena o gato pk ele sempre comeu e era gordinho ele em 3 semanas so tem ossos podem me dizer se ele vai morrer por favor me ajudem nao kero perder esse gato eu amo muito os animais mas tou com medo se ele morre pk ele tem so 5 anos brigado a kuem podera me responder URGENTE para eu ter esperanca

    Resposta:
    Acho que ninguém pode afirmar se ele vai ou não morrer. Ao menos, já está sendo medicado e, com certeza, será feito de tudo para ele se recuperar… Mas 3 semanas sem comer É MUITO TEMPO. Muitas vezes, os veterinários fazem tudo que podem, mas não podem fazer milagres! Vai depender de como seu gato vai reagir ao tratamento… Se irá ganhar peso aos poucos… Muito provavelmente, ele vá precisar ficar internado um bom tempo.
    Mas torço para que dê certo e, da próxima vez, não demore tanto para buscar ajuda…

    Melhoras para seu gato!!

  75. Oi… tenho duas gatas… Mãe e filha… elas sempre brincaram muito … e a filhote ainda mama, mesmo ja estando com 5 meses… eu sempre levei as duas juntas ao veterinário…
    …neste sábado que passou eu levei a filha sozinha para castrar, quando voltamos ela tentou mamar e a mãe não deixou… no dia seguinte levei a mãe para tomar banho… como ela era gata de rua, nunca tinha tomado banho, foi preciso anestesiar para dar o banho… passamos o dia fora… quando voltamos, a pequena começou a rosnar e atacar a mãe…

    … desde então a mãe fica deitada, com cara de triste e não come de geito nenhum…
    ja perguntei para a veterianária e ela disse que vai melhorar, pois a pequena está com dor… e a mãe estava baqueada com o efeito da anestesia…
    o será que eu devo fazer???… estou desesperada…

    Resposta:
    Se a vet falou que era normal da anestesia, então não tem porque se preocupar… Logo ela vai se sentir normal e voltar a comer. Quanto a uma estranhar a outra, também é comum, afinal eles voltam da clínica (principalmente do banho)com outros cheiros e os animais de casa estranham mesmo. Mas depois costuma passar!

    Espero que logo volte tudo ao normal…

  76. oi a minha gata esta com problema de figado mesmo tomando remedio e forçando ela não come ja levei no veterinario ele receitou ledalon de 70 1\4 duas vezes ao dia mas mesmo assim ela não quer comer sera que tem alguma vitamina que eu possa dar para ajuda -la a se recuperar e voltar a comer ela tem 16 anos, a consulta veterinaria na minha cidade e muito cara se voce puder me ajudar ficarei muito grata

    • ana maria Says:

      o meu gatinho tambem tinha um problema de figado , mas apareceu de repente um dia xeguei a casa e ele tava muito molinho e n tinha comido nada eu estranhei dei uma latinha a ele , ele n negava as latinhas ai vi que ele n comeu era pk algo n tava bem agarrei me a ele a xorar e fui para a veterinaria correndo num sabado as 22 ele tava apático gelado teve num colxao de aquecimento a soro montes de medicaçao as 6 da manha entrou em coma eu xorei a noite toda agarrada a ele entretanto levei ele pa casa a veterinaria pediu para lhe dar uma oportunidade podia haver um milagre . eu n dormi mais sempre com ele no aquecedor uma amiga foi ao xines comprar 2 sacos de agua quente e eu a noite meti ele comigo na cama como sempre ele fazia todas as noite e deitei me com ele esse dia nem fui trbalhar para cuidar dele . na segunda demanha acordei tratei dele meti o na caminha dele no aquecedor pk a veterinaria pediu para n o deixar alto podia cair e magoar se . ficou la na caminha dele com o aquecedor ligado e uma amiga foi la tratar dele davamos comidinha por uma seringa . eu fui entao trabalhar muito triste e sempre a xorar e preocupada com emdo de o perder . as 10 da manha a minha amiga mandou me msg a dizer o mixinha acordou eu fiquei doidinha ligamos logo para a veterinaria e ela pediu para o levarmos pk precisava antibiotico entao ele melhorou ia todas as semanas a veterinaria pesalo pk ele tinha 7 kg e de ficar doente perdeu muito peso ficou com 4 kg a veterinaria queria que ele recopera se . o meu mixa ficou naquela clinica um gato muito especial para todos os clientes todos o adoravam e a veterinaria estava radiante ela amava o meu gato . mas infelizmente ele enganou nos 1 mes e meio depois teve uma recaida as 10 da manha e ai n tive muito a fazer liguei para a veterinaria mas ja nada se pode fazer ele faleceu as 18 foi horrivel sempre ao meu colinho a miar dei o valiun para n teer dores mas ele sempre a olhar para mim com ar triste a pedir me ajuda eu desde ai ando desesperada era o meu melhor amigo eu amava ele . era a minha vida deixei de dormir com a falta dele ao meu lado ele dormia coladinho a mim assimq ue eu me deitava la ia ele tambem para debaixo dos lençois . o meu gato adorava passaros hamnsters e bebia agua do aquario com o peixe . uma gato mesmo muito especial

  77. Fernanda Pancieri Says:

    Ola Carol!!!
    Tenho uma gata, persa com angora e ela é muito docil e comelona, percebi que de ontem para hoje ela fez “cocôzinho” mole 3 vezes e tbm nada de urinar, está “amoada” triste em um cantinho, fiz carinho nela e coloquei a ração pertinho com a vacilinha de agua e ela come muito pouco, e onde eu a coloco ela fica tristinha. Sou muito carinhosa com ela e presto muita a atenção no tanto que ela come e se fez “xixi” direitinho, pois não tenho como leva-la a um proficional para ser avaliada , peço sua orientação.

    Resposta:
    Olha, Fernanda, é muito difícil poder te ajudar por internet… Nada substitui uma consulta com veterinário… E a única orientação real que posso te dar é que vc deve dar um jeito de poder levar sua gata ao veterinário periodicamente… Não sei que idade ela tem… Se tem as vacinas em dia? Fezes moles são comuns em gatos filhotes (ou adultos) com vermes… Mas, se apenas desverminando não melhorar, é importante levar para uma avaliação, pois pode ser Giardíase (um protozoário) que requer desverminação específica… Ou outra doença, onde o vet pode precisar de exames complementares (de sangue, por exemplo) para ajudar a descobrir… Por isso, não dá para eu te ajudar como gostaria, entende? Ela pode estar com febre… Por isso, a falta de apetite e a prostração… O importante é que se ela não voltar a comer normalmente, é preciso, sim, levar ao veterinário! Sugiro que leia o artigo que escrevi sobre a importância de levar nosso animalzinho ao vet….

    Melhoras para sua gata e desculpe, mais uma vez!!

  78. Oi, meu gato tem 9 anos, ele faz umas 3 semamas q vem comendo cada dia menos, mais mesmo assim estou dando comida na boca dele forçado. Ele ja emagreceu muito, e tb estou dando Glicopan e remedio para vermes, mais não estou vendo melhora.demanhã vejo ele vomitar uma espuma, e ele esta fazendo as fezes mole e o xixi dele as vezes esta de cor bem escura. O que será?? Por favor me ajudem!!!!

    Resposta:
    Acho importante levar seu gato ao veterinário, não só porque esteja com sintomas sérios (falta de apetite, diarréia e vômito, além de urina escura), mas também por já ter 9 ano de idade. É muito comum, os gatos apresentarem doença renal e o tratamento é específico, muitas vezes precisando de internação…

    Melhoras para ele e, por favor, tente levá-lo ao vet o quanto antes…

  79. Leandro Mello Says:

    Meu gato só come whiskas a mesma acabou, eu so achei a de lata da mesma marca ,depois que ele comeu, dai em diante não tocou mais na ração, comprei outra lata desta mesma marca esta semana mais não tem jeito só vomita um liquido espumoso ,obs:ele tinha + ou – uns 4 kilos agora deve ter um kilo e ole lá

    Resposta:
    Se ele está comendo SÓ a ração em lata, ela não nutre o suficiente. Quero dizer ele teria que comer uma quantidade que não consegue para se nutrir´. Então, é nessário voltar a dar ração seca seja de que marca for… Ele pode estar vomintando por alergia a ração úmida ou, pior, pode ser sinal sim de lipidose hepática; visto que vc disse que ele perdeu muito peso. Não entendi há quanto tempo seu gato está assim e só comendo ração em lata. Penso que vc deva levá-lo o quanto antes ao veterina´rio para descobrir o que está acontecendo, pois vômito é sintoma de várias doenças e se for lipidose, tem que começar o tratamento urgentemente!!

    Melhoras para seu gato!

  80. Denise Dal Says:

    Fica a dica : tente variar a comida de seu gato .
    Meu gato comia e vomitava e recebi a “informação” da vet de que ele estava velhinho. Ou seja: não havia nada a fazer, uma vez que os exames clínicos estavam normais, não era câncer e exames de sangue ótimos.
    Como não aceitei o destino cruel de vê-lo definhar até morrer, resolvi fazer um revezamento das rações. A cada duas refeições, eu dou um outro tipo de ração. Tenho mais ou menos 3 sacos diferentes em casa.
    Dá trabalho, certamente, mas ele está ótimo com este “tratamento” há 3 anos.

    Resposta:
    Aconselho, no entanto, preferir trocas gradativas. Nem todos os gatos aceitam bem troca abrupta de ração, principalmente quando não é da mesma marca. Pode dar diarréia ou constipação! Mas nem todos os gatos sentem tanto!!

  81. olá, a minha dúvida é que a minha gata está em crescimento ela está deixando de ser filhote mas ainda é pequena, ela não nasceu aqui em casa eu encontrei ela em um terreno ainda filhote, ela sempre foi magra e sempre comeu pouco, agora ela não quer mais comer de geito nenhum, percebo que as vezes ela se esforça para comer mas como é um só pote e temos vários outros gatos eles vão em cima e ela desiste de comer, tento dar comida quando ela está sozinha mas ela rejeita, não sei mas o que fazer estou preocupada porque ela tem muita preguiça parece que ela não tem força nem para brincar o que é estranho na idade em que ela se enontra. Espero sua resposta!
    Esther e a gata diva!

    Resposta:
    Bem se ela não come porque outros gatos não deixam, será necessário dar uma mudada na rotina da sua casa, seja deixando ela num ambiente separado ou mesmo encontrando outro lar para ela. Mas, agora, o mais importante é procurar ajuda veterinária, pois pelo que vc falou, ela está fraca, pode estar desidratada… Afinal está sem se alimentar direito há um tempo… Primeiro, trate-a, recupere a saúde dela (o quanto antes) e depois reveja o manejo dos seus gatos!!! Talvez ela precise de internação, soro, exames…

    Melhoras para a Diva!!

  82. oi sou eu de novo esqueci de dizer que os ossos dela estão ficando visíveis…

    Resposta:
    O que confirma da necessidade de um tratamento sério com acompanhamento veterinário…

  83. Carolina Almeida Says:

    Carol minha chara me oriente!!! tenho uma gatinha Princesa seu nome, tem 13 anos comigo, sem raça e castrada. Venho observando que de um mês para cá Princesa esta comendo muito pouco a ponto de emagrecer visivelmente, ela sempre foi gordinha 4,5/5 quilos sempre comeu bem. Sempre dei ração Proplan mas ela enjoou, então há 2 anos passai a dar Royal Canin mas agora ela não quer comer mais nenhuma, primeiro troquei o sabor, depois a marca, depois para a húmida e nada come 10 bolinhas que eu dou na boca uma a uma e depois não come, se eu não der ela não come. Estou desesperada sempre levei por qualquer motivo ao veterinário, inclusive em janeiro de 2010 fiz uma bateria de exames com ela por conta da idade (sangue, ouvido, verme, pulga, coração…) e estava tudo bem, venho acompanhando diariamente ela não vomita, não tem cor da pele diferente, urina, bebe agua, entretanto suas fezes são poucas diante da ingestão que é pequena, 2 vezes essa semana ofereci pela manhã carne moída crua e ela comeu um pouco e o file de peixe fresco. O que faço para que ela volte a se alimentar normalmente? vi que existem vitaminas, será que é idade? me mudei a pouco tempo 3 meses mas a mudança teve todo um ritual instruída pela veterinária para que ela se acostumasse, ela é muito dengosa então ficamos todos paparicando-a. Me ajude estou desempregada e não posso nesse momento leva-la ao veterinário, mas tenho receio que possa estar sofrendo ou que venha acontecer alguma coisa pior com minha boneca, sei que ela esta velhinha mas tenho ela desde os meus 16 anos de idade, não quero que morra agora. Me dê uma luz colega….!!!!
    Agradeço desde já.
    Carol

    Resposta:

    Olha, Carol, sei que vc acabou de levá-la ao vet, no início do ano, fez exames e tudo mais da forma certinha. Mas, agora, ela está com sintomas sérios: emagrecimento a falta de apetite (sim, em gatos é sério!). Ela acabou de passar pela mudança e mesmo fazendo tudo certinho, foi uma mudança! Com orientação veterinário, perfeito, mas foi uma mudança e mudança acrreta stress por maior que seja o cuiadado e estress induz a várias doenças e ela já tem uma certa idade. Acho importantíssimo AGORA vc voltar a fazer os exames que, antes estavam normais. Sei que vc disse estar sem grana, poderia conversar com a sua vet sobre cuidar da sua gata e depois vc pagar, algo assim. Ver o que vcs podem fazer, pois agora ela aparentemente está donte e precisa de ajuda, sim! Precias voltar a comer… Não ponha tudo a perder: lev´-la certinho ao vet etc e,numa hora crucial, não poder fazer nada…

    Infelizmente, não posso te ajudar mais, afinal sua gata tem 13 anos, passou por um péríodo de estress (mudança) e está com anorexia: isso requer auxílio veterinário, compreende?

    Espero que dê tudo certo, que consiga resolver a questão financeira e desscubra o porquê sua querida Princesa não está comendo…. Ou espero que ela volte a comer!!

    Abraços e se eu puder ajudar mais…

  84. Bom, meu gato de 2 anos, mais ou menos, sumiu por uma semana e agora que ele voltou, percebi que ele esta muito magro, não come quase nada e qndo come não vomita, so toma leite (estou dando vitamina pra ele misturada ao leite) e ele fica deitado, tristinho. Bom, sei que a melhor opção é leva-lo ao vet. mais queria saber se tem um jeito de abri o apetite dele em casa mesmo. Devo estimular seu apetite com ração umidecida?

    Resposta:
    Pode estimular, sim, com a ração úmida. Mas levar ao vet ainda é o mais aconselhável pelo seguinte: seu gato pode estar com dor. Quero dizer, é comum gatos saírem, brigarem e se machucarem nessas brigas com outros gatos. Nem sempre visualizamos o ferimento, mas ele dói, inflama. Daí é necessário fazer antiinflamatório. Se tiver febre (comum também nestes casos), fazer antitérmico…. E se a ferida evoluir para uma infecção (quando mais facilmente visualizamos), fazer antibiótico… Entende por que estimular o apetite com ração úmida não exclui a importância de levar ao vet???

    Espero que ele volte a comer!! E melhore logo!

  85. margarida Says:

    Olá! Minha gatinha tem 3 anos, e à 2 dias começou a ficar triste, ela sempre me deixa pegar nela livremente, fazer carinho, mas agora ela rejeita. Ontem não comeu nada, e hoje tentei partir a ração dela em bocadinhos pequenos, ela cheirou, lambeu, mas depois rejeitou… O que faço?

    Resposta:
    Para esta pergunta, a minha resposta sempre será: leve para o veterinário. Pois é o que fazemos quando estamos doente. Infelizmente, parar de comer é sintoma da maioria das doenças em gatos e, independente da causa, os gatos não podem ficar muito tempo sem comer…Não adianta eu dizer para tentar fazê-la comer, pois vc já fez e não deu certo. Então, é preciso descobrir por que ela não está querendo comer… Pode ser febre, dor… Uma opção para forçar comida é colocar ração úmida numa seringa e ver se ela não vomita depois….

  86. paula martins Says:

    ola boa noite . sera que n a problema eu dar leite wiskas ao meu gatinho ele ja n e muito novo mas adora o leite bebe , um frasquinho e so para um dia e uma loucura n fara mal ao figado etc ?

    Resposta: não conheço leite Wiskas…

  87. Ana Paula Says:

    Meu gato tem 06 meses. Ele estava comendo Max Cat e como não achei para comprar acabei comprando wiskas. No começo ele não agradou muito mas comeu. Comprei novamente a Max cat mas já tem quase dois dias que ele não come nada (nem arroz com carne em cozidinhos). Ele vomitou uma vez uma agua amarelada com um pouco de pêlos. O que posso fazer? Vou trocar a raçao novamente?

    Resposta:
    O importante é que ele coma! Não importa se vai trocar a ração. Tente as duas, ração úmida ou outra ainda. Na verdade, sempre deve ser feita troca gradativa da ração… Mas, agora que já trocou e ele se adaptou… Mas depois vomitou, ento precisa saber por que está vomitando. Ele está devidamente desverminado? Procure um veterinário para avaliá-lo!

  88. Oi,por favor me ajude. Meu gatinho faz dois dias que esta com o olho lacrimejando, febre, espirra muito, difilcudade de respirar. Não come faz 2 dias. O que pode ser? Conjutivite?Esta gripado? Realmente não sei o que fazer. :(

    Respota:

    Os sintomas que você falou são bastante comuns no Complexo Respiratório Felino. Uma doença viral que pode ser prevenida ou minimizada com a vacinação anual. Se ele está com febre, é importante fazer antitérmico, mas não em casa por conta e, sim, com um veterinário. Depois, ele também irá verificar se será necessário antibioticoterapia. Quando nosso gatinho adoece, o melhor a fazer é levar para o médico; pois somente ele poderá avaliar e nos orientar! O fato de seu gatinho não comer só fortalece a importância de levá-lo ao vet… Enquanto ele estiver com febre dificilmente terá apetite e gatos não podem ficar muito tempo sem comer…

  89. marta gouveia de carvalho Says:

    Gatos com IRA só podem comer ração especial ou existe a possibilidade de comerem outros alimentos ? Se existe, quais outros alimentos que eu poderia incluir na dieta dele: Arroz, frango, peixe ( Quais tipos de peixes? ) de que modo posso prepará-los. Um Grande abraço,fique com Deus.

    Resposta:
    Antigamente, existia uma dieta direcionada para gatos com IR, mas o gato necessita de alguns nutrientes que são encontrados somente na ração. Como atualmente, já existem rações específicas, não costuma mais ser indicado alimentação caseira, mesmo com os cuidados devidos, pois faz-se necessário suplementação de taurina entre outros…

    Seu gato não come ração? Se vc quer mesmo dar comida no lugar de ração, o melhor é conversar com o veterinário do seu gato para ver como fazer a suplementação dos nutrientes para não acontecer da falta deles levar a outros problemas de saúde.

  90. tenho um gato e o mesmo parou de comer e beber ha 3 dias ele nao tava sentido nada foi derrepente so toma agua se liga a torneira e coloca a agua na mao p ela beber o que fazer tou preocupada me ajude

    Resposta:
    Eu não tenho como te ajudar a não ser orientando para levar ao veterinário… Porque muitas doenças sérias podem começar assim, mas também casos leves… É preciso examinar seu gato para saber o que está acontecendo, por que ele parou de comer…. E isso eu não posso fazer por internet.

    Desculpa não poder ajudar mais e melhoras para ele!

  91. Carolina Almeida Says:

    Oi Chará, ha uma mês atrás escrevi no seu blog pedindo uma orientação sobre o que fazer com minha Princesa que não estava comendo. Vim hoje deixar um retorno sobre a sua situação, infelizmente descobri que Pricesinha esta com cancer figado e baço e ja se espalhou por toda cavidade abdominal. Hoje venho tratando para tentar melhorar a qualidade de vida dela para que não tenha sofrimento e dor ja que o seu prognostico é ruim, vamos começar uma quimioterapia na esperança de te-la por perto neste plano por mais um tempo, ja que esses 13 anos foram de intensos momentos de alegrias. Os veterinarios chegaram a suspeitar da PIF, mas confirmamos o cancer que dizem que ser raro em felino. Infelizmente não ha nada que possa fazer essa é a minha dor. Ela come muito pouco, ja emagreceu metade do seu peso hoje pesa 2,5kg, mas ela é muito forte e valente como sempre foi.
    Desejo melhoras a todos os gatinhos desse blog, obrigada pelo apoio.
    Carol

  92. a minha gata tem 1 ano e meio e parou de come eu estou dando de seringa para ele o que devo fazer para ela voltar a comer pois ele tá muito magra por não comer nada só o que eu dou a força de seringa para ela

    Resposta:
    Se, como vc falou, ela não está voltando a comer, é preciso levar ao veterinário o quanto antes para examiná-la. Afinal ela está magra e falta de apetite e perda de peso são sintomas de várias doenças (leves e graves).

    Melhoras para ela.

  93. Boa tarde,
    Me chamo Susana e estou com um grande problema, minha gata deu cria apenas com 8 meses e nasceu 4 filhotes, ao completar um mês e 10 dias um dos filhotes morreu, antes de o mesmo estava com conjutivite, comecei a cuidar e melhorou, notei que depois de tres dias da melhora ele n brincava mais, comecou a se isolar dos outros, n comia e nem bebia agua direito, depois ele comecou a ficar resfriado e logo depois ele comecou a ficar mole n conseguia miar, apenas mexia a boca parecia que alguma coisa comeu os seus orgos pois parecia que n tinha nada dentro dele, e tbm defecou um sangue preto e logo após morreu, o problema que após a morte desse parece que transmetiu para o outro gato, pois ele tbm morreu da mesma forma que outro, por favor me ajudem n quero que os outros tbm venha a falecer, dos 4 apenas um parece que e saldavel, pos come bebe agua, brinca n fica cansado e nem sonolento , me ajudem por favor !!!

    Resposta:
    Se for virose (doença causada por vírus), provavelmente este outro gatinho tenha também. Nas viroses, é comum (para nào dizer sempre) acontecer isso: morrer um filhote, depois o outro e o outro… Há viroses de gatos muito sérias como a PIF, por exemplo… Se for virose, a mãe deles deve ser portadora (tem o vírus, mas não fica doente necessariamente). O melhor a fazer, é levar a mãe dos gatos para o veterinários fazer exames. E, mais importante, assim que o gatinho que ainda vive apresentar qualquer sintoma (como a conjuntivite), já levar ao vet para avaliar e pedir orientação… Para as viroses mais “simples”, é importante vacinar a gata periodicamente… Já no caso da PIF, o melhor é não deixar ela ter mais filhotes porque, provavelmente, eles ficarão doentes…

    Espero que este gatinho sobreviva… E mesmo que isso aconteça, mantenha a vacinação da gata em dia (e depois, do filhote).

  94. Olá, tenho um gato que está com 17 anos e 8 meses e está diminuindo a comida, ontem comprei aquele sache em pedaços ele lambe o caldo,consegui fazer ele comer 4 colheres de cha, mas isso durante o dia todo,e hoje não quis nada. ele me ouve mas percebo que não me ve direito,estámuito quieto,ele bebe agua na pia do banheiro nunca gostou de beber em vasilha com agua parada,mas vejo q a frequencia diminuiu. Essas mudanças foram bem rápidas,nunca teve problemas de saúde. E o meu companheirão,prase ter noção meu filho mais velho tem 16 anos.

    Resposta:
    Vc já levou ele ao veterinário para descobrir o que está acontecendo? Ele já tem uma certa idade, claro, e existem algumas doenças comuns nesta faixa etária. seria interessante fazer uns exames e verificar. Afinal, para muitas doenças há tratamento e melhora na qualidade de vida. O que não pode é ficar sem comer!

    Boa sorte com seu companheiro de tanto tempo!

  95. Ana Flávia Says:

    meu gatinho parou de comer por causa que comeu espinha de peixe dei raçao Whiscas ele comeu a comer e dar uma melhora mas dei outra raçao ele voltou a comer mas parou de comer de novo e eu nao sei mais o que fazer.

    Resposta;
    Espero que vc tenha busacado a ajuda necessária a tempo… Espero que tenha melhorado. Aconselho a não oferecer peixe para seu gato, justamente por isso. Pode ser fatal. Hoje, as rações substituem comidas como peixe, leite etc… Alguns alimentos, como espinhas para gato e ossos para cães, são perigosos…

    Abraços

  96. iara maria Says:

    olá, tenho uma gatinha de 4 meses, nos ultimos dias ela parou de brincar e de comer, só quer ficar dormindo o dia todo, levai ao vet. e ele passou basken e calvite, já estou fazendo o tratamento a dois dias, mas n vejo resposta, estou dando leite e soro na seringa, percebo tambem que ela está com diarréia, não sei mais o que devo fazer. acha que deve ser? ela era muito esperata, mais agora não brinca. espero resposta o mais rápido possível. agradeço

    Resposta:

    Desculpa, faz tempo que não tenho conseguido entrar no meu blog…
    Espero que já esteja tudo bem, que ela já tenha melhorado… Quando o gato não melhora com tratamento, uma opção é fazer alguns exames de sangue (se necessário, outros que o veterinário achar importante)…

  97. eu tenho um gato com 10 anos e el nunka saiu de casa ele so ker dormir e tambem comia pouko mas comia muitas vezes ao dia mas agora de um mumento para o outro deixou de comer ,eu fui com ele ao veterinario e ele teve a velo e disse me ke respiracao e rins e oscultacaõ tava tudo bem e reseitou me umas vitaminas mas ele nao me come nada e tam me a desaparecer de dia para dia eu sei ke assim e dificil ver o diagonostiko mas se poder dizer alguma coisa agradecia

  98. desculpa mas eskesime de dizer uma coisa o meu gato deita mau cheiro pela boca

  99. respondam se me souverem dizer o ke se passa por favor OBGADA

    Resposta;

    Mal hálito pode ser desde doenças na boca (gengivite, estomatite) como doensças de rim… Na verdade, doença da boca também como resultado da doença de rim…. Entre outros, claro… Acho que seria interessante conversar com o veterinário para fazer um chek up: exames de sangue (avaliar fígado, rim etc) e, se necessário, ultrassom… Nunca é demais fazer exame completo ainda mais nesta idade.
    Acho realmente muito importante fazer exames!!

    Melhoras para ele…

  100. Ola preciso de ajuda tenho uma gata siamesa de 2 anos, ela sempre se alimentou muito bem, tenho um outro gato de 6 meses que não a deixa em paz ele quer brincar a força com ela, e ela por sinal vive muito irritada, ela de uma semana pra ca, quase não come mais ração, comeu ter uns gostos estranhos, quer comer carne frango, pão tomar leite muito pouco, batata frita, resumindo coisas que ela nunca gostou de comer, ela emgreceu um pouco, mais não aparenta estar doente,vive passeando pelo quintal caçando passarinho.Não posso levar ela no veterinario agora a consulta na minha cidade custa 100 reias, ainda estou pagando uma cirurgia do meu cachorro de 2 anos, Alguem sabe o que pode ser??

    Resposta:
    Se ela ainda está comendo é um bom sinal… Dá para aproveitar o apetite dela e oferecer ração úmida hipercalórica (antigamente a Hills tinha, hoje eu não sei). Assim, o pouco que ela ingerir vai sustentar mais. Se ela nào comer sozinha a ração, dá para forçar numa seringa algumas vezes ao dia. É importante verificar se ela está defecando para saber se está comendo o suficiente. Mas o mais importante é diminuir a causa do estresse. Se vc já descobriu que é o gato, deve tentar deixá-los mais separados, ao menos na hora de comer… Se não for o suficiente, experimente deixá-lo mais tempo longe… Nem que seja por um tempo para ver se ela volta a comer bem. Claro, se ela não voltar a comer normalmente, precisará levar ao veterinário…

    Boa sorte!

  101. Juliana Says:

    Oii, bom tenhu uma gatiinha chamada Liiliica ela teve problema no figado e nao esta comendo, entao o veterinario mando ela embora ontem com a sonda pra ver si em casa ela si alimenta, so que infelizmente ela nao come. nao sabemos mais oqe fazer pois ela vaii ter qe fiika por mais um tempo internada =/ alguem sabe o qe eu posso fazer?
    Obriigada.

    Resposta:
    Penso que o que vc pode fazer é o que vc está fazendo: se ela não come em casa, deve ficar internada… É realmente o melhor a fazer quando o gato parou de comer e nào quer voltar de maneira nenhuma. infelizmente, o tratamento pode ser demorado, precisando de dias a semanas de internação…

    Espero que a Lilia fique boa!!

  102. Bom Dia!
    Minha gatinha parou de comer, pelo q notei, faz 1 semana! Lendo seu blog percebi q perdi tempo demais esperando, pois achava q era frescurinha dela, pois qdo comprei uma ração diferente pra ela, ela comeu bastante durante o dia todo, e no dia seguinte comeu, mas diminuiu a qtde, já no 3º dia não queria mais. Então comecei a dar aqueles palitinhos pestiscos, tipo carne seca, e ela voltou a comer aquilo, mas ontem e hj já não quer mais! Ontem de noite eu olhei pra ela de cima e parece um esqueletinho! Ela é pequena, num cresceu mto e o máximo q ela já pesou foi 3,500kg comendo normalmente. Hj acho q está com uns 2kg, se estiver! Estou bastante preocupado, minha esposa e mãe já estão até chorando, e gostaria de saber como proceder em casa, além de levá-la no veterinário, a qual não confio mto, mas não tenho carro para levá-la longe, e nem conheço um outro q seja bom e confiável! Moro em São Paulo, Capital, e moro entre os bairros da Mooca e Tatuapé. Caso vc, ou alguém q leia esse comentário, conheça algum vet de boa referencia por aqui, agradeço se me der a dica.

    Resposta:
    Realmente é importante levar ao veterinário ao invés de fazer tentativas paleativas em casa enquanto o animal pode ir piorando… Infelizmente, não conheço os locais em São Paulo e não saberia agora quem indicar. Sei que existem especialistas aí, mas não sei se seria perto para vc… Espero que alguém saiba te informar… se não conseguir, volte a entrar em contato que eu peço ajuda para outros vets que possam saber. Por enquanto, vc pode ir forçando ração úmida hipercalórica numa seringa, se ela não vomitar…

    Melhoras!

  103. mau gato estava fora a muito tempo (e sento que tenho 7 gatos) ele nao come nada dei raçao, dei carne crua, dei leite, ele nao comeu…eu vi isso hj agora e vim corendo pesquisar e achei este site e hj vi ele vomitou ontem no banheiro…se puderem me digam o que eu faço e esta de noite nao da para levar o bichinho no veterinario e agora???? (adoro ele nao quero perde-lo porque me apequei de mais)

    Resposta:

    se vc adora tanto seu gato, sabe que vai precisar levá-lo ao veterinário, né?! Vômito, na maioria das vezes, requer medicação injetável e falta de apetite requer cuidados especiais como vc, provavelmente, leu no blog.

    Esta noite não vai ter muito o que fazer, pois tudo que vc forçar, provavelmente, irá vomitar. Tente dar na seringa soro caseiro, apenas para ajudar a não desidratar. Mas se ele vomitar também, não continue. Amanhã cedo, leve ao vet.

    Melhoras para seu gato!

  104. Carla Souza Says:

    Temos sete gatas em casa (todas castradas), todas com mais de 10 anos. Uma delas (13 anos) desde nova sempre comia e vomitava, falávamos que ela era “modelo”. Sempre esfomiada, comia o dela e o que os outros deixavam pra traz, daí achávamos que ela comia demais por isso vomitava.
    Tem um dia que ela não come (era a primeira a chegar na hora de comer). Tentamos ver a temperatura dela, mas coloquei um termometro no ouvido (não no fundo) só pra ter uma base, deu 39.3. Creio que a tempreratura esteja maior, pois pelo q vi na internet esse valor seria de temperatura retal.
    Minha mãe fez um carinho nela, e ela bebeu um pouquinho de leite, coisa de uma xícara de café. Sei que gato não pode beber qualquer remédio, e q automedicação é perigoso também para eles, mas demos um antibiótico proprio para cães e gatos.
    Como temos muitos bichos e trabalhamos fora o dia todo, não sei se está bebendo água e fazendo as necessidades normalmente.
    Pela quantidade (7 gatos e 2 cachorros), fica dificil $$$ levar todos ao veterinário periodicamente para check-up.
    Pintamos uma porta com verniz este final de semana e ela estava dormindo perto. Será que o cheiro do verniz pode ter causado alguma intoxicação ou um “mal estar gástrico”?
    Será que todo esse tempo que ela comia e vomitava já trouxe algum problema? (como sempre brincava como os outros, não demos muita importância ao fato)
    Não tenho como levá-la ao veterinario amanhã, pelo meu horário de trabalho. Mas vou levá-la logo que possível (se eu não descobrir algum que atenda após as 18:00 horas, será somente no sábado).

    Resposta:

    Desculpa a demora para ler… Não entro com a frequência que eu gostaria no meu blog… Espero que já tenha melhorado… É muito comum gatos “vomitadores” e, sim, muitas vezes, não damos muita importância e isso pode levar a consequências mais graves. A doença inflamatória do intestino é uma das mais comuns em gatos com vômitos frequente e que não se descobre a causa. Esses gatos devem comer rações hipoalergênicas ou para gatos sensíveis, o que imagino qe seja difícl par vcs com tantos gatos… Porém, pel que vc falu já é um gato idoso e outras denças como doença renal comumente afetam animais com esta idade… Aconselho que pelo menos no gatos mais idosos, vcs façam um chek up…

    Grande abraço!

    • Carla Souza Says:

      Obrigada pela orientação. Bem a Melissa melhorou sim, no mesmo dia que te mandei a mensagem, tentei falar com um vet num pet shop, mas o dono nem quis me ouvir. Sei que é errado, e medicamos por conta.
      Ela voltou a comer (é a primeira a chegar) e é óbvio, as vezes vomita. Dou a ração cat chow para “gatos com mais de 7 anos que vivem em ambientes fechados”, tem menos corante que a wiskas (o que percebi q causava mais vomitos).
      Vou levá-los para fazer ao menos um hemograma, nem que seja um por mês.
      Doutora, uma sugestão de artigo quando tiver um tempinho, “porque os gatos fazem xixi pela casa, mesmo castrados”, e o que utilizar para limpar a área para inibir novos xixis (Já usei de tudo, até querosene)…Obrigada, mais uma vez.

  105. Danniel Gomes Pimentel Says:

    Oi, olha tenho um persa, a minha gatinha não tá se alimentando, porém ela toma água, e não está vomitando, qual seria a causa?
    pk li sobre a doença a cima, mas será que isso mesmo?

    Resposta:

    A falta de apetite é comum na maioria das doenças em gatos, portanto o fato de ela não estar comendo não diagnostica a lipidose (que normalmente vem acompanhada de vômito), porém, se sua gata não voltar a comer, independente da doeça que ela possa estar, poderá vir a desenvolver a lipidose juntamente. Não sei qual a idade da sua gata, mas é importante levá-la ao veterinário e fazer exames para investigar a causa da falta de apetite.
    Melhoras para ela…

    • Danniel Gomes Pimentel Says:

      Obrigado pela resposta. Levei ela ao veterinário e a Doutora disse que aparentemente não econtrou nada de justificasse essa falta de apetite nela. receitou também um hemograma e uma ultra sonografia que estaremos fazendo logo,logo. o que achei estranho é que ela está com um forte odor na pelagem de urina (está tomando bastante água), mas não sei se isso justifica, pis demos banho nela, e ainda assim está com esse cheiro estranho.Bom… manteremos contato

      Resposta:
      Obrigada por compartilhar…

  106. Meu gato parou de comer. Estou diluindo AD em água e revesando com frango, arroz e água batidos no liquidificador e administrando por meio de uma seringa. Difícil. O gato há 3 anos tem crises, elas vão e voltam e agora não está indo mais embora. Desde 2009 ele começou a perder peso(de 4 kh hj ele tem 1,9 kg) vomita e agora tb está com diarréia. Perdeu totalmente o apetite. Foi diagnosticado com inflamação intestinal crônica há 2 anos. Depois para lipidose hepática e ninguém sabe o que é ao certo. Ele não está tristinho, mas está super magro e com temperatura abaixo dos 38º. Já levei em tantos veterinários, cada um me diz uma coisa e arrancam tanto sangue do coitado e não descobrem. Já tomou similarina e agora só omeprazol, pois está com gastrite também. Pelo que li aqui terei de levá-lo de novo a um veterinário, pois ele não pode se alimentar dessa maneira por muito tempo, não é? O que pode ser?

    Resposta:
    É muito comum em gatos a doença inflamatória do intestino. O diagnóstico é realizado através de biópsia. Como descrito no blog, a lipidose é mais um sinal clínico do que uma doença em si, pois ela acontece sempre que o animal fica por um tempo prolongado sem comer (o que é comum em várias doenças). Portanto, ela pode estar sozinha ou acompanhada de outra doença. Claro, agora seu gato está sem comer, o mais importante é fazê-lo voltar a ganhar peso. O melhor a faz é deixá-lo internado até que volte a comer boa quantidade de ração sozinho…

    Melhoras…

    • Continuando… o Same é um bom medicamento para o fígado msm? Agradeço muito.

      Resposta:

      Olá… Como expliquei no blog, faz tempo que não estou na prática de clínica, portanto, não estou a par das medicações atuais. Este remédio que vc falou, por exemplo, eu não conheço. O melhor “remédio” para o fígado é a glicose. E ALIMENTAÇÃO.

  107. Erick Rocha Says:

    Oi, eu sou Erick, e tenho uma gatinha chamada Penélope. Ela foi gradativamente perdendo o apatite e agora nem beber ela bebe mais. Eu estou dando ração úmida a força na seringa, mas ela está muito magrinha, e mal anda. Ele teve vermes e recentemente já ganhou remédio e sarou,mas não voltou a comer. O que fazer? O dar pra ela? De quanto em quanto tempo? Como saber se está funcionando? Me responda por email por favor: erickhetfield@gmail.com Eu estou temendo muito por sua vida. O que eu posso fazer, urgente!

  108. Bom dia! Tenho um gatinho de 8 ou 9 anos… Sexta feira reparei que ele estava com febre e não queria se alimentar…no dia seguinte o levei para o vet, e ele por sua vez disse que era infecção. Entretando não fez exame algum… Estou levando meu gatinho todos os dias para o ver p/ tomar ingessão, mas mesmo assim não estou vendo melhora…. ele está sem se alimentar desde sexta. Será que pelo fato dele ser “gordinho” ele consegue ficar muitos dias sem se alimentar??? no Sábado ele bebeu bastante agua e suas fezes estão ralas…. Ele nunca ficou assim antes, estou muito preocupada. Para completar a situação tudo que tentamos dar, ele cospe. Graças a Deus, a febre já se foi, mas se alimentar que é bom, ele não está. Agora danado me fez o favor se sumir… está 1 dia fora de casa….Será que é pra não tomar injessão? Minha casa está em obra… sera que´é por isso que ele ficou assim?? Eu não sei mais o que fazer e muito menos o que pensar…. Estou muito preocupada

    Resposta:
    É bem provável que o stress da obra possa ter tirado o apetite do seu gato,sim, e predisposto a infecção. E ele pode estar fugindo das injeções bem como da própria obra (as duas causas de estresse). Porém, se ele não voltou a comer ainda, aconselho conversar com o veterinário para fazer um exme de sangue (para avaliar fígado). Pois, o gato parar de comer por muitos dias pode ter consequencias graves, principalmnte se ele for gordinho… Ele pode precisar de soro e alimentação forçada, mesmo que cuspa (contanto qu não vomite).

    Procure seu gato para poder tratá-lo…

    Abraços

  109. boa tarde!
    tenho uma gata, Nina, tem 8 anos, castrada desde 6 meses.
    ela era super saudável, quando começou a emagrecer e vomitar.
    como tenho outro gato não percebi que ela não comia.
    Levei ao veterinário faz 5 meses. e durante todo este periodo ela está tomando antibiotico, Ursacol, comendo A/D forçado, duas ou tres vezes ao dia.
    e não vejo nenhuma melhora, continua magra, só osso e não come nada.
    já tentei todo tipo e marca de ração.
    o que eu posso fazer?
    quanto iniciei o tratamento, fizemos exames de sangue e todos com resultado normal.
    pode ser outra doença?

    Resposta:
    Desculpa a demora para responder… Sua gata não está nada ebm e nem sei como estará agora que finalemnte li seu comentário… desculpa mesmo pela demora, mas também imagino que vc não tenha espera pela minha reposta para fazer algo mais, como por exemplo procurar uma segunda opinião profissional. Há viroes que podem afetar o gato enquanto o exame de sangue tradicional mostra-se normal. Entre elas, a PIF (peritonite infeciosa felina). Fazer um teste para FIV e Felv (viroses de imunidade baixa) também seria interessante, embora o exame de sangue costume mostrar um grupo de células alterados (o que não foi o caso). de qualquer forma, se ela não come nada (e por isso não sei se ela resistiu até hoje), precisa de tratamento intensivo numa clínica veterinária.

    Mais uma vez, desculpa a demora para resposta…

  110. priscilla Says:

    Oi Doutora! Primeiramente quero parabeniza-la pelo blog, somente pessoas de bom coraçao doam-se dessa forma. Parabens!

    Tenho um gato de 3 anos, o Chuck, cadastro, nunca ficou doente, mas a serca de 1 semana ele mal se alimenta, hoje mesmo nao comeu nada. Ele fica amoado, esta com uma manina estranha de dormir dentro da pia do banheiro e parece querer ficar em lugares mais gelados. Ele nao vomita, esta indo ao banheiro, mas com menos frequencia. Ele fica com os olhos meio virados, estou mto preocupada e nao tenho dinheiro pra leva-lo ao vet. Tenho mais 2 gatos e os 3 sao machos, o mais novo tem 6 meses e enche demais o saco do chuck, mordendo e pendurando nele a todo momento, agora q o chuck esta amoado nao deixo o mais novo nem chegar perto, sera q pode ser stress, ciumes do gato novo? ou ele ter parado de comer pode ser algo mais grave? Por favor me ajude! obrigada, bjs

    Resposta:
    Priscila, primeiro, obrigada pelo elogio! Ando desanimada com o blog, não só porque não tenho tido condições de dar atenção a ele (ainda tento ao menos responder os comentários), como também por comentários desagradáveis que recebi. Segundo, desculpa a demora para respondê-la; como falei, tenho entrado com pouca frequencia no blog.
    Sim, estresse por ciúme de gato novo é bem comum! E leva o gato a para de comer sim. Consequentemente, à lipidose. Compreeendo sua falta de condições para levar ao vet, mas imagino que vc já buscou ajuda a essas alturas. O que posso orientar quando o gato pára de comer é forçar ração úmida na seringa para ver se volta o apeitte. Mas quando isso não resolve ou começa a apresentar vômito ao forçar alimento, a única orientação útil que posso dar é que leve ao vet porque, provavelmente, será necessário fazer medicações injetáveis bem como soro injetável…

    Grande abraço!

  111. Minha gata não come já faz 1 dia to preocupada pq eu tinha uma outra gata que morreu de uma doença mais ela comia tanto e agora não come oq eu devo fazer,eu não sei se levo ao vet ou não?

    Resposta;
    Desculpa a demora para responder… Claro, que ou sua gata já voltou a comer ou já foi levada ao vet. Um dia, até dá para eperar antes de procurar ajuda veterinária. afinal, pode ser um mal estar (algo que comeu e não caiu bem); mas se a anorexia persistir no dia seguinte, mesmo oferecendo comidas que o animal gosta… Daí, é importante não esperar mais.
    Espero que ela já esteja melhor.
    abraços

  112. É necessário que se tenha maiores informções sobre o tratamento, ora por meio de medicamentos como tambem por meio da alimentação. não gostaria de excluir os Veterinários mas depois que o Mundo se globalizou tornando capitalista, tudo ou quase tudo virou COMÉRCIO, { pois o mal do serumano é não “SER HUMANO”…}
    S.O.S. já perdi dois gatos e não quero perder o terceiro…

  113. Juliana Kraus Gomes Says:

    Bom dia, tenho uma gatinha de 13 anos, ela tem diabetes, já fez 3 cirurgia para retirada de nódulos mamarios, na ultima cirurgia foi retirado tb alguns outros nodulos de outras partes do corpinho, ela já quase não enxerga mais, toma insulina diariamente…. sempre foi muito bem cuidada e amada. A uns 20 dias eu a levei ao veterinario novamente, pois percebemos mais alguns nodulos, desta vez o vet. (que cuida dela desde pequenina), achou melhor tentarmos uma quimioterapia, foi aplicado o medicamento e uns dois dias depois ela começou a vomitar e parou de comer. Então tinhamos que leva-la a cada 2 dias para tomar soro e vitaminas, ate que parasse de vomitar e voltasse a comer, mas até agora não se normalizou, Já fizemos exames de sangue, está tudo. Fizemos raio x, para verificar se não havia nenhum nodulo em algum orgão que pudesse estar causando esse mal estar, tb esta tudo ok… Nos ultimos 5 dias não a levamos mais para tomar soro, ela voltou a beber agua, esta bebendo bastante…. mas comidinha que é bom nada….. estamos dando nutralife pra ela, para ver se volta o apetite, aos poucos percebemos que ela cheira a comida, da umas mordiscadinhas….. mas já esta magrinha magrinha e o veterinario disse que acha melhor não voltar a dar soro, pois dá uma sensação de saciedade deixando-a com menos vontade de voltar a comer….. Amanha ligaremos para ele novamente, para ver se mantemos assim… esta muito dificil ver a menininha nesta situação.
    O que posso fazer? A essa altura, acha ideal levar a outro veterinario? Apesar de eu o achar muito confiável, parece que ele já nao sabe mais o que fazer…. Estava dando uma pesquisada no google, a quimio em gatos pode causar anorexia….. Me ajude por favor.

    Resposta:
    Desculpa a demora para responder… Não sei como está sua gatinha agora… Se é que está… Realmente, quando eles já tem uma doença assim e uma certa idade, tudo que a gente faz é meio que paleativo para melhorar a qualidade de vida. Se ela não voltou a comer desde que vc mandou o e-mail, provavelmente não resistiu… Se voltou, ótimo! Claro que uma segunda opinião sempre é bem vinda nesses casos, mas acredito que você e o veterinçario estão fazendo tudo que tem ao alcance… Quimioterapia pode dar anorexia sim, por isso é importante o acompanhamento veterinário durante o tratamento.
    Mais uma vez, desculpa a demora da resposta e espero que ela esteja melhor.
    Abraços

  114. Juliana Kraus Gomes Says:

    Tenho uma outra gatinha, uma persa, de 1 ano e meio, moramos em apartamento, temos todas as janelas protegidas…. ou seja não corremos o risco de ela fugir e nem de termos a visita de outro gato. Devemos castra-la? Ela entrou no cio umas 3 vezes, foi super tranquilo, fora a miadeira, rss…. Quando penso em castra-la, fico receosa se isso é bom para ela, por outro lado, dizem que não castrar pode causar cancer. O que me diz?

    Resposta:
    Castrar ainda é a melhor prevenção contra o câncer, seja de útero, como de mama. Porém, a prevenção do tumor de mama com a catsração depende da época da castração. Quanto antes castrar, maior a chance de evitar. Por isso, aconselho castrar o quanto antes… Já o de útero, independe da idade da castração, visto que o órgào é retirado na cirurgia.
    Tmabém acaba sendo um stress para a gata sempre que entra no cio. Pois ela tem queda de imunidade, deixa de comer… É uma época que costumam apresentar mais doenças (relativas a imunidade).

    abraços

  115. oi bom dia minha gatinha diminui de peso derrepente, sera que esta com verme , pois eu tenho 20 nao dar para ver e saber se ela esta com diarreia, pois ela se aliemnta pouco. O qe fazer.

  116. meu gato já tem 6 dias sem comer nada , as vezes bebe um pouco de agua mais não come de geito nem um , já levei no veterinario 2 vezes e nada,o que faço?

    Resposta;
    Desculpa a demora para responder… Espero que já tenha levado em outro veterinário para ajudar seu gato! Vc está fazendo a sua parte, levando ao vet, mas se não resolveu; às é necessário opiniào de outro profissional (como nós fazemos quando vamos ao médico).

  117. detalhe meu gato tem 16 anos e eu já fiz de tudo pra tentar ajudar ele mais eu não tó conseguindo

    Resposta;
    Esta é uma idade que o animal já começa a apresentar algumas doença como insuficencia renal, por exemplo… Foram feitos exames?

  118. meu gato nao esta comendo faz 2 dias estou dando vita gold para ele mas nao sei se ele esta melhorando me ajude ele so bebe um pouco de agua

  119. Precisei viajar e como não tinha ninguém para cuidar de minha gata, trouxe. Porém ela não quer sair do quarto e se recusa a comer e beber aguá. Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajuda-la? Fico co receio de forçar a comer e aumenta o nível de stress dela.
    Grata,
    Anabel

    Resposta;
    Desculpa pela demora… Realmente, os gatos não aceitam bem viagens (sejam dos donos ou deles). É uma fonte de estresse bem grande e, sempre que possível, deve ser evitada. Ou acostumar o animal desde cedo a viagens… Quando o gato ficar mais de dois dias sem comer (no limite), sugiro forçar alimento na seringa (de pouco em pouco), com muito carinho e observar a aceitação dele. Claro se ele espumar pela boca, ficar mais acanhado etc… Parar! Fica esta dica para uma próxima e espero que ele esteja bem!
    Ah, uma opção (que eu não tenho experiência, mas vc pode procurar quem tenha) é faze uso de florais nessas situações (antes de viajar, por exemplo)…

    Abraços

  120. Gostaria muuuito de uma ajuda porque estou muito triste. Meu gato está internado pela quinta vez. Ele parou de comer e vomitava agua pura e o veterinario disse que ele está com doença degenerativa no figado e que não tem cura. Disse que ele pode ficar bom ás vezs, outras vezes ruim. O que pode ter sido? Será que foi estresse de todas as vezes que ele precisou ir a veterinaria? E será mesmo que não tem mais cura? Eu não quero perdê-lo!

    Resposta:
    Como está seu gato agora? É que faz tempo que vc escreveu… Que tipo de doença degenerativa do fígado seu gato tem? Em quanto tempo ele tem apresentado esses sintomas que vem e vão? Vc já procurou opinião de outro veterinário?
    Lembre-se, quando vamos ao médico, e ouvimos que temos uma doença incurável, o que fazemos? Não procuramos outras opiniões…?!

    Abraços…

  121. Preciso de uma resposta urgente e antes que peça para eu levá-lo ao veterináro, já levei e já tomou vários remédios, mas nenhum resolve; ele à algumas semanas parou de comer e foi emagrecendo muito e as patas traseiras ficando bambas e estes dias ele piorou mais e está praticamente sem andar, treme também. Já dei vitaminas, a veterinária já aplicou alguns remédios nele, estou dando um antibiótico chamado Azium, já tem Flotril também e nada. Alguém já pasou por isso e pode dizer o que pode ser? Ele é novinho, não tem nem 1 ano. =/

    Resposta:
    Peço desculpas pela demora da resposta… Mas acredito que vc não esteja esperando por ela para pedir a opinião de outros veterinários da sua região. Problemas neurológicos em gatos são comuns da Peritonite Infecciosa Felina. Uma doença grave que apresenta vários sintomas (diarréia, vômitos, barriga inchada e/ou sintomas neurológicos). Não tenho conhecimento de nenhum paciente que apresentou sintomas neurológico que sobreviveu.

    Espero que não seja isso que seu querido felino esteja passando…
    Se precisar conversar mais, estou à disposição…

    Abraços…

  122. meu gato tem quase 1 ano de idade, e há 1 semana, só quer ficar no colo, não mia mais pedindo comida, come muito pouco, tá apático, sonolento, não brinca mais e os olhos dele parecem triste, não está vomitando, e nem com diarreia, o que pode ser? temos , infelizmente, algumas lagartixas em casa e li que se os gatos morderem esses bichos, tb podem fica doentes, alguns sintomas da doença condizem com o que o meu gato apresenta, pode ser isso?

    Resposta:
    Os sintomas que seu gato apresenta são inespecíficos, ou seja, comuns a muitas doenças (quase todas). Espero que já tenha melhorado ou sido levado ao veterinário para investigar….

    Abraços

  123. dulce maria Says:

    meu gato ja faz uma semana que esta urinando sem controle e mia muito na horra de urinar tem um dia que ele nao come nem bebe agua e comersou a sangrar pela urina tambem o que eu faço mi ajudem por favor ele si chama timao e eu o amo muito

    Resposta:
    Espero que o Timão já tenha ido ao veterinário para resolver o problema… Infecções na bexiga bem como obstruções parciais (fica “entupido”, mas não totalmente) levam a estes sintomas. É muito grave e não tem como fazer nada em casa (primeiro porque precisa diferenciar uma coisa da outra). Se vc já levou ao vet, hoje ele já está comendo?

    Aguardo notícias do Timão!

  124. Olá tenho um gatinho que tem12 anos o nome dele é Batata por ele ser amarelo e gordinho e a mais ou menos 1 mês ele brigou com outro gato que tenho e o rabinho dele infeccionou leve ele ao veterinário e ele me mandou dar 12 dias de antibiótico chamado rilexine 300, o machucado cicatrizou normal, mas ásia ele não quer mais comer já gastei tanto com ele não sei mais o que fazer. Ele é minha vidinha. Alguém pode me ajudar?
    Agradeço.
    Bjinhos. :(

    Resposta:
    Desculpe a demora para responder… Mas pelo que entendi, vc já está tratando em casa (mas com acompanhamento de veterinário, certo?!)

  125. oi bom dia ,meu gato ficou internado tomando soro e com a sonda !ele estava se alimentando bem lá ,mais agora em casa ele nao quer comer e nem beber agua oque eu faço ?

    Resposta:
    Espero que já tenha levado ao veterinário caso ele ainda não tenha voltado a comer sozinho… Quando o gato ficar sem comer, o melhor é forçar um pouco de ração úmida na seringa várias vezes ao dia para ver estimula a voltar a comer. Mas se isso não acontece, não tem como fugir de uma visita ao veterinário.

    Abraços e espero realmente que já esteja tudo bem!

  126. Minhas Gatas pegaram gripe recentemente e agora a mais velha delas come as vezes e bem pouco…
    O que ela pode ter ?
    =(

    Resposta:
    Comer pouco ou parar de comer é um sintoma de várias doenças (quase todas, na verdade). Se vc quer descobrir o que está levando seu gato a parar de comer, precisa levar ao veterinário. Talvez, sejam necessários exames complementares. Ainda mais se sua gata tem mais idade, é importante levar ao vet, muitos gatos começam a apresentar doenças na boca (como gengivite por tártaro etc) e param de comer…

    Boa sorte!

  127. Luceli dos Santos Says:

    Olá… Meu nome é Luceli e eu tenho um gato amarelo e gordo chamado Batata que tem 12 anos é castrado e é o amor da minha vida. A um mês mais ou menos ele brigou com um outro gato que tenho e o outro gato mordeu o rabo dele e eu estava viajando, quando voltei percebi o machucado e o levei ao veterinário, o médico passou
    20 dias de um antibiótico chamado rilexine 300. Dei só 12 dias pois ele melhorou logo. Depois disso ele não quis mais comer. O levei ao veterinário e os exames de sangue deram normal a única coisa que acusou foi o plasma ictérico. Ou seja ele esta com lipidose hepática. Tomou soro no veterinário e esta em casa comigo. Sendo cuidado com o maior carinho do mundo. Estou dando plasil 5 gotinhas, legalon 70 mg um por dia e flagyl 250mg 1/4 de doze em doze horas. Se eu não der plasil ele vomita, mas se dou o plasil a comida para no estômago. Eu estou com fé que ele vai melhorar, já gastei o que não tinha com ele, já gastei bem mais de 500,00 reais, mais sei que foi bem investido, pq ele é um animalzinho irracional, mas ele tbm sente, dor, fome, frio e sede, como a gente, por isso não devemos deixar pra última hora e deixar morrer se podemos socorrer. As informações de medicação foi a um gato que tem aproximadamente 5 kilos, não usem como medicação para o seu gatinho, pq o veterinário é o único que pode nos ajudar. Parabéns pelo blog, me ajudou muito, pq quando eu percebi que ele estava sem comer corri pra internet e o único site que me mostrou que eu devia levá-lo logo ao veterinário foi o seu. Obrigada. E boa sorte a nós que estamos com os nossos companheirinhos enfermos. Deus abençoa que todos melhorem. ;)

    Resposta:
    Muito obrigada por compartilhar!! Melhoras para o Batata, Luci! Com a dedicação que vc tem, ele vai melhorar,sim! Sugiro apenas que procure pesá-lo diariamente para ver se está ganhando peso. Essa é uma meta difícil quando está internado, imagino em casa… Ele precisa estar ganhando um pouquinho de gramas em cada dia e não perdendo ou mantendo o peso.

    Melhoras! E bom tratamento!

  128. olá muito boa noite! tenho uma gatinha de aproximadamente 8 meses com orientacao de um funcionário da casa de racoes apliquei nela uma injecao para nao ter filhotes. Dai entao começou o drama: ela nao esta comendo quase nada toma agua raramenete e nao esta fazendo coco.Anda sonolenta e parece estar tristinha.Será efeito da injecao? já que ouvi dizer que esta faz um mal danado para elas.Oque devo fazer? me orientem por favor! grato Ricardo

    Resposta:
    Esta injeção faz mal, sim; mas não deveria levar aos sintomas que vc falou. O que pode ter acontecido é que ela já estivesse com alguma doença encubada e apresentou os sintomas depois da injeção (pode ser até pelo stress). Mas não volte a dar essa injeção, predispõe a tumor (de mama e de útero). Mas agora, se ela não voltar a comer e continuar amuadinha, leve ao vet para diagnosticatr e tratar sua gatinha.

  129. Gisele Santos Says:

    Olá,

    Há alguns meses encontrei uma gatinha na rua, a trouxe para casa e algum tempo depois percebi que ela estava grávida, os filhotes nasceram a 21 dias, ela nunca foi de comer muito, mas comia direitnho, mas está super magra, imagino que por estar amamentando 5 filhotes, só que hj ela está vomitando e não quer comer nada, nem a Whiscas sachê que é molinha..bebeu bastante água e logo depois vomitou de novo, só comeu umas graminhas aqui das plantas, que pode ser???? Estou super preocupada com ela e com os bebês que ainda não foram desmamados.
    Obrigada,

    Resposta:
    Quando a gata está amamentando, tem queda de imunidade e pode apresentar viroses (como vc falou, ela era de rua). A gata que está prenha ou amamentando deve comer ração para filhotes. Pode ser também verminose… O melhor seria fazer uma avaliação e, se necessário, separar a mamãe dos filhotes enquanto faz o tratamento.

    Abraços

  130. anna karoline Says:

    carol por favor me ajude! faz tres dias que a minha gatinha opero, ela nao come nada , os seus pontos estam muito enflamados, a sua boca dela esta muito suja ,e ela esta muito magra.nao sei o que e.acha que ela mordeu a lingua? voce acha que ela pode sobreviver?

    Resposta:
    Eu já respondi antes, se ela está tão mal, por que ainda não a levou no vet?

  131. maria carla Says:

    carol ais suas dicas sao horrives,nao prestam pra nada.thau beijos e pioras

    • anna karoline Says:

      carol por favor me ajuda! faz tres dias que a minha gatinha Tieta opero,ela ta muito magra e nao come nada os pontos dela estam enflamados ela ta muito mal , por favor me ajuda nao sei o que fazer.

      Resposta:
      Por que vc não levou sua gata no vet que a operou? Ela está tomando antibiótico? Tomou antiinflamatório em casa? talvez seja necessário e não posso prescrever por e-mai… Force raçào úmida na seringa… E converse o quanto antes com o veterinário!

    • Maria Carla…

      Primeiro, desculpas pela decepção quanto às minhas dicas. Lembrando apenas que o objetivo deste blog nunca foi fazer consultas online. E quando eu dou alguma dica, priorizo não que o gato seja salvo com ela (para isso existe o atendimento veterinário presencial), mas ACIMA DE TUDO QUE O GATO NÃO VENHA A ÓBITO POR UMA INFORMAÇÃO INADEQUADA!! Imagino que você não tenha lido o artigo sobre “Por que devo levar meu gato ao veterinário”…
      Segundo, agradeço pelo seu comentário porque assim como você, outros também devem ter se decepcionado ao pedir alguma ajuda.
      Através da sua crítica, pude amadurecer para fazer um blog mais coerente.
      A partir deste momento, fecharei o espaço para perguntas para não criar falsas expectativas nos visitantes.
      Este blog será apenas para maior informação da medicina felina e não mais para compartilhar a minha experiência como veterinária nem dar sugestões para soluções de casos clínicos.

      Abraços e obrigada pela sua visita!

  132. te odeio!

    Resposta:
    Sinto muito se não pude satisfazer às suas expectativas e obrigada pela visita!

  133. Oi meu gato Zulu ta muito magro, ele até esta comendo ração úmida sem que eu precise estar forçando na seringa, só estou usando a seringa para dar água pra ele. Mesmo com a ração úmida ele esta comendo pouco, pouquíssimo mesmo! O que ele come nem chega a ser metade do que ele comia antes. Eu estou desconfiada acho que deve ter algo preso na garganta dele, os dentes dele estão amarelados e a boca dele esta fedendo, e ele esta tão fraco que nem consegue andar direito.

    Resposta:
    Odor forte na boca pode ser devido à gengivites que por si só levam o gato a ter dor e não comer (principalmente ração seca). Mas também pode ser devido à insuficiência renal (uréia e creatinina altas levam este mau hálito).É uma doença séria que deve ser tratada o quanto antes (para não agravar). Independente do que seja (e isso só vai ser possível descobrir mediante avaliaçãp do Zulu), ele estar comendo APENAS ração úmida e ainda em pouca quantidade, é perigoso pra ele. Deve estar desidratado e com falta de nutrientes… Provavelmente, precisa tomar soro na veia…

  134. Michelle Carneiro Says:

    Achei um gato na rua a pouco tempo que é bem idoso, o veterinário de plantão achou que ele tinha por volta de 10 anos. Chamamos ele de Luke, está meio banguela, um pouco acabadinho, super magrinho. Ficou internado, saiu, voltou a se internar. Lá no veterinário ele come ração, quando volta pra casa ou ele come pouco ou não come e quando come é depois de muito alisado. Bebe muita água, estou dando antibiótico e vitamina mas o gato pouco reage, só quer dormir o dia inteiro. No exame de sangue dele não deu nada anormal mas eu e meu marido estamos muito preocupados.
    Eu fiz uma papinha com abóbora, cenoura, arroz, carne moida e frango mas ele não se interessou, eu tive que forçar um pouco a barra. Meu marido acha que é melhor algo que possa colocar numa seringa e dar remédio para abrir o apetite chamado Carnabol, que uma outra gata da gente já tomou quando esteve doente e fez um efeito danado.
    Perguntas:
    1. Posso dar Carnabol para abrir o apetite dele?
    2. Você tem alguma receita de comidinha para colocar em seringa, já que ele não come por si só?
    3. Algum conselho mais?
    Obrigada.

    Resposta:
    Eu não conheço o carnabol. como escrevio no blog, não estou na prática clínica há alguns anos. Eu sempre usei Periatin para abrir apetite, mas sugiro que veja a dose com seu vet (também não sei dizer se ainda existe no mercado). Quanto à receita, existem rações úmidas terapêuticas, elas são mais nutritivas com nutrientes essencias para o felino. Na “minha época” a gente usava da Hill’s, verifique se ainda existe (hipercalórica, ou seja, o animal não precisa de muita quantidade para obetr mais calorias), tem também o Nutrical/Felovit, oriente-se se existem ainda ou se há similares no mercado pet, são pastinhas que colocamos direto na boca ou na patinha do gato. Mesmo que ele não queira comer, vai querer limpar a pata e acabará lambendo. Informe-se sobre as rações terapêuticas do mercado de hoje (noramelmenrte as marcas Hills, Royal canin, as mais caras, em geral, possuem uma linha terapêutica).
    Um conselho que posso dar é fazer exames diferentes, como ultrassom e, no de sangue, foram analisadas enzimas de fígado e rim? Se ele não está comendo, levar na clínica diariamente para fazer soro subcutâneo, para hidratar.

  135. karen guedes Says:

    meu gato esta a 2 dias sem comer…..e nesse tempo esta vomitando uma agua normal pelo menos 2 vezes ao dia….ele era super forte,brincava todos os dias,ele ja esta com 6 meses e enorme…estou muito preocupada com ele….o q vc acha q pode ser….estou dando soro e um pouco de leite,umas 3 vezes ao dia…o leite ele esta tomando umas 3 colheres…estou forçando pq ele nao tenta comer nada…estou certa?me ajude …obrigada

    Resposta:
    Se ele não estiver vomitando o que vc está forçando, td bem; se não, espero que já tenha levado ao veterinário. Porque não adianta forçar coisas pela boca, se não fica no estômago. Também é importante ver se a causa da falta de apetite não é uma doença séria, para isso, faz-se necessário levar ao veterinário. Melhor que leite (além do soro) seria forçar ração úmida (de preferâncioa hipercalórica) para que não perca muito peso e enfraqueça (o que pode piorar o quadro).

  136. Carol, boa tarde! Meu nome é Réggis e gostaria muito de uma orientação sua em relação a minha gatínha siamesa, a Cissa de 9 anos. É o seguinte, faz 3 dias que a Cissa não come nada, anda desanimada, nao tem apetite, apenas toma água, um pouco de leite e deita. Ela anda um pouco e ja para, tipo parece que nao tem forças para continuar! Ja comprei Whiscas, ja ofereci o que ela mais gosta e simplesmente ela ignora, vira as costas e sai andando, até esquentei um pouco de Whiscas para aumentar o aroma, daí eu coloco na frente dela, ela olha, pensa um pouco e vai embora. Isso tudo aconteceu de um dia pro outro, minha mae tem quase certeza de que a ultima vez que ela comeu, ela comeu uma “Pomba”. Então à levamos para o Veterinario, que tirou Raio-X e aparentemente está NORMAL, não furou o intestino, nem tem ossinhos presos, está normal, daí então o Vet… está dando dois remédios pra ela, o Mercepton ( Anti-Toxico) e um antibiótico. Quando começou esse problema ela só tomava Agua, só Agua, depois que passamos a injetar essa medicação ela começou a tomar Leite. O Veterinario estava pensando em interná-la para passar uma sonda e alimentá-la pela mesma, mas segundo ele, o fato dela ter começado a tomar “Leite” ja é uma melhora e pediu para ficarmos em observação que se ela não melhorar mais vai interná-la justamente para evitir o acúmulo de gordura no fígado. Outro sintoma também, mas que segundo os veterinarios é normal devido a medicação, é que ela fica literalmente babando. E por fim o Veterinario disse que vai esperar acabar de dar os remédios pra ela, para daí fazer um hemograma completo. Voce com sua experiência ja viu algum caso semelhante e saberia me dizer a causa, o motivo dela ficar assim “do nada”? Lembrando que não teve nenhuma alteração no ambiente e ela desde pequena é amada, mesmo sendo anti-social, não gosta que pega ela, que fique com ela no colo fazendo carinho, só eu que brinco com ela, todos os dias quando chego do trabalho, atento muito ela, ela sai correndo atrás de mim as vezes, brincando. Por favor me dê uma resposta, para que que talvez assim eu saiba cuidar melhor dela, se ela vier a óbito vou sentir muita falta, ela faz parte da familia, não quero nem pensar nessa possibilidade. Desde já, agradeço pela atenção.

    Resposta:
    Olá, Réggis! Sinceramente, na minha prática de clínica, tive várias situações de perda de apetite a apatia de um dia para o outro e em várias doenças e situações. O que quero dizer é que já atendi gatos com este sintoma em situações diferentes (é um sintoma comum e não específico). Acho importante fazer o hemograma que o veterinário sugeriu, provavelmente ele irá pedir exame para avaliar o rim e fígado. É que doença renal é bem comum em gatos com uma certa idade. O importante é, como seu veterinário falou, enquanto faz-se o diagnóstico (através de exames), cuidar para não desenvolver a lipidose! Vc está fazendo a coisa certa buscando ajuda de veterinário e tratando de acordo… Mas seu gato precisa tomar bastante leite neste período e vc pode conversar com o vet para ver uma ração úmida hipercalórica (terapêutica) para ir dando em casa se o vet concordar.

  137. Daniele Sartori Says:

    Bom dia !

    Tem uma semana que levei meu gatinho para minha casa (ele morava com minha mãe), ele tem 02 anos. Só que ele não quer comer a ração, dou Royal Canin Premium, está comendo somente biscoitinhos para gatos e está ficando magrinho. Será que ele ficou depressivo com a mudança? Posso dar alguma coisa para abrir o apetite? Obrigada, Dani

    Resposta:
    Oi, Dani! Pode ser, sim, a mudança; gatos são bastante sensíveis a alterações na rotina, principalmente mudança de local. Seu gato gosta de ração úmida? O ideal seria dar a ele ração hipercalórica (antigamente existia da marca Hill’s) para compensar e tentar recuperar peso, se ele não comer a ração sozinho, pode forçar na seringa. Para abrir apetite, eu usava o Periatin, porém a dose deve ser verificada com o veterinário do seu gato. Se ele não voltar a comer, vai precisar leva-lo a uma avaliação, muitas vezes, neste período de queda de imunidade, outras doenças (que estavam quietas) podem aparecer.

  138. Olá, obrigada por disponibilizar este canal para nos tranquilizarmos e tirarmos nossas dúvidas. Faz mais de uma semana que meu gato ficou com sonda por 2 dias por causa de obstrução, estou dando antibiótico, corticóide e cantharis. O problema é que a urina dele já está clara, mas o piupiu dele tá sangrando sangue vivo. Vou de hora em hora olhar e sempre está molhado com sangue vivo e puro, chega a pingar de vez em quando, mas a urina em si está clara. Já está na hora de parar com os remédios e só continuar com o cantharis. A veterinária diz ser normal, mas nunca vi isso! O estado geral dele está ótimo, tudo normal, mas tenho medo de ter alguma hemorragia e ser agravada por parar com os remédios… Por favor, me ajuda?

    Resposta:
    A sonda acaba machucando mesmo o pênis do gato… Converse com a veterinária sobre quanto tempo ele vai ficar com a sonda, se for por muito tempo e se persistir o sangramento, oriente-se com ela sobre fazer exame de sangue para verificar possível anemia por sangramento. Embora o estado geral do gato (como vc disse ele está ótimo) vai indicar se está acontecendo algo, como fraqueza.

  139. Tenho uma gatinha de +ou- 4 meses, ela tem febre já faz 3 dias e ñ come desde ontem, ta muito quietinha e só dorme, fu no vet no mesmo dia, ele falou pra eu dar duas gotinhas d dipirona, eu dei a febre baixou, não sei se passou a tarde pois passo o dia todo fora, mas a noite tava um pouco quentinha ainda, e o pelo dela ta caindo muito, só poderei levá-la no vet na semana q vem, o pior é que, por alguns motivos ñ dei nenhuma medicação nem vacinação que temos que dar nos filhotes.
    Os motivos são esses: meu pai ñ gosta d gatos e estava sempre reclamando e ameaçando abandoná-la na rua, sempre eu acordava antes dele (umas 5:30) pra colocar minha gatinha no meu quarto até a hra dele ir embora, eu lutei muito pra que ele a deixasse aqui, minha mãe tbm deu muito força pra que eu conseguisse, enfim, hoje ele já até gosta dela, mas ele nunca vai me dar dinheiro pra leva-lá no vet, desde que ela chegou aqui eu falo sobre levá-la no vet, com minha mãe mas minha mãe tava muito apertada falou q só teria dinheiro em dezembro (chegamos no mês, mas não na semana =/)
    Eu não insisti muito pq ñ tenho tempo d ir, só pq na Terça dei uma passada rápida no vet, perdi o ônibus tive q pegá-lo no último ponto foi por muito pouco. Estava esperando chegar minhas férias pra dar as vacinas e medicações que temos q dar aos filhotes, mas ela adoeceu antes e estou com muito medo. As vezes qnd minha cadelinha deixa ração no “prato” a gatinha vai e come eu sempre q vejo antes tiro. Ela tem febre desde Terça as vezes baixa um pouco mas depois volta, estou com muito medo. O que eu posso fazer antes de levá-la ao veterinário? Pois como dito antes só poderei levá-la na semana q vem. Estou com muito medo de perde-la pois a amo muito =( Me ajude por favor!!!

    Resposta:
    Se sua gatinha está com febre persistente, pode ser que esteja com infecção. Alguma virose que vem acompanhada de infecção bacteriana. Realmente é muito tempo esperar até semana que vem, ainda mais se parar de comer (na ferbre, eles normalmente param). O que posso sugerir é que tente ver com o vet que passou a dipirona pra vc, se ele pode prescrever algum antibiótico, porque eu realmente não posso fazer isso por aqui. Mas provavelmente ele vai precisar ver seu gato… Tente também forçar ração úmida (preferencialmente hipercalórica) numa seringa para que não fique sem comer por muito tempo.

    • Oi, muito obrigada por me responder!!
      Se for o que vc falou q pode ser, é grave?
      A febre passou no outro dia, e ela voltou a comer (ta comendo pouco)as vezes misturo a ração com leite integral (pode?). Eu esqueci d falar q estava dando soro a ela, q o vet recomendou. Ela ta bem melhor, já está até brincando com minha cadelinha!! Obrigada pelas instruções e por tdo mais!
      Aaah achei q vc iria me dar uma “bronca” por ainda ñ ter vacinado minha gatinha rsrs… essa semana farei tdo certinho =)
      To muito aliviada q ela está melhor e muito grata por vc ter me respondido, obrigada mesmo!!

  140. Muito obrigada por me responder, mas muito obrigada mesmo! Meu gato só ficou com a sonda por 2 dias e já faz 9 dias que está sem a sonda. Parei ontem com o antibiótico e anti-inflamatório e estou só com o homeopático. Parou de pingar sangue e algumas vezes noto ele sequinho, mas logo vejo com sangue vivinho denovo… Putz, difícil, né… Se o piupiu dele foi machucado na sondagem, com 9 dias sem a sonda já não era para ter para ter parado de sangrar? Desculpe, mas tenho 15 gatos e essa situação é nova para mim. Mais uma vez obrigada por responder.

  141. me ajude tenho quatro gatos crio com muito carinho todos castrado mas um deles esta muito magrinho da ate dó ja levei ao veterinario gastei muito com ele ele come muito fiz tratamento para infecao vitamina soro parece que o gatinho nao engorda o nome dele e dengosinho posto os videos dos meus bichinho no yotube pode confirir praca2009 me ajude por favor

    Resposta:
    Só um deles é magrinho apesar de comer bem… E ele cresce? Ou parece eternamente um filhote?! Você não comentou se ele tem diarréia… Imagino que não, se não teria falado. Uma vez acompanhei um gatinho que não engordava e nem crescia muito e volta e meia apresentava diarréia, depois descobrimos, através de exame específico, que ele tinha um fungo no intestino. Quando vc levou seu gato ao vet, quais exames foram feitos? Seria interessante fazer teste de FIV, Felv e exame para avaliar possível portador de PIF (embora não exista exame específico para este útlimo).

    Att.

  142. Paulo Cesar Says:

    Tenho 2 gatinhos um de4 outro com 8 meses aproximadamente, tiveram Giardiose, mas tratei e ficaram curados, viajei por 2 dias e pedi a um vizinho colocar comida e agua para eles, ele nao fez isso, quando voltei de viagem o maior parou de comer, fiz alimentação forçada por um dia e no outro ele ja comeu 2 sachets de Royal Canin, ele não vomita e pra quem nao come muito está bem ativo, notei em ambos uma certa magreza, mas acho que foi a redução da distensão abdominal causada pela Giardia, tenho veterinario apenas no Sabado, posso dar Coabvital para estimular o maior a comer ?

    Resposta:
    Desculpa, mas eu evito indicar medicamentos por internet, se vc tem este em casa, provavelmente foi porque um vet prescreveu, então sugiro que telefone para ele e pergunte. Que bom que um dos seus gatos voltou a comer normalmente. Acho importante vc continuar forçando a ração para o outro. Provavelmente, a Giardíase levou à redução de peso deles, bem como esses dias que ficaram sem comer. Gosto de usar pastinhas (como nutrical ou ração úmida hipercalórica) para aumentar a ingestão de calorias quando a quantidade está baixa, estes são bem concentrados. Quanto Coabvital, quando eu trabalhava com clínica, não usava; costumávamos usar o Periatin (talvez até seja similar com outro nome), de qualquer forma, veja a dose com o seu veterinário.

    Att.

  143. Karen Campitelli Says:

    Adorei este cantinho, estão de parabéns! Estou muito preocupada, minha gata Nataxa que tem 14 anos parou de comer bem há 5 dias… até então não sabia que gatos não podiam ficar sem comer bem, e dei leitinho, sachê de guloseimas, mas nada… achei que era o dente, mas não era, levei ela no veterinário ontem e ele receitou um remédio que abre o apetite, falou que o fígado dela tá parado e isso é sério, mas se ela voltar a comer, pode voltar a funcionar, tentei fazer ela tomar a medicação, mas foi com muito custo, gastei 3 comprimidos até conseguir. Ela está muito mal, e não consigo parar de chorar… Meu irmão vai levá-la ao veterinário hoje novamente, quero pelo menos que ela tome um sorinho. Ela apareceu lá em casa já adulta e prenha há 14 anos atrás eu tinha 15 anos. Nem sei que idade certa que ela tem. Tenho um filho de 2 anos que adora ela. Ela é muito especial pra mim.

    Resposta:
    Obrigada por compartilhar…
    Realmente é importante sua gata ir ao veterinário tomar soro e, talvez, ficar internada até voltar a comer sozinha.

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: